RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Infnet firmam parceria para formação de administradores de sistemas Unix

Próximo passo é oferecer o curso on-line


O Instituto Infnet e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) firmaram uma parceria na área de capacitação e treinamento e desenvolveram, juntas, uma formação sobre administração de sistemas Unix: a Formação Unix Administrator. As primeiras turmas começam este mês e as aulas serão dadas na sede do Infnet, no Rio de Janeiro (veja datas e horários abaixo).

Ao todo, são três cursos, cada um com carga horária de 32 horas: Administração Unix – Fundamentos; Administração de Redes Unix; e Administração de Serviços Internet com Unix. O objetivo é preparar o aluno para trabalhar com o sistema operacional mais usado em aplicações críticas pelo mercado corporativo. Todas as turmas têm, no máximo, 12 alunos. Todas as salas contam com um micro por aluno e projetor multimídia ligado ao micro do professor.

— O convênio com a RNP é um marco no ensino de Unix no Brasil. Pela primeira vez, será oferecida uma formação sólida para os profissionais que precisam de uma visão abrangente sobre Unix, independentemente da versão utilizada — afirma o diretor do Infnet, Andre Kischinevsky.

O próximo passo da parceria é oferecer a formação no modelo on-line, através do portal TI Master, o que deverá ocorrer até o fim de janeiro.

— A RNP vê essa parceria como uma forma de cumprir sua missão institucional que é "promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil". Para realizá-la, é necessário investir na formação e atualização de profissionais que se dediquem a planejar, manter e operar redes de computadores. A parceria consagra a política da RNP de interagir com empresas especializadas e reconhecidas, como o Infnet, para ampliar a abrangência de sua atuação — declara a diretora de Gestão da Informação da RNP, Marta Pessoa.

O Instituto Infnet atua há oito anos na área de educação em tecnologias da informação (TI), formando profissionais para o mercado de trabalho.

Curso se baseia na experiência da RNP

Não é a primeira vez que a RNP promove um curso de administração em sistemas Unix. Em outubro de 2000, a RNP criou o "Curso Básico de Administração de Sistemas" com o objetivo de formar administradores de sistemas UNIX com ênfase em redes e serviços Internet.

O diferencial do curso estava na metodologia, que explorava um processo de aprendizagem participativa com foco no contexto da rotina do analista de sistemas. Foram duas turmas em 2000 e uma em 2001, cada uma com cerca de 20 alunos. Os alunos avaliaram o curso positivamente em todas as edições, dando-lhe notas que variavam, em sua maioria, entre 8 e 10. Logo nas primeiras turmas, em 2000, 86,3% dos alunos disseram que o treinamento alcançou todas as expectativas.

A Formação Unix Administrator incorpora críticas e sugestões das turmas anteriores atendidas pela RNP. As aulas serão ministrados por professores do Infnet.

Inscrições e datas

As inscrições podem ser feitas por e-mail, telefone ou direto na sede do Infnet. O endereço é:

Avenida Rio Branco, 12/8º andar – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2516-2256
e-mail: cursos@infnet.com.br

Serão oferecidas, a princípio, cinco turmas. O quadro abaixo informa as datas de início das aulas.

Turno Início
integral 16/01
noite 21/01 e 28/05
tarde 26/02
sábados 15/03

[RNP, 14.01.2003]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Formação Unix Administrator

página do curso no site do Infnet

[Infnet]