RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP é aprovada na segunda avaliação do MCT

Comissão reconhece papel de liderança da organização


Às vésperas de completar o primeiro ano de vigência de seu contrato de gestão, a Organização Social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP-OS) apresentou bom desempenho na segunda avaliação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Durante os dias 13 e 14 de março, a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do ministério se reuniu com a diretoria da RNP para avaliar os resultados da organização frente às metas estabelecidas em contrato assinado entre a instituição e o MCT, em 26 de março de 2002.

O contrato visa fomentar atividades de pesquisa tecnológica em redes e a operação de serviços de redes avançadas. Ele estabelece o acompanhamento semestral das metas acordadas feito por uma comissão permanente de avaliação. A comissão é composta por membros dos ministérios da Ciência e Tecnologia, do Planejamento e da Fazenda e técnicos da UFRJ, Unicamp e CNPq.

Na ocasião, a diretoria da RNP apresentou o relatório de gestão, produzido por uma comissão interna da instituição, com os resultados relativos aos indicadores e metas para o ano de 2002. Eles abrangem os seguintes processos: desenvolvimento tecnológico; operação da rede acadêmica; capacitação; difusão de informações; representação internacional; e gestão institucional. O peso maior está nos índices de eficiência e eficácia da rede, no grau de satisfação das organizações usuárias primárias do backbone e nos critérios de gestão institucional. O relatório mostrou que a maioria das metas foi alcançada, sendo que algumas foram, inclusive, superadas.

A comissão de avaliação concluiu que a RNP está tomando as medidas adequadas para prover um backbone de grande capacidade para suporte a ensino e pesquisa em todo o Brasil. No entanto, alertou para a necessidade da infra-estrutura ser modernizada, assegurando seu aproveitamento por mais tempo. A comissão reconheceu o esforço da RNP-OS em manter um serviço de alta qualidade, apesar das dificuldades que encontra com relação à manutenção de um corpo técnico compatível com suas necessidades, com o grau de investimento na atualização de equipamentos e com a infra-estrutura existente hoje no país, especialmente na área de telecomunicações.

A RNP recebeu elogios quanto ao esforço em duplicar a capacidade atualmente implantada, mantendo-se um custo aproximado. Sua importância estratégica para a Ciência e Tecnologia do país foi ressaltada pela comissão, que ainda parabenizou a equipe pelo empenho em manter os serviços de redes avançadas em um patamar de alto nível. De acordo com o relatório de avaliação da comissão, a “RNP vem demonstrando papel de liderança nacional e internacional, trabalhando para o estabelecimento de redes em nível latino-americano, inclusive com envolvimento europeu”. O relatório atenta, finalmente, para a importância da RNP na implantação de programas nacionais de educação a distância.

[RNP, 01.04.2003]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Contrato de gestão

Sobre o contrato assinado entre a RNP e o MCT em março de 2002


Notícias relacionadas:

RNP passa por sua primeira avaliação

Avaliadores destacam importância estratégica da instituição

[RNP, 02.10.2002]