RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP passa por sua primeira avaliação

Avaliadores destacam importância estratégica da instituição


Ao assinar contrato de gestão com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em 26 de março de 2002, a Organização Social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP-OS) se predispôs a atingir determinadas metas, as quais seriam avaliadas semestralmente. O contrato tem por finalidade "o fomento de atividades de pesquisas tecnológicas em redes de desenvolvimento e operação de meios e serviços de redes avançadas". O alcance das metas é condição indispensável para a manutenção deste acordo.

Entre 11 e 13 de setembro, uma comissão designada pelo MCT visitou a sede da RNP com o objetivo de avaliar o desempenho da instituição frente às metas contratadas. Liderada pela coordenadora de modernização administrativa da Secretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT, Maria Cristina Perez, a comissão incluía também membros oriundos dos ministérios da Fazenda e do Planejamento e especialistas convidados da Unicamp e da UFRJ. Apesar da avaliação semestral, as metas são anuais. O objetivo é antecipar-se a problemas e, eventualmente, redefinir os marcos contratados.

À luz do relatório de gestão apresentado pela diretoria da RNP, os avaliadores concluíram que algumas metas já foram atingidas, ou até mesmo superadas, e reconheceram o esforço continuado no sentido de manter um serviço de alta qualidade. Reassaltaram ainda a importância estratégica da RNP para a ciência e tecnologia do Brasil e parabenizaram a equipe pelo empenho em manter os serviços de redes avançadas em um patamar de alto nível. A comissão e a diretoria da RNP devem se reunir em meados de outubro para avaliar a necessidade de redefinição de alguns indicadores.

As metas do contrato de gestão abrangem os seguintes processos: desenvolvimento tecnológico, operação da rede acadêmica, capacitação, difusão de informações, representação internacional e gestão institucional. O peso maior está nos índices de eficiência e eficácia da rede, no grau de satisfação das organizações usuárias primárias do backbone e nos critérios de gestão institucional.

[RNP, 02.10.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP ganha mais autonomia administrativa

Transformação em OS foi oficializada em janeiro

[RNP, 04.02.2002]