RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

UFF e UFRPE inauguram enlace de 34 Mbps por rádio

As universidades são as duas últimas instituições a serem contempladas com a parceria Harris-RNP


A Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) são as duas últimas contempladas pelo acordo entre a Harris do Brasil e a RNP, que prevê a cessão, através da Lei de Informática (Lei nº 8.248), de circuitos de rádio para conectar instituições acadêmicas ao Backbone. As duas universidades aposentaram seus antigos enlaces e estão operando com a conexão de 34 Mbps através de rádio.

Em Pernambuco, a velocidade do enlace, que antes era feito através de uma linha dedicada de 512 Kbps com a operadora Telemar, aumentou 66 vezes. No Rio de Janeiro, a UFF já utilizava equipamento de rádio, custeado pela Finep, mas a conexão era de apenas 5,5 Mbps. Já foram beneficiados com a parceria a Universidade de Brasília, o Ministério da Educação e o Museu Paraense Emílio Goeldi, no Pará.

Enlace beneficia laboratório da UFRPE

O link da UFRPE com o PoP-PE, situado no Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), está funcionando desde o dia 31 de janeiro e já vem apresentando bons resultados. De acordo com o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFRPE, José Rodrigues Lemos, os principais setores beneficiados com o enlace são os que interagem diretamente com os órgãos de fomento à pesquisa, os que desenvolvem atividades acadêmicas e os ligados aos processos administrativos, que fazem uso intenso dos recursos da Internet.

— O enlace favoreceu especialmente o Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, que envia grande massa de dados para a Alemanha e o Laboratório de Seqüenciamento Genético, que remete material do projeto Genoma para a Universidade de Campinas. Antes da nova conexão esses laboratórios tinham que programar o envio dos dados em horários bastante inconvenientes para os pesquisadores, com riscos na execução dos projetos. Agora eles estão remetendo as observações logo após a obtenção das mesmas, o que certamente dá mais agilidade e segurança à realização dos trabalhos — diz Lemos.

A diretora técnica do PoP-PE, Zuleika Tenório, aponta as vantagens operacionais e de custos:

— O enlace está mais estável, imune a falhas, ruídos e interferências, trabalhando com folga, isto é, sem congestionamento, permitindo maior viabilidade de suporte a aplicações avançadas. Além disso, não há mais custos mensais com a operadora local.

Alunos da UFF acessam facilmente material didático

No Rio de Janeiro, o acesso da UFF à Rede Rio, que antes estava totalmente engarrafado, agora se tornou uma rua livre de mão dupla, de acordo com o diretor de Inovação da RNP e professor da UFF, Michael Stanton.

— Tornou-se viável tanto a comunidade UFF fazer acesso a serviços de informação existentes na Internet, como também a UFF oferecer serviços de informação para usuários de fora. Este é o caso dos seus próprios alunos que agora conseguem acessar facilmente o material didático disponível na universidade — declara Stanton.

Na opinião de Michael Stanton a parceria permitiu que a RNP fosse pioneira em prover acesso em banda larga para algumas instituições clientes localizadas em cidades onde há PoPs da RNP.

— Esta solução é ideal em situações onde há dificuldade em instalar conexões fixas (por cabo). Vejo o acesso a nossos clientes usando "facilidades" próprias (rádio ou cabos próprios) como um caminho lógico para tornar mais eficaz nossa função de levar a Internet moderna à nossa comunidade.

Conexão por rádio reduz custos

Segundo o gerente do Centro de Engenharia e Operações da RNP, Ari Frazão, as maiores dificuldades do processo de instalação dos circuitos de rádio, iniciado em fevereiro do ano passado, ficaram por conta da execução das obras de infra-estrutura devido ao orçamento apertado das universidades e órgãos de pesquisa do Governo Federal. Ele destaca a vantagem da nova conexão quanto ao aspecto econômico:

— A contratação, a uma concessionária de telecomunicações, de um enlace com a mesma velocidade do que foi instalado (34 Mbps) custaria mais de dez mil reais por mês.

Ari Frazão informa ainda que a nova conexão do Ministério da Educação já surtiu resultados e foi elogiada pelo secretário de Informática do MEC.

Com os cinco enlaces de rádio da Harris instalados e funcionando, a RNP conclui uma parcela da meta de atualização de conexões de organizações usuárias do backbone classificadas como primárias, isto é, instituições federais de ensino superior, unidades de pesquisa e agências do MEC e do MCT.

[RNP, 21.02.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Ministro inaugura conexão do Museu Goeldi ao RNP2

Diretores de unidades de pesquisa do MCT participaram de reunião com Roberto Amaral no Pará

[RNP, 21.02.2003]

Museu Goeldi ganha conexão mais veloz ao RNP2

Coordenador técnico do PoP-PA recebeu treinamento da Harris do Brasil para operar circuitos de rádio

[RNP, 19.11.2002]

UnB inaugura nova conexão de banda larga ao RNP2

Enlace de 34 Mbps por rádio foi ativado com equipamentos da parceria Harris-RNP

[RNP, 09.08.2002]