RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Museu Goeldi ganha conexão mais veloz ao RNP2

Coordenador técnico do PoP-PA recebeu treinamento da Harris do Brasil para operar circuitos de rádio


O Museu Paraense Emílio Goeldi está, desde o dia 11, com nova conexão ao RNP2. Um circuito de rádio com capacidade de 34 Mbps, doado pela empresa Harris do Brasil, foi usado para ligar o museu ao ponto de presença da RNP no Pará (PoP–PA). A melhoria foi sensível: a conexão anterior era limitada a 128 Kbps.

Esta é a terceira instituição a usar equipamentos de rádio para se conectar à rede acadêmica brasileira. Em julho, a RNP comemorou a ativação de enlaces semelhantes para atender ao Ministério da Educação e à Universidade de Brasília (UnB). Na ocasião, o reitor da UnB, Lauro Morhy, festejou dizendo que a parceria entre a RNP e a Harris representava "uma importante contribuição para o suporte à pesquisa científica".

A migração da rede do Museu Goeldi para a nova conexão está sendo feita gradativamente. A previsão é que todo o museu esteja usando o novo enlace até a próxima sexta-feira, dia 22 de novembro.

O coordenador técnico do PoP-PA, Vanner Fernandes Vasconcellos, conta que anteriormente a conexão do museu ao PoP era feita através da operadora de telecomunicações local, Telemar, "provavelmente usando fibra óptica". Segundo Vasconcellos, o enlace via rádio está funcionando perfeitamente e é "tão rápido quanto um enlace via cabo de cobre ou de fibra óptica". Um dos técnicos do Museu Goeldi informou que, durante os testes, atingiram-se taxas de transferência de dados superiores a 120 Kbps. Antes, esta taxa nunca havia ultrapassado os 20 Kbps.

Vasconcellos participou do treinamento oferecido pela RNP e pela Harris aos técnicos dos PoPs e instituições contemplados com os rádios MicroStar H 7GHz 1E3+2xE1. O curso foi oferecido no Centro de Treinamento da Harris do Brasil em Barueri, São Paulo, em setembro. O coordenador técnico do PoP-PA diz que o apoio dado pela RNP e pela Harris na configuração dos equipamentos foi "total e incondicional".

O Museu Goeldi

O Museu Paraense Emílio Goeldi tem como missão produzir e difundir conhecimentos e acervos científicos sobre sistemas naturais e sócio-econômicos relacionados à Amazônia. Criado em 6 de outubro de 1866, por Domingos Soares Ferreira Penna, o museu foi consolidado por Emílio Goeldi no período de 1894 a 1907. A partir de abril de 1955, o Museu Goeldi passou a ser vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e tutelado pelo atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 1983, conseguiu sua autonomia, passando a atuar como unidade de pesquisa independente, vinculada diretamente ao CNPq.

O chefe do Centro de Processamento de Dados do museu, Carlos Henrique Milhomem, diz que as expectativas em relação ao novo enlace são grandes:

— Através do novo link, a interação entre nossos dois complexos (Parque Zoobotânico e Campus de Pesquisa), que são geograficamente distantes, aumentará significativamente, facilitando não só a administração, a pesquisa e o acesso à Internet, como o uso da Intranet e o acesso a informações de bancos de dados. Vários projetos que estavam sendo freados pela falta de infra-estrutura serão novamente postos em prática — explica Milhomem.

As próximas instituições a receberem enlaces de rádio são a Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro; e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A inauguração do enlace da UFF está previsto para o final de novembro. O da UFRPE ainda não tem previsão, pois houve atrasos na licitação para execução das obras de infra-estrutura.

[RNP, 19.11.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

Novo enlace de 34 Mbps possibilita a retomada de projetos importantes

Entrevista com Carlos Henrique Milhomem, do Centro de Processamento de Dados do Museu Emílio Goeldi


Notícias relacionadas:

UnB inaugura nova conexão de banda larga ao RNP2

Enlace de 34 Mbps por rádio foi ativado com equipamentos da parceria Harris-RNP

[RNP, 09.08.2002]


Outras referências:

Museu Paraense Emílio Goeldi