RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

20º SBRC comemora 10 anos de Internet no Brasil

RNP promove painel e discute rede do futuro


Em junho, a expansão do uso da Internet no Brasil para além das dependências universitárias completa 10 anos. Comemorando esta data, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove, na sexta-feira, 24 de maio, o painel "10 Anos da Internet no País". Haverá depoimentos de alguns dos pioneiros que participaram do processo de instalação e desenvolvimento desta rede. O painel será apresentado durante o 20º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), que começou ontem, 20 de maio, em Armação dos Búzios, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

Até 1992, existiam apenas redes experimentais no Brasil, as quais interconectavam algumas universidades. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio-Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), realizada no Rio de Janeiro em junho daquele ano, foi inaugurada a chamada "Internet de produção" em nosso país. Na ECO-92, a Internet brasileira saiu pela primeira vez das universidades e institutos de pesquisa para servir aos jornalistas e ONGs. O painel "10 Anos da Internet no País" conta com a participação de algumas das pessoas mais importantes desta fase inicial da Internet brasileira: Alexandre Grojsgold (RNP), Carlos Afonso (Rits), Demi Getschko (Comitê Gestor da Internet), José Roberto Boisson de Marca (PUC-Rio), Liane Tarouco (UFRGS) e Michael Stanton (RNP). O painel será mediado por Cristina de Luca, colunista do caderno Informática & Etc. do jornal O Globo. O currículo dos painelistas pode ser conferido no endereço http://www.rnp.br/imprensa/10anos.html#curriculo.

RNP fala de redes avançadas

No mesmo evento a RNP também promove, no dia 23, o painel "Redes Avançadas (RNP2)". O objetivo é debater iniciativas que estão sendo tomadas para viabilizar a implantação no país de uma nova geração de redes de comunicação. Serão apresentados o resultado do edital CNPq/RNP para redes avançadas, a articulação da Iniciativa Óptica Nacional e os grupos de trabalho da RNP em novas tecnologias.

O edital "Tecnologia, Produtos e Serviços de Informação e Comunicação, Aplicados em Redes Avançadas" foi lançado pelo CNPq em outubro de 2001 em associação com a RNP. Os oito projetos aprovados irão trabalhar em novos produtos, na capacitação de profissionais em redes de comunicação de alta velocidade e em novas aplicações.

Os grupos de trabalho (GTs) da RNP envolvem a participação de pesquisadores das universidades em diversos projetos de relevância para as tecnologias de rede. Os GTs formados trabalharão em telefonia IP, serviço de diretórios, qualidade de serviço (QoS), serviço de distribuição de vídeo e ferramentas de educação a distância (EAD).

Por fim, a Iniciativa Óptica Nacional é uma proposta de rede experimental de telecomunicações de nova geração sobre fibras ópticas com duas funções: plataforma de testes para desenvolvimento e demonstração de componentes e sistema ópticos; e infra-estrutura avançada para teste de novos padrões, protocolos, serviços de rede e aplicações Internet para empresas e organizações de pesquisa. A nova rede terá alcance nacional e operará na faixa de gigabits por segundo.

[RNP, 21.05.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

10+: Dez anos da Internet no País

[Agência Estado, 25.04.2002]