RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Internet2 nos EUA chegará a 10 Gbps

Upgrade no backbone Abilene será concluído em 2003


O Abilene, principal backbone do projeto norte-americano Internet2, deve alcançar a capacidade de 10 Gigabits por segundo até meados de 2003. A University Corporation for Advanced Internet Development (Ucaid), consórcio que administra a Internet2 nos Estados Unidos, anunciou recentemente a extensão da parceria com a empresa Qwest Communications por mais cinco anos. A reafirmação desta parceria possibilitará a ampliação da velocidade no Abilene.

A colaboração entre Ucaid e Qwest prevê também a incorporação da tecnologia de transporte óptico Dense Wave Division Multiplexing (DWDM) ao backbone e a ampliação do uso do protocolo IPv6 de forma nativa, desenvolvendo capacidades de dimensionamento melhoradas e diferenciadas e incrementando a elasticidade de toda a rede em face às interrupções. A RNP tem, desde o ano passado, uma conexão com a rede norte-americana para tráfego IPv6 de modo tunelado.

A rede Internet2 troca dados com mais de 50 redes acadêmicas avançadas no mundo. A RNP assinou, em 2000, acordo com a UCAID, tornando-se uma parceira internacional do projeto. Em agosto de 2001, o backbone RNP2 foi conectado ao Abilene via Projeto Ampath, uma parceria da Universidade Internacional da Flórida e da empresa Global Crossing.

A cooperação de companhias de telecomunicação nos projetos de redes acadêmicas de alto desempenho é fundamental. Um exemplo desta parceria de sucesso foi a recente conexão do RNP2 com a rede avançada portuguesa, RCTS, fato que só foi possível com o apoio das empresas Portugal Telecom e Embratel.

[RNP, 08.04.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP2 em linha direta com Portugal

Ministros lançam conexão e assinam convênio

[RNP, 27.02.2002]

Piloto da RNP tem túneis IPv6 com redes estrangeiras

Conexões com Internet2 e Renater permitem acesso direto a outras redes IPv6

[RNP, 07.12.2001]

RNP2 está conectado à Internet2

Enlace de 45 Mbps possibilita realização de pesquisas com outras redes acadêmicas do mundo

[RNP, 29.08.2001]

Brasil formaliza participação no projeto Internet2

RNP e UCAID assinam documento em Washington

[RNP, 05.04.2000]