RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Piloto da RNP tem túneis IPv6 com redes estrangeiras

Conexões com Internet2 e Renater permitem acesso direto a outras redes IPv6


A RNP ativou conexões entre sua rede piloto IPv6 e as redes acadêmicas Internet2 e Renater. Ambas as conexões foram feitas através de túneis IPv6 (links virtuais sobre uma estrutura IPv4). A rede piloto IPv6 da RNP está ativa desde outubro de 2001, quando foram realizados os testes locais entre São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O primeiro túnel IPv6 entre o projeto da RNP e uma rede estrangeira foi estabelecido com a francesa Renater, em 9 de novembro. O túnel com a Internet2, dos Estados Unidos, foi implementado em 30 de novembro, através do backbone Abilene, o principal do projeto norte-americano. "Com estas duas conexões temos acesso mais direto às redes IPv6 norte-americanas e européias", explica Marcel Faria, técnico do Centro de Engenharia e Operações da RNP.

Túneis IPv6 já haviam sido implementados com outras redes estrangeiras através do projeto Br6Bone, um backbone IPv6 virtual criado pela RNP em 1998. A diferença destas novas conexões é que elas são feitas entre redes IPv6 nativas. Para saber mais sobre o projeto IPv6 da RNP e o Br6Bone, veja as reportagens abaixo.

[RNP, 07.12.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP começou a divisão dos blocos de IPv6

Brasil é o primeiro país da América do Sul e o segundo da América Latina a ter endereços IPv6 de produção

[RNP, 17.09.2001]

RNP recebe endereços IPv6 de produção

Rede piloto deve estar pronta em setembro

[RNP, 17.08.2001]

RNP inaugura nova conexão ao backbone mundial 6Bone

Terceiro link do BR 6Bone foi estabelecido com Portugal

[RNP, 26.02.1999]