RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Resultado dos editais do CNPq para projetos em redes Internet foi divulgado no início do mês

RNP teve duas propostas aprovadas


O CNPq divulgou, em 7 de dezembro, os escolhidos nas chamadas de projeto "Tecnologia, Produtos e Serviços de Informação e Comunicação, Aplicados em Redes Avançadas" e "Tecnologias para o Desenvolvimento e Pesquisa em Conteúdos Digitais". Concorreram 37 propostas para a primeira chamada e 380 para a segunda. Foram selecionadas oito e 45 propostas, respectivamente.

A RNP submeteu dois projetos ao edital de conteúdos digitais: Biblioteca Acessível e ORÉ - Organizar, Refletir e Evoluir. Ambos foram aprovados. O primeiro é uma parceria com a Biblioteca Nacional e visa disponibilizar parte do acervo da biblioteca para deficientes visuais. Este trabalho é um desdobramento das pesquisas empreendidas pela Diretoria de Gestão da Informação da RNP (DGI) na área de acessibilidade (veja abaixo). O projeto ORÉ é coordenado pela professora Clarisse Sieckenius de Souza, do SERG - Semiotic Engineering Research Group, ligado ao Departamento de Informática da PUC do Rio de Janeiro, e tem como objetivo desenvolver uma aplicação de groupware que seja usada pela comunidade de voluntários e pela direção da Associação Saúde Criança Renascer.

O CNPq investirá cerca de R$ 7 milhões nas duas linhas de pesquisa. A RNP apoiará o edital de redes avançadas oferecendo conectividade através do backbone RNP2 e das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs) e dando suporte em qualidade de serviço (QoS). O projetos aprovados neste edital irão trabalhar em novos produtos, aplicações, e na capacitação de talentos humanos em redes de comunicação de alta velocidade.

Na outra linha, os projetos da área de conteúdos digitais propõem desde a montagem de uma base digital com expressões léxicas da língua até desafios baseados na condição social, que interfere diretamente na democratização do acesso ao material disponível na Rede. Por meio de portais e sistemas gerenciadores os trabalhos abordam temas como: informação em saúde hospitalar e comunitária, sistemas gestores do patrimônio histórico, tecnologias da informação em comunidades de baixa renda, educação em literatura, empreendedorismo, história e ciências.

A relação dos aprovados, os temas de seus projetos e os textos dos editais podem ser encontrados no site do CNPq.

[RNP, 20.12.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

CNPq, RNP e SocInfo fazem chamada de projetos em aplicações para redes avançadas

Edital prevê investimentos da ordem de R$ 3 milhões

[RNP, 25.10.2001]

RNP apresentou trabalho em seminário sobre acessibilidade

Evento discutiu acesso de deficientes à sociedade da informação

[RNP, 28.09.2001]