RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Coração de bebê é examinado através de rede da RNP

Transmissão e telediagnóstico de ecocardiografia fetal deixam médicos emocionados


O pequeno coração de um feto foi capaz de emocionar vários corações adultos em três estados diferentes. Na tarde do dia 3 de agosto, médicos em Recife, Natal e Fortaleza e participantes do XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação assistiram à transmissão de um exame pré-natal realizado em Recife.

O exame chama-se ecocardiografia fetal e é importante para diagnosticar malformações e distúrbios no sistema cardiovascular na vida intra-uterina, possibilitando a correção de problemas no coração do bebê ainda no período pré-natal. A RNP configurou uma linha de 10 Mbps entre as três cidades exclusivamente para a realização desta experiência.

A ecocardiografia fetal foi feita no Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco e transmitida em tempo real para Natal e Fortaleza, onde especialistas participavam através de uma ferramenta de telediagnóstico. As ferramentas usadas para transmissão e telediagnóstico foram desenvolvidas, respectivamente, pelas Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs) de Natal e Recife.

Esforço integrado

Para montar a infra-estrutura usada no projeto, foi preciso contar com o esforço de muita gente: do Centro de Engenharia e Operações da RNP, das Remavs de Recife, Natal e Fortaleza e dos pontos de presença (PoPs) da RNP nas três cidades.

Este esforço integrado deve se tornar cada vez mais comum, reunindo outras ReMAVs e outros PoPs com o objetivo de desenvolver projetos para redes avançadas no Brasil. O primeiro evento deste tipo aconteceu em maio, envolvendo as TVs Universitária de Natal e Cultura de Florianópolis (veja matéria no site da RNP - Transmissão de TV entre ReMAVs foi um sucesso ).

Um grande passo para a medicina

A professora Magdala Novaes, do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, da Universidade Federal de Pernambuco, declarou ao site Pernambuco.com que este experimento representa um grande passo da medicina em direção às comunidades carentes. A telemedicina possibilita o diagnóstico e, em alguns casos, até o tratamento a distância, facilitando o acesso da população aos cuidados médicos. "A redução de custos e a agilidade do processo são consideráveis", afirmou a professora.

Após a experiência de 3 de agosto, novas sessões já estavam sendo agendadas pelos médicos. A RNP resolveu estender o prazo de manutenção da linha de 10 Mbps para a realização e discussão de novos exames.

Segundo o professor Guido Lemos, coordenador da ReMAV de Natal e um dos organizadores do experimento, os médicos ficaram muito bem impressionados. "O pessoal aqui de Natal quer discutir três casos em aberto; os médicos de Fortaleza também têm alguns casos de diagnóstico complicado que gostariam de resolver em conjunto", disse Lemos.

Pesquisadores de outros estados também demonstraram interesse no projeto realizado no nordeste.

[RNP, 17.08.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Recife tem iniciativa pioneira em Telemedicina

[Pernambuco.com, 02.08.2001]

Rede da RNP viabiliza telemedicina entre ReMAVs

Exame feito em Recife será avaliado em tempo real por especialistas em Natal e Fortaleza

[RNP, 06.07.2001]

Transmissão de TV entre ReMAVs foi um sucesso

Programa da TV Universitária de Natal foi exibido em Santa Catarina graças a rede da RNP

[RNP, 24.05.2001]