RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede da RNP viabiliza telemedicina entre ReMAVs

Exame feito em Recife será avaliado em tempo real por especialistas em Natal e Fortaleza


O plano do III Workshop RNP2 de integrar pesquisadores está dando os primeiros frutos. As Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs) de Recife, Natal e Fortaleza planejam começar a dar os primeiros passos para uma experiência integrada de telemedicina este mês.

O projeto está dividido em duas fases. A primeira integra apenas as ReMAVs pernambucana e potiguar. O exame médico — ecocardiografia fetal — realizado no Real Hospital Português de Beneficência de Recife será transmitido para uma sala de videoconferência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde especialistas poderão interagir com os médicos do Recife.

Na segunda fase, que deve terminar em 5 de agosto, os exames serão transmitidos também para Fortaleza, onde estará ocorrendo o XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Lá também haverá especialistas participando remotamente do diagnóstico.

O experimento unirá as experiências adquiridas pelas ReMAVs de Natal (NatalNet) e de Recife (Rede Recife ATM) nas áreas de videoconferência e telemedicina, respectivamente. A primeira desenvolveu o DynaVideo, um serviço de distribuição de vídeo digital MPEG-2; a segunda criou o HealthNet, um sistema integrado de telediagnóstico. Os idealizadores do projeto explicam:

— A idéia fundamental do experimento é transmitir o vídeo do exame ao vivo, utilizando o DynaVideo e, simultaneamente, dar suporte a uma videoconferência envolvendo especialistas médicos que elaborarão o laudo do exame de forma cooperativa utilizando o HealthNet. Uma vez que os médicos poderão comunicar-se durante a realização do exame, será possível aos especialistas intervir remotamente no procedimento médico em tempo real, por exemplo, recomendando ajustes nos parâmetros do equipamento usado para realizar o exame.

A RNP vai garantir a interconexão entre as três cidades para a execução do experimento.

[RNP, 06.07.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

III Workshop RNP2 transmitiu parte da programação pela Internet

Evento em Florianópolis reuniu mais de 200 pesquisadores

[RNP, 08.06.2001]

III WRNP2 mostra tecnologia nacional em aplicações avançadas

DynaVideo pode ser usado para acesso ao acervo das TVs públicas brasileiras

[RNP, 08.06.2001]

Transmissão de TV entre ReMAVs foi um sucesso

Programa da TV Universitária de Natal foi exibido em Santa Catarina graças a rede da RNP

[RNP, 24.05.2001]

Projetos de telemedicina saem do papel

Experiências nas ReMAVs já estão adiantadas

[RNP, 04.09.2000]