RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Global Crossing inaugura operação de cabo submarino de fibra óptica no Rio de Janeiro

RNP vai ganhar enlace internacional gratuito para conexão ao Internet2


A Global Crossing, operadora de telecomunicações autorizada pela Anatel em maio desse ano, iniciou suas operações no Brasil no último dia 20 de novembro. Nessa data, foi ativado o serviço de conexão do Rio de Janeiro e de São Paulo à rede mundial de cabos submarinos de fibra óptica que interliga as Américas do Norte, Central e do Sul, a Europa e a Ásia. A Global Crossing oferece serviços de telecomunicações baseados em IP e é parceira da Universidade Internacional da Flórida (FIU) no projeto Americas Path Network (AMPATH), ao qual a RNP irá aderir em breve. Este projeto vai permitir à RNP estabelecer conexão ao projeto norte-americano Internet2 através de um enlace de 45 Mbps oferecido gratuitamente pela Global Crossing durante três anos.

O projeto AMPATH é uma iniciativa em conjunto da FIU e da Global Crossing para interconectar as redes de pesquisa e educação na América Latina e no Caribe à Internet2. O cabo inaugurado pela operadora é um trecho do South American Crossing (SAC), um anel de quatro pares de fibras ópticas que envolve toda a América do Sul. No Brasil, as cidades litorâneas que estão conectadas diretamente a este cabo são Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e, em breve, Santos (SP).

A adesão da RNP ao projeto AMPATH vai ser formalizada em breve, em data ainda indefinida. Com a formalização, a Global Crossing ativará um link DS3 para conexão do Ponto de Presença da RNP no Rio de Janeiro ao GigaPoP da Florida, na FIU, estabelecendo a comunicação entre os backbones RNP2 e Abilene, sendo este último o principal do projeto Internet2. O Chile foi o primeiro país latino-americano a aderir ao AMPATH, em outubro.

[RNP, 08.12.2000]

Consulta em noticias