RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ivan Moura Campos é eleito diretor da ICANN

Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil recebeu 67% dos votos


A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) divulgou, na última quarta-feira 11 de outubro, o resultado das eleições para diretores at large. O Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Ivan Moura Campos, foi eleito para representar a região da América Latina e Caribe. Moura Campos concorreu com mais quatro candidatos: dois brasileiros, um chileno e um uruguaio.

A ICANN é a entidade responsável por gerenciar os aspectos técnicos e políticos da administração da Internet mundial. O Conselho Diretor da organização elabora as políticas de uso e especificações técnicas do registro de nomes de domínio, endereços IP e protocolos utilizados pelas aplicações. Neste sentido, a função dos diretores at large é defender os interesses das regiões pelas quais foram eleitos.

Moura Campos disse, em entrevista ao RNP Notícias, que as principais questões que pretende defender são: a instalação de um órgão gestor de endereços para a América Latina, o LACNIC; o aperfeiçoamento das regras para resolução extra-judicial de conflitos de nomes de domínios; e a instalação de um servidor raiz na América do Sul.

O processo eleitoral teve início em 22 de maio, quando o Comitê de Nomeação começou a escolher os indicados da ICANN. Em agosto, o Comitê divulgou a lista com os 18 indicados para as regiões da América Latina/Caribe, América do Norte, Europa, África e Ásia/Austrália/Pacífico. Iniciou-se o processo de auto-indicação, quando aqueles que não haviam sido escolhidos puderam pedir o apoio dos membros at large para constarem na cédula eleitoral. Definidos os candidatos, os eleitores tiveram dez dias para escolher quais seriam seus representantes.

Ivan Moura Campos é Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia e diretor presidente da Akwan Information Technologies. Um dos expoentes da implantação da Internet no Brasil, Campos foi um dos idealizadores do modelo adotado na implantação da Internet2 nos Estados Unidos. O currículo do novo diretor at large para a América Latina e Caribe e suas propostas podem ser verificados no site da ICANN, em http://members.icann.org/cand/207.html. O resultado da eleição, com o número de votos de todos os candidatos de cada região, pode ser conferido em: http://www.election.com/us/icann/icannresult.html.

[RNP, 16.10.2000]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

ICANN: encerrada fase de endosso de candidatos independentes

Dois brasileiros disputam com os nomeados pelo comitê

[RNP, 19.09.2000]

Mais de 160 pessoas se candidatam a diretor da ICANN

Segunda fase do processo eleitoral vai até final do mês

[RNP, 21.08.2000]

Nova diretoria da ICANN será eleita em outubro

América Latina tem três candidatos

[RNP, 04.08.2000]