RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Entrevista com o candidato Ivan Moura Campos


RNP Notícias: Qual o papel dos diretores at large na ICANN?

Em seu documento de constituição, consta que a ICANN "is the non-profit corporation that was formed to assume responsibility for the IP address space allocation, protocol parameter assignment, domain name system management, and root server system management functions". Funciona com três organizações de suporte: a DNSO (para nomes de domínio), a ASO (para endereços) e a PSO (para protocolos). São 18 membros do conselho de diretores, sendo 9 "at large" e 9 oriundos destas três organizações de suporte, três para cada uma. O papel dos diretores "at large" é representar, dentro do espaço de atribuições da ICANN, as várias regiões do mundo, sendo eleitos com voto direto de eleitores registrados. O papel de cada diretor "at large" deverá ser, digamos, temperado pela visão específica de sua região, trazendo às discussões e às decisões a visão e a problemática específica de cada uma.

Por que o senhor resolveu concorrer à vaga de diretor at large da ICANN?

Em primeiro lugar, porque um número envaidecedoramente alto de pessoas que respeito e com quem convivo e trabalho (direta ou indiretamente), me convenceu a entrar neste processo. Por outro lado, e em complemento, há uma certa extensão do trabalho que venho realizando como coordenador (pela segunda vez) do Comitê Gestor da Internet Brasil, que traz consigo todo o conjunto de questões a serem enfrentadas, agora em escala mundial, no "board" do ICANN. Ademais, a Internet brasileira é suficientemente grande, rica e complexa, para que dela se possam tirar lições e sugestões relevantes a serem levadas àquele órgão. Trata-se de ter uma visão latinoamericana naquele "board", eleita para tal.

Que propostas o senhor pretende apresentar à ICANN?

Eu destacaria três questões nas quais pretendo me envolver com ainda maior profundidade:

  • a instalação do LACNIC, órgão gestor de endereços para a América Latina;
  • o aperfeiçoamento das regras para resolução extra-judicial de conflitos de nomes de domínios; e
  • a instalação de um "root server" ao sul do Equador, no continente.

O cardápio de questões é muito amplo, e é preciso ter a prudência e o respeito necessários com os atuais membros no sentido da construção de propostas que venham, esperançosamente, a ser adotadas por consenso. Em termos bem-humorados, um bom "board member" deve ter também a capacidade de ouvir, e pretendo exercê-la.

A inscrição de membros at large superou todas as expectativas - foram mais de 158 mil inscritos, quando esperavam-se cerca de cinco mil. Que avaliação o senhor faz deste fato?

A primeira delas é que quem quer que seja que estimou menos que isto cometeu um erro um tanto inexplicável. Ademais, este é um número ínfimo, se comparado com o número de internautas no mundo, o que indica um ainda baixíssimo nível de participação.

A região da América Latina e Caribe só está à frente da África em número de membros at large, tendo 14 vezes menos membros do que a Ásia, Austrália e Pacífico, região com maior número de membros. A que o senhor atribui este baixo número de inscritos?

Nas distribuições por continente há distorções, já comentadas por todos, destacando-se o percentualmente grande número de membros na República Popular da China. O processo de inscrição de eleitores carece de aperfeiçoamentos consideráveis, e não deveríamos nos arriscar em análises aprofundadas sobre um processo ainda em sua infância. Isto tudo será revisto, com toda certeza.

Que demandas da América Latina podem ser atendidas pela ICANN?

O termo não deve ser "demandas atendidas". O desafio é no sentido inverso, qual seja: o quê fazer para que propostas ou demandas bem articuladas, oriundas da América Latina e Caribe, sejam levadas à ICANN, e que sejam de interesse geral, não corporativo? Minha expectativa, que expresso com certa preocupação, é que ainda temos um caminho bastante trabalhoso a percorrer para envolver toda a comunidade da região neste grande debate. Vai dar muito trabalho, e a comunidade da RNP será certamente um valioso conselheiro e parceiro nesta tarefa. Conto com todos vocês.


mais informações:

Brasil com um pé no ICANN
Ivan Moura Campos é o favorito ao posto na AL
[Canal Web, 09.08.00] no site do CG

[RNP, 29.09.2000]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Mais de 160 pessoas se candidatam a diretor da ICANN

Segunda fase do processo eleitoral vai até final do mês

[RNP, 21.08.2000]

Nova diretoria da ICANN será eleita em outubro

América Latina tem três candidatos

[RNP, 04.08.2000]