NewsGeneration: um serviço oferecido pela RNP desde 1997


ISSN 1518-5974
Boletim bimestral sobre tecnologia de redes
produzido e publicado pela  RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
28 de julho de 1999 | volume 3, número 4

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Nesta edição:

NewsGeneration:



O Bug do Ano 2000

Ana Carolina T. Murgel <>
Cybelle Suemi Oda Oyama <>

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Introdução
Abrangência
Principais problemas
Guia de ações
Considerações finais
Referências

Este artigo apresenta um panorama geral sobre o problema conhecido como o bug do ano 2000 e traça um plano de ações para pequenas e médias empresas voltadas a redes.

A motivação para elaborar este documento foi a necessidade de fornecer ao leitor um guia básico sobre como se planejar para enfrentar o problema do bug do ano 2000. Como existem várias publicações sobre o assunto, a idéia foi pegar o conceito geral de todos eles e resumi-lo em um documento de fácil entendimento.

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Introdução

"Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem."
José Saramago, in Ensaio Sobre a Cegueira

Nos anos 60, quando se usavam cartões para programação, o custo de 1 MB de memória era de U$ 10.000. Com cada caractere valendo um byte, os programadores procuravam economizar onde fosse possível. Escrever uma data como, por exemplo, 18 de janeiro de 1968 era algo totalmente inviável, pela quantidade de caracteres que consumiria num cartão. Escrevendo-se 18/01/1968 ainda custaria caro: 10 caracteres somente em uma data! Daí pra frente todos adivinham o que aconteceu: a data em questão passou a ser escrita com 6 caracteres (180168) e, posteriormente, com 8 (18/01/68). Os programadores, na época, sabiam que os custos deveriam cair, e com os 40 anos que faltavam para o ano 2000 haveria tempo de sobra para corrigir o problema. Como sabemos, não foi o que aconteceu.

O hábito foi herdado pelos novos programadores, assim como as antigas aplicações- o que se fazia de novo ainda tinha dois dígitos na marcação de ano, e os programas herdados ganhavam novas versões, todas sempre construídas em cima das anteriores, mantendo-se assim o problema das datas.

Problema? Qual o problema dessas aplicações serem baseadas em dois dígitos? Qual o problema de, ao invés das máquinas saberem que é 2000 acharem que é 1900?

Para início de conversa, 1900 não foi bissexto e 2000 é. Uma chamada de telefone na virada do ano 2000 pode ser cobrada como uma ligação de 99 anos. E, fato verídico: uma senhora com mais de 100 anos foi convidada a ingressar no próximo ano no jardim de infância em uma cidade dos Estados Unidos!

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Abrangência

O bug pode aparecer em harware, software (sistemas e aplicativos), bases de dados, arquivos, scripts, enfim, onde houver processamento de datas, ali pode estar o problema.

No caso dos computadores e programas, a solução é relativamente simples (se não considerarmos os custos) - atualização (upgrade) de software, hardware e utilização dos remendos (patches) que estão sendo lançados pelos fabricantes.

O agravante é quando se trata de microprocessadores - estão em toda parte, do forno de microondas até os satélites que controlam mísseis e comunicação, da cafeteira que deixa o café pronto pra quando você acordar até a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Alguns exemplos do que pode falhar com a virada do ano:

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Principais problemas

"Não deixa de ser irônico que a confiança excessiva na tecnologia tenha acabado por gerar tamanha incerteza. Os milenaristas que esperavam que o mundo acabasse no ano 1000 nos parecem vítimas ingênuas de uma alucinação coletiva. Hoje, em vários lugares do mundo, grupos de pessoas estão se preparando enfrentar o bug como se fosse a última versão do apocalipse: fugindo das cidades, estocando comida e trocando dinheiro por ouro. Daqui a alguns anos, o comportamento delas também deverá soar como loucura. As previsões sobre o bug só carecem de um elemento das profecias apocalípticas: Deus, substituído pelos computadores."
Maria Ercília - O Dia do Prejuízo Final - Caderno Especial Folha de São Paulo, 23/02/1999

ONDE ESTÁ O PROBLEMA

Ninguém sabe ou pode afirmar. A maioria absoluta dos especialistas em informática espera grandes problemas na virada do ano, mas ninguém consegue garantir nada porque realmente não se sabe a abrangência. Os equipamentos informatizados são globalizados no sentido literal da palavra - basta abrir uma CPU para ver a quantidade de fabricantes de diferentes partes do mundo que cabem ali dentro. Dizer que pode acontecer uma grande catástrofe não seria errado, como também não seria errado dizer que os problemas serão mínimos. O Senado americano escreveu um relatório otimista sobre o assunto, e termina esse relatório dizendo, em tom de brincadeira, que os americanos mais precavidos podem estocar alimentos. A Casa da Moeda dos Estados Unidos está imprimindo 50 bilhões de dólares considerando que os americanos vão tirar seu dinheiro dos bancos. A Cruz Vermelha Americana (http://www.redcrooss.org) fez seu documento aconselhando que as pessoas se previnam estocando alimentos e remédios, como fazem para o caso de furacões e nevascas.

No caso dos microprocessadores, para alguns fabricantes pode ficar mais barato adquirir um padrão, com data, do que encomendar um novo somente porque seu equipamento não necessita de contagem de tempo. E, como esse microprocessador utiliza a data para seu funcionamento, até mesmo objetos e sistemas onde não se esperam problemas podem falhar.

INCREDULIDADE QUANTO À EXTENSÃO PROBLEMA

Esse ponto é chave. Como ninguém pode afirmar se os problemas realmente ocorrerão, o bug do ano 2000 fica com cara de ficção científica. É comum lermos nos jornais respeitáveis comentaristas afirmarem que é bobagem, mas se assim fosse porque o temor entre os especialistas?

Essa mesma incredulidade faz com que a maioria das empresas e governos não coloquem as ações de correção do bug como prioridade. Na verdade, sem que o mais alto superior de cada empresa ou governo abrace pessoalmente o projeto, é muito difícil que as correções sejam feitas a tempo, e a chance de acontecerem falhas cresça de forma preocupante. Corrigir o problema exige gastos, em alguns casos, de grandes somas de dinheiro - com isso, os únicos realmente interessados em corrigir os problemas são os que podem perder grandes somas - daí o empenho das as instituições financeiras. Em países mais adiantados, como Estados Unidos e Inglaterra, foram, respectivamente, Bill Clinton e Tony Blair que abraçaram a campanha pela correção - o restante dos países, incluindo o Brasil, limitou-se a colocar um órgão do governo para cuidar do assunto e a editar portarias responsabilizando juridicamente o funcionário que coordenar o projeto em cada área se alguma coisa não funcionar.

ÊNFASE DO GOVERNO RESTRITO ÀS ÁREAS FINANCEIRAS

Em todo mundo, o termômetro utilizado para medir as correções do bug vem sendo as instituições financeiras - no Brasil, é o que nos dá a honrosa posição de segundo grupo em correções no mundo, junto com países como a Alemanha e o Japão. No entanto, se tomarmos como exemplo o setor de saúde, todos os países cairiam para o grupo 4, onde os problemas podem ser severos. Em tempos em que o dinheiro é virtual e o capital a religião, os governos centram fogo apenas no aspecto financeiro, preocupados com as perdas que possam ocorrer nessa área.

EFEITO DOMINÓ

O efeito dominó é o maior temor entre os especialistas. Podemos arrumar nossas redes, nossos micros pessoais, trocar equipamentos e, na virada do ano, descobrirmos que o mesmo não ocorreu com a companhia elétrica responsável pelo fornecimento de luz em nossa região. Essa mesma companhia pode provocar blecaute em outras companhias - sem luz, o fornecimento de água é interrompido, as bombas de gasolina param de operar e o caos estará formado.

COMPATIBILIDADE DOS PRODUTOS

É dado pelas empresas fabricantes - a grande maioria se nega a colocar no papel que seu produto é 100% compatível, por temor a futuros processos. As correções são lentas, e no caso do Brasil, onde a maioria dos software utilizados são americanos, as correções são ainda mais demoradas - os fabricantes estão naturalmente privilegiando seus países nas conversões, já que é onde se concentra seu maior mercado.

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Guia de ações

"A questão toda do ano 2000 é como ter alguém que lhe diga que você não parece estar bem - mas você se sente ótimo! Você não vai ao médico até que esteja realmente doente!"
Extraído do documento "Testing for The Year 2000 Deadline"

Posto que nosso ramo de atividade é a Internet, apresentamos aqui um guia de como abordar a questão do bug do ano 2000, considerando principalmente os equipamentos de rede.

ETAPAS

O modelo propõe basicamente 5 etapas:

CONSCIENTIZAÇÃO DO PROBLEMA

O primeiro passo é se conscientizar da importância e gravidade do bug do ano 2000 e, com isso, não postergar as ações para corrigir o problema. A priori, o problema pode afetar todos os equipamentos eletrônicos que tenham sistemas embutidos e sejam sensíveis a datas. Vale ressaltar que, mesmo um produto que não utilize visivelmente datas pode ter um processador sensível a tempo, isto por razões econômicas - geralmente sai mais barato para o fabricante usar chips de propósito geral do que projetar um com propósitos específicos.

É importante ter uma pessoa ou grupo que seja responsável pelo problema do bug. Estes deverão determinar o plano de ação, estabelecer o cronograma e garantir que este seja cumprido.

INVENTÁRIO E ANÁLISE DE RISCOS

O objetivo desta etapa é fazer um levantamento de tudo que possa ser afetado pelo bug, verificando sua vulnerabilidade e impacto nos serviços prestados. Assim, o que deve ser feito é:

A seguir, são indicados alguns tópicos que podem ser usados como base para o inventário local.

Hardware

Conexão de Rede

Energia Elétrica

Telefonia

Desktops, Servidoras e Acessórios

Outros

Software

Básico (Sistemas operacionais e drivers)

Aplicativos

Programas Caseiros

Serviços

Obs.: Não esquecer de verificar as dependências do aplicativo em relação a outros softwares.

Fornecedores

Serviços

Embora haja uma certa redundância, é importante inventariar os serviços internos e externos importantes na organização, verificando os softwares e hardwares envolvidos na prestação do serviço. Seria um complemento dos inventários de hardware e software, porém numa perspectiva top-down.

Outros ítens

CORREÇÕES

Determinar qual será a correção para cada um dos ítens que não esteja em conformidade com o ano 2000, levantados durante a etapa de inventário. Estas correções podem ser:

Abaixo, encontram-se algumas dicas extraídas do documento "Testing for The Year 2000 Deadline", que apesar de serem voltadas para software, podem ser aplicadas também para hardware.

No caso de software, a seguinte estratégia pode ser adotada:

Atividades:

TESTES

"Alguns podem se perguntar - por que tenho que testar produtos que já se dizem em conformidade com o ano 2000? - Por uma razão: alguns fabricantes de software reportaram que seus produtos estão prontos para o ano 2000, mas não estão. Segundo, sistemas de informação não consistem apenas de uma aplicação ou um conjunto de aplicações. São a integração de aplicação, sistemas e software de gerenciamento, bem como hardware, middleware, infra-estrutura e comunicações. A integração de todos estes componentes deve trabalhar impecavelmente."
Extraído do documento "Testing for The Year 2000 Deadline"

É importante que, mesmo após aplicadas as correções, os equipamentos e software sejam testados para garantir que funcionem adequadamente durante e após a virada para o ano 2000. E isto deve ser feito com pelo menos 2 meses de antecedência ao dia 31/12/99 para se ter tempo de procurar outras soluções caso ocorram falhas nos testes. Os planos de contingência também devem ser testados com a mesma antecedência. Assim, o que deve ser feito é:

CONTATOS COM CLIENTES E FORNECEDORES


"Crie uma planilha de todos os seus fornecedores e parceiros. Identifique aqueles com os quais são trocados dados eletrônicos. Neste caso, identifique as aplicações afetadas pelas transações. Priorize a lista baseada na importância do fornecedor ou parceiro para o seu negócio."
Extraído do documento "Testing for The Year 2000 Deadline"

Não se esqueça de entrar em contato com fornecedores para verificar se estão compatíveis com o bug. Recomenda-se ter em mãos documentos por escrito, por parte dos fornecedores, atestando a conformidade de seus produtos e serviços. Contactar os clientes, passando instruções e orientações sobre o bug do ano 2000.

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Considerações finais

Lembre-se: a grande complexidade do problema do bug do ano 2000 é a sua magnitude e o efeito em cadeia que pode ocorrer. Por isso, é importante que sua organização esteja preparada; bem como seus clientes, parceiros e fornecedores. Faça as suas correções e cobre de seus parceiros e fornecedores o mesmo.

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Referências

Aufderheide, Steven; Degiglio, Maria A.; Andrews, David H.Testing for The Year 2000 Deadline, D.H.Andrews Group, Julho 1998.
http://32.97.242.17/smallbusiness/us/smbusapub.nsf/detailcontacts/
Home1D1D?OpenDocument

Cruz Vermelha Americana
http://www.redcross.org/disaster/safety/y2k.html

Fabriani, Maria - Inseto Indigesto - Internet.BR No. 47
http://www.internetbr.com.br

Knapp, John; Aufderheide, Steven. Contingency Planning For The Year 2000, D.H.Andrews Group, Abril 1999.
http://32.97.242.17/smallbusiness/us/smbusapub.nsf/Files/ContY2K4/
$File/ContY2K4.pdf

O Dia do Prejuízo Final - Caderno Especial da Folha de São Paulo
http://www.uol.com.br/fsp/especial/inde230299.htm

Página sobre o Ano 2000 da Rede Nacional de Pesquisa, com links e referências para fabricantes de hardware e software.
http://www.rnp.br/ano2000

Prokjeto Ano 2000 da IDG - Gartner Group atualiza relatório mundial com novos números sobre o Bug
http://www.uol.com.br/idgnow/2k/hot1999-04-12d.htm

Small Business Home
http://32.97.242.17/smallbusiness/us/smbusapub.nsf/detailcontacts/
Home1D1D?OpenDocument

The Prudential Year 2000 Action Plan, The Prudential Insurance Company of America, 1999.
http://www.prudential.com/corporate/techatpru/y2k/cotyz1006.html

Y2K Supply Chain Readiness Kit, D.H.Andrews Group.
http://www.dhagroup.com/y2ksmbkit.htm

Year 2000 Computing Crisis: Business Continuity and Contingency Planning , GAO (Accounting and Information Management Division), Agosto 1998.
http://www.gao.gov/special.pubs/bcpguide.pdf

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ANEXO - EXEMPLOS DE PLANILHAS/TABELAS PARA O INVENTÁRIO

Hardware - energia
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Equipamento Marca Modelo No. Série Status Y2K Estratégia de Correção Fabricante/ Fornecedor Certificação
Estabilizador SMS ECC 1200BI NNNN OK XXXX Pendente
Estabilizador SMS ECC 1200BI NNN2 OK XXXX Pendente
No break APC SMART UPS 1250 NNNN OK XXXX Pendente
No break APC SMART UPS 2000 NNNN OK XXXX Pendente
No break APC SMART UPS 2000 NNN2 OK XXXX Pendente

Hardware - telefonia
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Equipamento Marca Modelo No. Série Status Y2K Estratégia de Correção Fabricante/ Fornecedor Certificação
Aparelho de Fax ITAUTEC IFAX3000S NNNN OK XXXX Pendente
Aparelho de Fax TOSHIBA E05429A NNNN PDT XXXX Pendente
Aparelho Telefônico EQUITEL E-310ST NNNN PDT XXXX Pendente
Central Telefônica EQUITEL Saturno 40 E NNNN OK XXXX Pendente
Central Telefônica PHILIPS SOPHO IS-3030 NNNN NOK Upgrade do software SSW300 >= 300.30 XXXX Pendente

Hardware - rede
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Equipamento Marca Modelo Hostname/ IP No. Série Status Y2K Estratégia de Correção Fabricante/ Fornecedor Certificação
Roteador CISCO 2514 xyz/N.N.N.N NNNN NOK Upgrade do IOS para >= 11.0 XXXX OK
Switch 3COM 3C200500 xyz/N.N.N.N NNNN OK XXXX OK
Servidor de Comunicação CAYMAN Gator Access.MP xyz/N.N.N.N NNNN OK XXXX Pendente
Hub 3COM 3C250-TX/I xyz/N.N.N.N NNNN OK XXXX OK
Modem Digitel DT34 NNNN OK XXXX OK

Hardware - desktop/acessórios
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Equipamento Marca Modelo Hostname/ IP No. Série Status Y2K Estratégia de Correção Fabricante/ Fornecedor Serviços Suportados Certificação
Estação de trabalho DIGITAL Alpha Server 1200 xyz/N.N.N.N NNNN OK XXXX WWW e FTP Pendente
Estação de trabalho DIGITAL Prioris MX 6200 xyz/N.N.N.N NNNN OK XXXX NFS - Home usuários Pendente
Estação de trabalho IBM 7011-25T xyz/N.N.N.N NNNN OK XXXX Gerência de redes OK
Estação de trabalho Sun Hyper SPARC 20 xyz/N.N.N.N NNNN OK XXXX NIS, NFS, backup Pendente
Microcomputador COMPAQ ProLinea 5/90 CDS xyz/N.N.N.N NNNN NOK Upgrade de BIOS XXXX Banco de dados OK

Hardware - outros
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Equipamento Marca Modelo No. Série Status Y2K Estratégia de Correção Fabricante/ Fornecedor Certificação
Forno Microondas PROSDÓCIMO MP700 NNNN PDT XXXX Pendente
Forno Microondas SHARP RB4A33 NNNN PDT XXXX Pendente
Máquina copiadora XEROX 5614 NNNN OK XXXX Pendente
Microsystem SONY FHB900 NNNN PDT XXXX Pendente
Pager MOTOROLA Advisor NNNN OK XXXX Pendente
Televisor SHARP STC-2877 NNNN PDT XXXX Pendente

Software - básico
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Fabricante Nome Versão No. Licença Status Y2K Estratégia de Correção Fabricante/ Fornecedor Certificação
Sun Solaris 2.5.1 nnnn OK XXXX Pendente
Microsoft Windows 95 4.00.950 nnnn PDT XXXX Pendente
Microsoft Windows NT Server 4.0 SP4 nnnn NOK Aplicação de update XXXX Pendente
Microsoft MS-DOS 6.22 nnnn PDT XXXX Pendente

Software - aplicativos
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Fabricante Nome Versão No. Licença Status Y2K Estratégia de Correção Certificação
Microsoft Access 97 8.0 nnnn NOK Aplicação de patch Jet35sp2.exe Pendente
Microsoft Excell 97 8.0 nnnn NOK Aplicação do Year2000 update Pendente
Microsoft Internet Explorer 4.0.1 nnnn OK Pendente
Corel CorelDRAW 8.0 nnnn OK Pendente
McAfee ViruScan for Windows95 2.0 nnnn NOK Upgrade para versão >= 3.1.0 Pendente
GNU Tar 1.12 OK Pendente
Netscape Netscape navigator 4.05 nnnn OK Pendente

Software - caseiro
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Nome Softwares Utilizados Versão Status Y2K Estratégia de Correção Serviços Implementados Nome do Responsável
Script de backup Perl 5.005_02, gnu-tar 1.12 1.0 NOK Mudar formato da data para DD/MM/YYYY Serviço de backup automático João
Relatório de Clientes Access 97 NOK Aplicação do patch Jet35sp2.exe Serviço de cadastro de clientes Maria
Planilha de custos - material de escritório Excell 97 NOK Aplicação do Year2000 update Serviço de contabilidade Maria

Software - serviço
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Fabricante Nome Versão No. Licença Status Y2K Estratégia de Correção Serviços Implementados Software Associado Certificação
Bind 8.2 OK Serviço de nomes Pendente
Sendmail 8.9.0 NOK Upgrade para versão 8.9.3 Serviço de correio eletrônico NewDB Pendente
TCPWrapper 7.6 OK Serviço de segurança Pendente
Mirror 2.9 nnnn NOK Trocar por similar Serviço de espelhamento NOK
WUFTP 2.4 NOK Upgrade para versão 2.4.2 Serviço FTP Pendente
Apache 1.3.4 OK Serviço WWW Pendente
Apache-SSL 1.31 NOK - não foi testado pelo fabricante Trocar pelo software MOD-SSL Serviço WWW+SSL SSLeay NOK

Fornecedor de Equipamentos/Serviços
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Fornecedor Serviço/Equipamento Endereço Pessoa de Contato Certificação
Universidade ACME Acesso à Internet Cx.P. NNNN, Cidade Universitária, São Paulo - SP, CEP: nnnnn-nnn Pedro de Sá Borba OK
COMPAQ Computer Brasil Indústria e Comércio Ltda. Microcomputadores COMPAQ Prolinea 5/90 CDS R. Maria Izabel, 45, São Paulo - SP, CEP: nnnnn-nnn Serviço de atendimento ao consumidor Pendente
XXXXXXX Cisco 2514 xxxxxxxxx xxxxxxxxx Pendente

Serviços
Data última atualização: dd/mm/aaaa

Serviço Hardwares Associados Softwares Associados Status Y2K
Serviço de acesso à rede Cisco 2514 IOS nn NOK - cisco (upgrade)
Modem DT34
Switch 3C20050 IES nn
Linkbuilder FMSII 12T
Serviço de acesso discado Gator Access MP Radius OK
Serviço WWW Hyper Sparc 20 Solaris 2.5.1 OK
Servidor Apache 1.3.2
Scripts Perl
Serviço FTP Hyper Sparc 20 Solaris 2.5.1 NOK - wu-ftp (upgrade), mirror (sem posição do fabricante)
WU-FTP 2.4
Mirror 2.9
Serviço de cadastro de clientes Prolinea 5/90 CDS Windows 95 NOK - Excell e Windows requerem upgrade e correções
Excell

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Legenda:

Equipamento: Tipo do equipamento
Marca: Marca do equipamento
Modelo: Modelo do equipamento
No. Série:Número de série do equipamento
Status Y2K:Status de conformidade com o ano 2000
Estratégia de Correção: Aplicações de correções, upgrade, desativação ou troca
Fabricante/Fornecedor: Nome do fabricante ou fornecedor do equipamento/software
Certificação: Status de aquisição do certificado de conformidade (Pendente - aguardando retorno do fabricante; OK - certificado adquirido; NOK - sem certificação do fabricante)
Hostname/IP: Nome e endereço IP do equipamento
Serviços Suportados: Serviços que estão implementados no equipamento
Fabricante: Fabricante do software
Nome: Nome do software
Versão: Versão do software ou aplicativo
No. Licença: Número da Licença
Softwares Utilizados: Softwares utilizados como base para a aplicação desenvolvida
Serviços Implementados: Serviços que as aplicações implementam
Nome do responsável: Nome da pessoa responsável pela manutenção da aplicação
Softwares Associados: Softwares utilizados no serviço ou outros que são utilizados pelo software de serviço
Serviço/Equipamento: Serviço ou equipamento contratado
Endereço: Endereço do fornecedor
Pessoa de Contato: Nome da pessoa de contato no fornecedor
Serviço: Nome do serviço oferecido
Hardwares Associados: Hardwares utilizados no serviço

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