RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
P&D 
 

Chamada de Propostas

Programa de Gestão de Identidade na RNP

2012

1. Introdução

A evolução da infraestrutura de rede oferecida pela RNP à comunidade acadêmica vem criando novas oportunidades para o desenvolvimento de aplicações e serviços de alto desempenho fim-a-fim. Muitas dessas aplicações e serviços precisam de mecanismos para autenticação e autorização de usuários ou de mecanismos mais genéricos de gestão de identidade.

Nesse contexto, a RNP oferece atualmente dois serviços ligados a autenticação e autorização: a infraestrutura de chaves públicas para ensino e pesquisa (ICPEDU) e a federação CAFe. No entanto, sabe-se que os requisitos dessa área são muitos, assim como são muitas as especificações e projetos sobre esse tema em andamento no mundo todo. O Comitê Técnico de Gestão de Identidade (CT-GId) foi criado pela RNP em 2012, com participantes da organização e da comunidade acadêmica, para apoiar a evolução dos serviços oferecidos, realizando prospecção tecnológica e refletindo sobre questões apresentados pelas instituições usuárias. Para ampliar a participação da comunidade acadêmica nessa reflexão e prospecção, o CT-GId está criando um programa piloto na área de gestão de identidade. O objetivo do programa em 2012 é lançar bases de trabalho para uma interação contínua com a comunidade acadêmica que forneça insumos, tanto conceituais como práticos, para a evolução dos serviços oferecidos pela RNP.

2. Objetivos

O programa de gestão de identidade (PGID-2012) da RNP tem o objetivo de promover o estudo de temas de gestão de identidade. Para isto, esta chamada convida pesquisadores a submeterem à RNP projetos que possam ser desenvolvidos por um estudante de pós-graduação em quatro meses em um dos temas abaixo:

1. Escalabilidade em tecnologias de gestão de identidade;

2. Controle de acesso federado em aplicações não web:

  • Estudos e experimentos com perfil ECP para SAML v2.0;
  • Outras propostas da comunidade internacional;

3. Protocolos relacionados a autenticação e autorização:

  • oauth: experimentos de integração com controle de acesso federado;

4. Gestão de identidade em nuvens;

5. Controle de acesso em internet das coisas;

  • Controle de acesso em dispositivos com poucos recursos;

6. Uso do Registro de Identidade Civil (RIC) na comunidade acadêmica;

7. Controle de acesso em organizações virtuais;

8. Adaptação de aplicações para controle de acesso federado ("shibboletização");

9. Fatores de autenticação (tokens, autenticação física, etc.).

A submissão de projetos será considerada como um cadastro do interesse do pesquisador em orientar estudantes, de sua instituição ou de outras, no desenvolvimento dos mesmos. Caso o estudante esteja em outra instituição, a interação entre estudante e orientador - ou tutor - será por meios eletrônicos.

3. Funcionamento do Programa

Após a divulgação do banco de projetos e tutores cadastrados, haverá uma etapa de inscrição de estudantes. Os estudantes se canditarão a trabalhar em determinado projeto, sob a orientação do tutor proponente. A RNP e os pesquisadores cadastrados farão uma seleção de submissões. Cada tutor cadastrado orientará no máximo um projeto em 2012.

Os projetos deverão ser desenvolvidos nos meses de julho a novembro conforme as datas abaixo. Os estudantes deverão apresentar um relatório intermediário, em meados de setembro, e um relatório final em novembro.

Cada estudante selecionado receberá uma bolsa pela realização do trabalho. O orientador não será remunerado. O valor da bolsa é de R$ 4.800,00, a ser pago em duas parcelas iguais de R$2.400,00, a primeira em agosto e a segunda logo após a análise do relatório parcial.

Durante a execução dos projetos, ocorrerão reuniões mensais (por webconf) envolvendo estudante, tutor, e um membro do CT-GId. Os resultados finais dos projetos serão debatidos em reuniões do CT-GId, pois o objetivo é que apoiem o trabalho do Comitê. Os resultados também deverão ser apresentados no II Workshop de Gestão de Identidade, a ser realizado no dia 22 de novembro, em conjunto com o SBSeg'12.

4. Datas Importantes

• Data limite para cadastro de projetos: 31/5/2012

• Data de divulgação dos projetos selecionados: 10/6/2012

• Data limite para inscrição de estudantes: 25/6/2012

• Data de divulgação dos estudantes selecionados: 10/7/2012

• Período de contratação: 1/8/2012 a 30/11/2012

• Entrega de Relatório Intermediário: 30/09/2012

• Apresentação no II WGId: 22/11/2012

• Entrega de Relatório Final: 30/11/2012

5. Apresentação de Projetos

A proposta de projeto a ser orientado pelo pesquisador deve ser formada pelos seguintes itens:

(a) Título – sigla e nome do projeto

(b) Coordenador – nome do coordenador, instituição, currículo Lattes e dados de contato

(c) Resumo – de até dez linhas

(d) Abstract – resumo em inglês de até dez linhas

(e) Sumário Executivo – Deve ser conciso (máximo de três páginas) e conter informações suficientes para que o comitê técnico de avaliação possa entender o que está sendo proposto, o escopo do trabalho e seus resultados (relatórios? testes? avaliações? desenvolvimento?).

(f) Ambiente para Testes e Demonstração – Recomendamos a utilização do ambiente PlanetLab (ver http://www.rnp.br/pd/planetlab/) como alternativa para a demonstrações eventuais. Caso haja necessidade de equipamentos ou softwares para a demonstração de resultados no Workshop de Gestão de Identidade, essa necessidade deve ser anunciada na proposta. As propostas devem ser enviadas em formato pdf para o endereço eletrônico pgid12@rnp.br. O mesmo endereço deve ser usado para dúvidas e pedidos de informações.

6. Critérios de Seleção

A seleção dos projetos cadastrados para o PGID 2012 adotará os seguintes critérios:

  • Grau de aderência aos temas propostos

Este critério avalia o quanto o projeto proposto se enquadra nos temas apresentados na proposta.

  • Qualidade da proposta

Avalia a qualidade da proposta enviada com relação aos seus objetivos, à clareza, objetividade e aos resultados esperados.

  • Viabilidade técnica do projeto

Analisa a viabilidade técnica de desenvolvimento do projeto proposto em quatro meses.

  • Realizações e competência do grupo

Este critério avalia as realizações e a competência do orientador do projeto

A RNP reserva-se o direito de considerar as informações do Sistema Lattes.

7. Participação no Workshop de Gestão de Identidade

Data: 22/11/2012

Os resultados dos projetos aprovados deverão ser apresentados no II Workshop de Gestão de Identidade em 22/11/2012, que será realizado em conjunto com SBSEG'12, em Curitiba. A participação de orientadores e estudantes no SBSEG'12 será financiada pela RNP.

8. Resultados

Todos os resultados dos projetos deverão ser tornados públicos através do site da RNP.

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