RNPRede Nacional de Ensino e Pesquisa

  • Notícias
  • Escola Superior de Redes é destaque no encerramento do 16ª SCI


Programa > Curso

IPv6 básico

Curso voltado para capacitar administradores de rede na implantação de suporte ao protocolo IPv6 nas redes de suas organizações. O conteúdo teórico e as atividades em laboratório cobrem desde o endereçamento IPv6 até roteamento entre provedores de acesso. O curso inclui também questões de gerenciamento, segurança e a transição do IPv4 tradicional para o IPv6, assim como o convívio destes protocolos na mesma rede. Ao final do curso, o aluno terá aprendido a atribuir e configurar endereçamento IPv6, planejar e gerenciar uma rede com endereçamento IPv6, tratar questões de segurança relacionadas com IPv6, configurar protocolos de roteamento interno e externo usando IPv6, e realizar a transição entre IPv4 e IPv6.

Ementa do curso   
   
1o. Dia    Introdução ao IPv6: cabeçalho, endereçamento e funcionalidades. Laboratório para familiarização com IPv6.
   
2o. Dia    Gerenciamento e segurança no IPv6. Coexistência e transição IPv4/IPv6. Laboratório de firewall IPv6.
   
3o. Dia    Roteamento RIPng, OSPFv3 e ISIS. Laboratório de túneis 6to4 e laboratório de roteamento interno IPv6.
   
4o. Dia    Roteamento BGP com IPv6 e boas práticas de BGP. Laboratório de roteamento externo IPv6.
   
5o. Dia    Laboratório de DNS, IPv6 na RNP e planejamento.

Apresentadores

  • Adilson Aparecido Florentino (ESR) [BR]
  • Adilson é tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie e Especialista em Redes de Computadores pela FASP. Instrutor Cisco CCNA, CCDA, CCAI e CCNP desde 1999, no SENAC São Paulo. Professor Universitário em diversas instituições de ensino, tais como FATEC, IF-SP, UNICID e FIAP. Consultor independente atuando em várias empresas em Projetos de Rede e treinamento, tais como SABESP, Ericsson, ESI e CIMCorp.
  • Rodrigo Regis dos Santos (ESR) [BR]
  • Rodrigo é formado em Ciência da Computação pelo Mackenzie e especialista em IPv6. Atualmente trabalha no NIC.br, sendo um dos responsáveis pelo projeto IPv6.br, que tem por objetivo incentivar o uso do protocolo no país.