Programa > Palestras

Atenção: A programação foi alterada em 08/10.

A RNP e a colaboração científica internacional retornar ao topo

Terça, 23.10 às 14:30

Apresentador

  • Ana Lúcia Moura (RNP) [BR]

Slides


Instalação e configuração automática de computadores retornar ao topo

Quinta, 25.10 às 13:30

Apresentador

  • Luiz Coelho (RNP) [BR]

    Luiz Coelho é coordenador acadêmico da Escola Superior de Redes e responsável pela elaboração dos cursos e da infraestrutura de TI. Possui MBA em Gerenciamento de projetos, cursou engenharia e processamento de dados pela PUC-Rio. Trabalhou com projetos de redes corporativas e segurança em empresas como Alcatel/Xylan, IBM e, por último, Sonicwall.


Resultados e perspectiva dos serviços nacionais retornar ao topo

Terça, 23.10 às 15:00

Apresentador

  • Jean Carlo Faustino (RNP) [BR]

    Com formação em Tecnologia e também em Ciências Sociais, respectivamente pela UNESP e pela UNICAMP, trabalha com redes de computadores há quinze anos com experiências tanto no mercado quanto em instituições de ensino e pesquisa. Está na RNP desde 1998, onde atualmente responde pela Coordenação de Serviços Nacionais de TI.

Slides


Resultados e perspectivas da área de projetos retornar ao topo

Terça, 23.10 às 14:00

Apresentador

  • José Luiz Ribeiro (RNP) [BR]

Slides


Resultados e perspectivas da diretoria de operações retornar ao topo

Terça, 23.10 às 13:30

Apresentador

  • Alexandre Grojsgold (RNP) [BR]

    É Diretor de Operações da Rede Nacional da RNP, Doutor em Informática pela Universidade de Paris VI (1983) e Engenheiro Eletrônico pela UFRJ (1974). Iniciou sua atuação em redes acadêmicas brasileiras em 1985, ainda no Laboratório Nacional de Computação Científica, onde foi Chefe do Departamento de Computação Eletrônica. Em 1997 passou a atuar junto à coordenação nacional do projeto RNP, onde está até hoje.

Slides


Soluções Acrobat Connect Professional para comunicação corporativa retornar ao topo

Quinta, 25.10 às 15:00

- A solução Acrobat Connect Professional permite que usuários não técnicos rapidamente disseminem conhecimentos, façam reuniões colaborativas e criem materiais de treinamentos extremamente ricos e atrativos que todos podem acessar instantaneamente.
Isso envolve um ambiente ao vivo, onde os usuários podem se reunir, colaborar e capacitar totalmente integrado a um ambiente de coneteúdos sob demanda, onde é possível criar apresentações e treinamentos que podem ser consumidos por qualquer um a qualquer momento.

Algumas das vantagens desta solução são:
- Acesso universal (a solução depende apenas do Flash Player instalado em mais de 97% de todos os computadores conectados a internet), o que permite incluir também clientes, parceiros e colaboradores no uso da solução; <br>
- Segurança e controle, uma vez que a solução pode ser instalada dentro da sua infra-estrutura, e rodar por trás do seu Firewall inclusive utilizando SSL 128 bits.

Apresentador

  • Marcos Scheidegger (Adobe) [BR]

    Como gerente de desenvolvimento de negócios educacionais da Adobe no Brasil, é o responsável pela expansão deste segmento de grande importância para a empresa. Formado em direito, Scheidegger possui nove anos de experiência em tecnologia.

    Dentro da Macromedia - posteriormente Adobe, onde já está há quatro anos, o executivo já atuou também como consultor técnico especializado nas soluções de comunicação e eLearning como Acrobat Connect Professional (antigo Macromedia Breeze), Captivate, Contribute, Dreamweaver, Flash entre outros.


Tendências mundiais da certificação digital retornar ao topo

Quarta, 24.10 às 13:30

Assim que foram publicados os primeiros trabalhos sobre a possibilidade de se poder assinar mensagens eletrônicas, ficou evidente a necessidade de se construir uma infra-estrutura que pudesse dar suporte aos serviços necessários. Tal infra-estrutura ficou conhecida como infra-estutura de chaves públicas (PKI). Várias entidades públicas e privadas de todo o mundo, entre elas universidades e centros de pesquisa, têm se especializado em prover aplicações e serviços de
certificação digital há pelo menos 20 anos. Entretanto, devido a sua complexidade, a PKI ainda não se popularizou, apesar de todo o esforço dos desenvolvedores de sistemas e aplicações. O desafio atual, que se reflete nos trabalhos futuros, está em aproveitar melhor os benefícios da certificação digital. E isso não tem sido uma tarefa fácil. Entre as preocupações, tem se dado ênfase a interoperabilidade, aos aspectos de gerenciamento de identidade e a confiança. A palestra trará o que tem sido feito pelas empresas, governos, universidades e centros de pesquisa na área de certificação digital e seus planos futuros.

Apresentador

  • Ricardo Custódio (UFSC) [BR]

    Engenheiro (1985) e mestre (1990) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Ciência da Computaçao (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (1992-1994), sendo um dos responsáveis pela implantação da Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (1994 - ), avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Coordenador de grupo de
    trabalho de Infra-estrutura de Chaves Públicas da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Tem trabalhado na área de Ciência da Computação, com ênfase em segurança, atuando principalmente nos seguintes temas: infra-estrutura de chaves públicas, documento eletrônico, protocolos criptográficos, assinatura digital e criptografia. Orientou mais de 50 trabalhos de graduação, mestrado e doutorado em criptografia aplicada, infra-estrutura de chaves públicas e documentos eletrônicos.

Slides


Tendências mundias da TV digital e IPTV retornar ao topo

Quarta, 24.10 às 15:00

Apresentador

  • Carlos Ferraz (UFPE) [BR]

    É PhD em Ciência da Computação (University of Kent at Canterbury, Inglaterra, 1995). Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Também é Diretor Adjunto dos Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R).

    Seus interesses em Pesquisa & Desenvolvimento são: Sistemas Distribuídos (SDs), Engenharia de Software de SDs, Computação Ubíqua e Pervasiva, Middleware, Software de TV Digital (Middleware e Aplicações).

    Calos Ferraz leciona sobre Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos, Multimídia e TV Digital.

    Atua em diversos projetos de TV digital, como Convergência, TV-móvel, Aplicações de TV digital em produção (Copa do Mundo 2006, Carnaval 2007, PAN 2007), segurança do canal de interatividade e componentes de middleware.

Slides