Programa > Mesas redondas

Aspectos operacionais de uma autoridade certificadora em uma instituição de ensino e pesquisa retornar ao topo

Quarta, 08.11 às 16:30

- A experiência da UFMG
- A experiência da UFSC
- A experiência da UNICAMP

Apresentadores

  • Jereon Van de Graaf (UFMG) [BR]

    É mestre em matemática pela Universidade de Amsterdam e Doutor em Criptografia Pela Universidade de Montreal. Atualmente ele é Vice-Diretor do Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais e responsável pela segurança da tecnologia de informação desta universidade. Nos últimos cinco anos dedicou uma grande parte de seu tempo para estudar a tecnologia PKI (Public Key Infrastructure), ministrando disciplinas e palestras, dando consultorias, participando de congressos nacionais e internacionais no assunto, etc."

  • Ricardo F. Custódio (UFSC) [BR]

    Ricardo Felipe Custódio concluiu o doutorado em computação pelo instituto de informática em 1999. Atualmente é professor da universidade federal de Santa Catarina. Publicou 2 artigos em periódicos especializados e 38 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 produtos tecnológicos, 8 softwares, 1 processo. Participou de 41 eventos no Brasil. Orientou 30 dissertações de mestrado e co-orientou 2, além de ter orientado 18 trabalhos de conclusão de curso na área de ciência da computação. Recebeu 1 prêmio e/ou homenagem. Entre 1999 e 2001 coordenou 3 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 4 projetos de pesquisa. Atua na área de ciência da computação, com ênfase em segurança em computação. Em suas atividades profissionais interagiu com 60 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: protocolos criptográficos, infra-estrutura de chaves públicas, segurança em computação, assinatura digital, votação digital, documentos eletrônicos, criptografia e certificação digital.

  • Marco Aurélio Amaral Henriques (Unicamp) [BR]

    Possui graduação em ENGENHARIA ELETRICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), mestrado em Electrical Engineering pela Chiba University - Japão (1990) e doutorado em Computer Science pela Chiba University - Japão (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde exerce também a função de Coordenador de Tecnologia de Informação e Comunicação para a universidade. Tem atuado em ensino e pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em processamento paralelo e segurança da informação.

  • Iara Machado (RNP) [BR]

    Iara Machado é diretora-adjunta de P&D na RNP. Suas atividades envolvem colaboração com a comunidade de pesquisa em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, no desenvolvimento de redes e aplicações avançadas. Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui MBA em Empreendedorismo pelo Instituto de Economia da UFRJ. Trabalhou na Embratel, na área de Sistemas de Gerência de Redes.

Slides


O estado da arte em telemedicina no Brasil retornar ao topo

Terça, 07.11 às 16:30

- A experiência da USP: serviços e recursos
- A experiência da UFMG: serviços e recursos
- A experiência do Ministério da Saúde

Apresentadores

  • Chao Lung Wen (USP) [BR]

    Chao Lung Wen, Professor Associado e Coordenador Geral da Disciplina de Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É co-responsável pelo Laboratório de Investigação Médica do HC-FMUSP (34) em Telemedicina, pesquisador e responsável executivo pelo Projeto de Telemedicina do Programa do Institutos do Milênio (CNPq-MCT), membro da
    Comissão Permanente de Telessaúde do Minstério da Saúde e Coordenador do Projeto Homem Virtual da Disciplina de Telemedicina. Recentemente, foi eleito para Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessáude (CBTms) para o período de 2006-2009.

  • Humberto Alves (UFMG) [BR]

    Graduado em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em
    Anatomia pelo Medical College of Pennsylvania, EUA. Professor de Anatomia
    Humana do Departamento de Morfologia Instituto de Ciências Biológicas,
    UFMG, junto aso cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Nutrição. Membro do
    Núcelo de Telessaúde do Centro de Tecnologia Educacional em Saúde da
    Faculdade de Medicina da UFMG. Membro da equipe do Projeto BHTelesaúde.
    Pesquisador do projeto MinasTelecárdio.

  • Márcia Cristina Marques Pinheiro (Ministério da Saúde) [BR]

    É formada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC de Campinas, com especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e em Políticas Públicas e Gestão Estratégica pela Universidade de Brasília - UNB.

    Atualmente trabalha no Ministério da Saúde, na Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação/Departamento da Gestão da Educação na Saúde, onde acompanha o desenvolvimento de diversos projetos dentre os quais o Projeto Piloto de Telessaúde aplicado à Atenção Básica: a primeira iniciativa do Ministério da Saúde nesta área.

  • Luiz Ary Messina (RUTE) [BR]

    Luiz Ary Messina é Engenheiro Eletrônico, graduado pela Universidade de Brasília
    Mestre em Banco de Dados pela Unicamp, Campinas e Doutor em Computação Gráfica pela Technische Universitaet Darmstadt, Alemanha. Possui 30 anos de experiência em Computação, atuando como Professor Assistente Universitário na Alemanha; Engenheiro e Pesquisador da Siemens Alemanha, Gerente de Automação da Siemens Brasil; Coordenador dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção da UVV, Vila Velha, ES; Proprietário da Messina Informática, Vila Velha, ES; Autor e Coordenador Nacional de Projetos financiados pela União Européia nas áreas de Telediagnóstico por Imagem, Inclusão Digital, Biblioteca Virtual, Equivalência Curricular no Ensino de Ciências, Formação de Pequenas e Médias Empresas. Atualmente é Coordenador da Rede Universitária de Telemedicina – RUTE, da RNP, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Slides