![]() | ![]() |
|
Programa | Palestras
Hilmar Becker: country manager da Aperto Networks para o Brasil, sendo responsável, nesta função, pelas estratégias de abordagem direta, assim como pelas nomeações e iniciativas via canal de distribuição no Brasil. Formado em Wuerburg na Alemanha em 1992 na área de engenharia automobilística, Becker inclui em seu currículo passagem em empresas como Krone, Belden Wire&Cable, 3Com, Extreme Networks e Potencial Telecom. Nesta apresentação foram abordados detalhes sobre o padrão WiMAX IEEE 802.16-2004, questões sobre a tecnologia e alguns casos de uso.
Ewerton Madruga: obteve o grau de Doutor em Engenharia de Computação no Baskin School of Engineering, University of California, Santa Cruz, em 2002. Participou de projetos na área de sistemas móveis distribuídos patrocinados pelo Departamento de Defesa (DoD) do governo norte-americano. Tem vários artigos publicados em conferências e jornais científicos internacionais. Atuou por vários anos na área de P&D no vale do Silício, na Califórnia, no desenvolvimento de protocolos de rede e ambientes de gerência baseados em SNMP para sistemas embarcados. Atualmente é pesquisador visitante no CETUC-PUC/Rio, onde desenvolve projetos relacionados a tecnologias wireless. Foram abordados conceitos e aspectos de segurança relevantes para a implantação de redes sem fio seguras (WEP, IEEE 802.1x, Certificados Digitais), com enfoque em um ambiente acadêmico. A partir de componentes baseados em software livre, foram apresentadas as soluções empregadas e as lições aprendidas.
Jacomo Piccolini: formado em Engenharia pela UFSCar, com pós-graduações no Instituto de Computação e Instituto de Economia da Unicamp; é GCIA, GIAC Certified Intrusion Analyst e GCFA, GIAC Certified Forensics Analyst, e atua como Analista de Segurança Sênior junto ao CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança) da RNP. Possui mais de 6 anos de experiência na área de segurança, com enfoque atualmente na área de tecnologias honeynet e análise forense, além de atuar como coordenador do hands-on do FIRST. O objetivo desta palestra foi fazer um retrospecto da área em 2004, de modo a atrair a atenção dos participantes a respeito dos atuais problemas de segurança e sensibilizá-los, não somente a adotarem medidas que tornem seus sistemas mais seguros, mas principalmente que estabeleçam uma política de segurança adequada ao perfil da organização. Foi apresentado um panorama geral da situação em segurança no último ano, abordando os seguintes tópicos, dentre outros:
João Nuno Ferreira: diretor técnico da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) de Portugal; mestre em Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela University College London, em Londres, e equivalência ao grau de mestrado em Informática pela Universidade do Minho; MBA da Escola de Gestão do Porto, pela Universidade do Porto. Carlos Friaças: membro da equipe técnica da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) de Portugal, onde participa dos projetos 6NET, IPv6-DAR e Gigapix, entre outros. Tem apresentado diversas palestras na Europa, tais como Roma/GEANT IPv6 Task-Force (2003), Cambridge/Terena TF-Next Generation (2003), Bruxelas/6NET (2003), Amesterdan/RIPE Meeting (2004) e Atenas/Euro-IX Forum (2004). Foram apresentadas as principais variáveis a ter em conta na elaboração de um plano de endereçamento IPv6. Vários exemplos foram explicados. Na vertente dos protocolos de encaminhamento foram abordados os protocolos IS-IS e OSPFv3. As diferenças e particularidades de configuração de cada protocolo foram apresentadas com exemplos práticos. IPv6: planos de endereçamento e protocolos de encaminhamento interno em rede alargada formato: application/pdf IPv6: planos de endereçamento e protocolos de encaminhamento interno em rede alargada ipv6_protocolos_roteamento.pdf formato: application/pdf
Raniery Pontes: integra a equipe do Centro de Engenharia e Operações (CEO) da RNP, como analista de operações. É formado em Engenharia Eletrônica pela UFPA e Mestre em Engenharia de Telecomunicações pela PUC-RIO, no Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC). Tem trabalhado ativamente no planejamento e operação do backbone IP nacional RNP2, especialmente nas áreas de roteamento interno e externo e na implantação do serviço de multicast. Mais recentemente, tem se envolvido diretamente com atividades do projeto GIGA no âmbito do planejamento da rede IP e definição de serviços. A palestra abordou temas relativos à arquitetura da rede Giga, em termos de rede física, sistemas ópticos WDM e equipamentos de rede. Também foram discutidos os tipos de serviço que estão sendo oferecidos na rede e situação atual de operação.
Iara Machado: bacharel em Física pela UFRJ, mestre em Computação Aplicada e Automação em Gerência de Redes de Telecomunicações pela UFF, MBA em Empreendedorismo pelo Instituto de Economia da UFRJ. Trabalhou como gerente da Divisão de Sistemas de Gerência de Telefonia e Dados da Embratel. Atualmente, é gerente de projetos de pesquisas da Diretoria de Inovações da RNP, sendo responsável pelo acompanhamento dos grupos de trabalho em parceria com a comunidade acadêmica. Os Grupos de Trabalho na área de P&D da RNP desenvolvem projetos piloto que demonstram a viabilidade do uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores. Os GTs são coordenados pela Diretoria de Inovação da RNP em conjunto com pesquisadores da área acadêmica. Durante a fase de implantação do piloto, os PoPs são convidados a participarem do teste dos protótipos auxiliando na sua avaliação. Nesta palestra foram apresentados os resultados dos GT anteriores e os grupos de trabalho selecionados para o período de 2004-2005. |