Programa | BoFs

Gerenciando o tráfego P2P
Edison Tadeu Lopes Melo: mestre em Ciência da Computação pela UFSC, coordenador da área de redes no NPD/UFSC, coordenador técnico do PoP-SC/RNP, membro do Conselho de Administração da RNP, membro do comitê técnico gestor da RCT-SC (Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia). Atuação no GT-MED da RNP e nos projetos IQoM, I2TV e RMAV-FLN (CNpQ). Consultor em redes e TI.
Guilherme Eliseu Rhoden: mestre em Ciência da Computação pela UFSC. Analista de redes do PoP-SC/RNP. Atuação no projeto GT-MED e GT-QoS2 da RNP, participação como instituição convidada no GT-VoIP e implantação do piloto na UFSC e PoP-SC. Atuou na administração e gerência de redes no âmbito da rede UFSC. Consultor em redes.
Reuniu profissionais interessados em aplicações P2P, em especial administradores de rede, com o intuito de debater questões e desafios relacionados à gerência do tráfego gerado por este perfil de aplicação, conscientizando os participantes sobre sua importância e propiciando a consolidação de um grupo de interesse.
Durante a sessão foi demonstrada a ferramenta de gerência de tráfego P2P utilizada no PoP-SC e foram debatidas ações que possam ser realizadas no sentido de melhor gerenciar o tráfego gerado por aplicações P2P no backbone da RNP e de suas Organizações Usuárias.

Iniciativas do CAIS em 2004-2005
Guilherme Vênere: formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal De São Carlos, tem mais de 10 anos de experiência em computação, sendo 6 anos na área de segurança e 3 anos em desenvolvimento de aplicações web. Trabalha na RNP desde novembro de 2002. Possui certificação como Auditor Líder na norma BS-7799-2 pela BSI International, certificação como Analista Forense pelo SANS (GCFA). Possui ainda experiência como instrutor de cursos de Linux e análise forense.
Apresentação das ações iniciadas pelo CAIS em 2004, desenvolvidas com o intuito de melhorar o processo de tratamento de incidentes de segurança na Rede Acadêmica Brasileira, e visando em 2005 a realização de eventuais parcerias com os PoPs, organizações usuárias do backbone acadêmico e outros.
Os projetos em andamento permitem melhorar a detecção de ataques e atividade maliciosa, tais como ataques DDoS, presença de botnets, máquinas infectadas com vírus/worms, máquinas invadidas, entre outros.

IPv6 & Multicasting
Raniery Pontes: integra a equipe do Centro de Engenharia e Operações (CEO) da RNP, como analista de operações. É formado em Engenharia Eletrônica pela UFPA e Mestre em Engenharia de Telecomunicações pela PUC-RIO, no Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC). Tem trabalhado ativamente no planejamento e operação do backbone IP nacional RNP2, especialmente nas áreas de roteamento interno e externo e na implantação do serviço de multicast. Mais recentemente, tem se envolvido diretamente com atividades do projeto GIGA no âmbito do planejamento da rede IP e definição de serviços.
Teve como objetivo reunir interessados em IPv6 e Multicast para discutir questões atuais e comuns aos dois temas, promovendo o aumento da participação destes profissionais nos projetos hoje em andamento no backbone da RNP.
Foram discutidos os serviços de IPv6 e multicast no backbone RNP, enfocando alternativas de uso, abrangência e iniciativas locais.
|