![]() Fraudes identificadas e divulgadas pelo CAISA partir de 2008, todas as fraudes identificadas pelo CAIS estão sendo ordenadas de acordo com a data de distribuição e disponibilizadas para consulta, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os principais golpes que estão em circulação. Adicionalmente, o CAIS envia alertas de segurança através da lista CAIS Alerta quando uma fraude mostra-se particularmente perigosa aos usuários de computadores. Reporte fraudes:
| |||||||||||||||||||||||
| tipo | Fraude LCD Americanas | ID: 157 |
|---|---|---|
| data | 17/04/2008 | |
| assunto | AMERICANAS.COM - Voce foi sorteado! | |
| tag | americanas, premio | |
| informações |
Imagem 1 Texto da mensagem | |
| arquivo malicioso | não disponível | |
| comentário | Nesta fraude que utiliza o nome do site Americanas.com a vítima é informada que foi sorteada para ganhar uma TV LCD, foram apenas 10 e-mails sorteados, e que é necessário validar o e-mail clicando em "Validar e-mail". Teoricamente esperariamos o download de um arquivo malicioso, mas neste caso somos direcionados apra uma página de erro no site Americanas.com. Possivelmente os fraudadores trocaram algum link e a fraude não está funcionando, no entanto a promoção / sorteio é realmente uma fraude. | |
Esta página tem função informativa e educativa. Exibe uma coleção de imagens de phishing scam (fraudes eletrônicas) ou malware (código malicioso) veiculados por meio de spam (e-mail não-solicitado). Trata-se de conteúdo exemplificativo, não exaustivo, uma vez que não é possível contemplar todos os casos de fraudes existentes. Assim, caso você tenha conhecimento de um exemplar que não esteja aqui presente, isto não significa que não seja válido ou real. Inclusive incentivamos que você o envie para análise do CAIS para que, se for o caso, passe a integrar o nosso acervo.
Com a disponibilização pública deste serviço, não é intenção do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) violar direitos autorais sobre marcas registradas ou logotipos de empresas que porventura constem das amostras. O objetivo é tão somente alertar os usuários sobre as espécies de golpes que se utilizam de tais propriedades intelectuais ou industriais de forma criminosa.
Portanto, o CAIS não se responsabiliza pelos conteúdos aqui expostos, limitando-se tão somente a reproduzi-los na íntegra, tais como foram encontrados, recebidos ou enviados por terceiros.