![]() Fraudes identificadas e divulgadas pelo CAISA partir de 2008, todas as fraudes identificadas pelo CAIS estão sendo ordenadas de acordo com a data de distribuição e disponibilizadas para consulta, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os principais golpes que estão em circulação. Adicionalmente, o CAIS envia alertas de segurança através da lista CAIS Alerta quando uma fraude mostra-se particularmente perigosa aos usuários de computadores. Reporte fraudes:
| |||||||||||||||||||||||
| tipo | Fraude Declaração Imposto de Renda | ID: 248 |
|---|---|---|
| data | 29/05/2008 | |
| assunto | Declaração de imposto - SUSPENSA | |
| tag | receitafederal | |
| informações |
Imagem 1 Texto da mensagem | |
| arquivo malicioso | Declaracao.exe | |
| comentário | Fraude que utiliza o nome da Receita Federal e que possui como assunto a declaração de imposto de renda que foi suspensa. A mensagem possui um link para o arquivo malicioso, Declaracao.exe, que foi identificado por antivirus como Trojan-Downloader.Win32.Banload.bui. Este mesmo arquivo já foi utilizado em outras fraudes com o nome de telegrama.com | |
Esta página tem função informativa e educativa. Exibe uma coleção de imagens de phishing scam (fraudes eletrônicas) ou malware (código malicioso) veiculados por meio de spam (e-mail não-solicitado). Trata-se de conteúdo exemplificativo, não exaustivo, uma vez que não é possível contemplar todos os casos de fraudes existentes. Assim, caso você tenha conhecimento de um exemplar que não esteja aqui presente, isto não significa que não seja válido ou real. Inclusive incentivamos que você o envie para análise do CAIS para que, se for o caso, passe a integrar o nosso acervo.
Com a disponibilização pública deste serviço, não é intenção do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) violar direitos autorais sobre marcas registradas ou logotipos de empresas que porventura constem das amostras. O objetivo é tão somente alertar os usuários sobre as espécies de golpes que se utilizam de tais propriedades intelectuais ou industriais de forma criminosa.
Portanto, o CAIS não se responsabiliza pelos conteúdos aqui expostos, limitando-se tão somente a reproduzi-los na íntegra, tais como foram encontrados, recebidos ou enviados por terceiros.