RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

Alterações de configuração necessárias para o Horário de Verão 2004/2005

Alerta do CAIS 05102004a

[CAIS, 05.10.2004-18:00, revisão 01]


Como foi devidamente anunciado pelo CAIS, o inicio do horário de verão 2004/2005 ocorrerá no próximo dia 02 de Novembro de 2004. Com isto, algumas configurações nos sistemas se fazem necessárias.

A idéia básica é que o sistema sofra mudanças apenas no fuso horário adotado (zoneinfo), de forma que sejam atualizados somente os relógios locais (localtime) das máquinas.

Deve-se tomar especial cuidado com os seguintes casos:

1. Sistemas onde o timezone correto não esteja sendo utilizado e o horário seja ajustado manualmente podem sofrer desvios de horário com o início do horário de verão.

2. Tarefas do sistema agendadas para o intervalo entre 00:00 h a 01:00 h AM não serão executadas no dia 02 de Novembro de 2004, quando do início do horário de verão.

3. Tarefas do sistema agendadas para o intervalo entre 23:00 h e 00:00 h serão executadas duas vezes no dia 20 de Fevereiro de 2005, quando do fim do horário de verão.

A seguir é descrito o procedimento de atualização do localtime em sistemas FreeBSD, GNU/Linux, Solaris, AIX e Windows, bem como em alguns equipamentos Cisco que usem o IOS. Antes de prosseguir com estes procedimentos é preciso que se saiba de antemão o timezone da sua região.

*DICA! Aqueles que não souberem qual o timezone da sua região podem consultar o site do Observatório Nacional (http://www.on.br/institucional/index.html), no link "Serviço da Hora", onde pode ser encontrada uma tabela com as informações pertinentes.

IOS-Cisco

Nos arquivos de configuração dos roteadores Cisco será preciso incluir (ou atualizar) as seguintes linhas:

clock timezone GMT-3 -3
clock summer-time GMT-2 date Nov 02 2004 0:00 Feb 20 2005 0:00

*OBS! Os logs gerados pelo Cisco passarão a informar a hora como GMT-2 que é a nova timezone.

GNU/Linux

Usuários GNU/Linux devem seguir o procedimento abaixo:

1. Verificar a existência do arquivo '/etc/localtime' e se este arquivo é um link.
* DICA! Não é recomendado possuir o arquivo /etc/localtime com link para o arquivo /usr/share/zoneinfo/Brazil/East, pois sistemas em que o diretório /usr não estiver acessível (não tiver sido montado, por exemplo) no momento de inicialização da maquina, as informações contidas no localtime não serão carregadas.

2. Verificar se no diretorio /usr/share/zoneinfo/Brazil existe algum arquivo NÃO BINÁRIO que contenha informações relativas a outros horários de verão (DICA!: geralmente um arquivo com extensão .zic)

Se não existir nenhum arquivo com tais informações, deverá ser criado um novo, de nome 'verao.2004.zic' por exemplo, e inserir as seguintes linhas.

Rule Brazil 2004 only - Nov 2 00:00 1 D
Rule Brazil 2005 only - Feb 20 00:00 0 S

Zone Brazil/East -3:00 Brazil BR%sT

b) Se existir algum arquivo com informações de horário de verão de outros anos, bastará inserir as linhas mencionadas.

As duas primeiras linhas dizem quando se inicia o horário de verão, quando termina, e qual a ação a ser tomada. Lembre-se que no inicio do horário de verão, deve ser adicionada uma

A última linha diz qual o arquivo que será gerado pelo comando zic, no exemplo será o arquivo 'East' (dentro do diretório Brazil). Esta linha também informa o timezone da região, no caso de São Paulo é -3.

3. Com o arquivo 'verao.2004.zic' em mãos, deve-se executar o comando 'zic', tal como segue:

# zic verao.2004.zic.
No caso particular, este comando atualizará o arquivo East.

4. Por último, se o arquivo /etc/localtime não for um link para este arquivo deve-se copiar o arquivo East para /etc/localtime
# cp East /etc/localtime

FreeBSD

Usuários do sistema FreeBSD devem proceder da mesma forma que usuários GNU/Linux. A única diferença é que o diretório onde deverá ser criado o arquivo verao.2004.zic será o /usr/share/zoneinfo. Como anteriormente dito, as linhas a serem incluídas neste arquivo são:

Rule Brazil 2004 only - Nov 2 00:00 1 D
Rule Brazil 2005 only - Feb 20 00:00 0 S

Zone hv2004 -3:00 Brazil BR%sT

No exemplo acima, o nome 'hv2004' representa o arquivo que será criado ao executar o comando 'zic verao.2004.zic', o qual conterá as informações do horário de verão. Este novo arquivo deverá ser copiado para /etc/localtime, lembrando que será preciso fazer uma cópia do arquivo /etc/localtime antes de sobrescreve-lo.

Solaris

Usuários de Solaris devem seguir o procedimento abaixo:

1. Verificar o zoneinfo respectivo. O arquivo /etc/TIMEZONE contém as informações relativas a qual arquivo será consultado para verificar o zoneinfo.

# more /etc/TIMEZONE
TZ=Brazil/East

No exemplo acima, deverá ser consultado o arquivo East, no diretório Brazil. Por default, este diretório deve estar em /usr/share/lib/zoneinfo.

2. Verificar se no diretório /usr/share/lib/zoneinfo existe algum arquivo NÃO BINÁRIO que contenha informação relativa a outros horários de verão (DICA!: geralmente um arquivo com extensão .zic)

a) Se não existir nenhum arquivo com tais informações, deverá ser criado um novo arquivo, de nome 'brazil.zic' por exemplo, e inserir as seguintes linhas.

Rule Brazil 2004 only - Nov 2 00:00 1 D
Rule Brazil 2005 only - Feb 20 00:00 0 S

Zone Brazil/East -3:00 Brazil BR%sT

b) Se existir arquivo com informações de horário de verão de outros anos bastará inserir as linhas acima.

As duas primeiras linhas dizem quando se inicia o horário de verão, quando termina, e qual a ação a ser tomada. Lembre-se que no inicio do horário de verão, deve ser adicionada uma hora.

A última linha diz qual o arquivo que será gerado pelo comando zic, no exemplo será o arquivo 'East' (dentro do diretório Brazil). Esta linha também informa o timezone da região, no caso de São Paulo é -3.

No exemplo que segue, existe um diretório Brazil dentro de /usr/share/lib/zoneinfo que contém um arquivo brazil.zic que deve ser atualizado com as linhas acima mencionadas.

3. Deve-se então gerar o novo arquivo (em formato binário) como segue:

# zic brazil.zic
Este comando irá gerar automaticamente o arquivo East como foi indicado no arquivo /etc/TIMEZONE.

OBS: Tem sido observado em sistemas Solaris que o daemon que escalona processos (cron) deixa de executar tarefas depois das alterações citadas em decorrência do horário de verão. Para tanto, será preciso reinicializar o daemon apos a entrada do horario de verão.

AIX

Usuários de AIX devem alterar o arquivo /etc/environment colocando a diretiva:
2004: TZ=GRNLNDST3GRNLNDDT,M11.1.2/00:00:00,M2.3.0/00:00:00

Isto indica que o horário de verão se inicia às 00:00 da primeira terça-feira do mês 11 (02 de Novembro) e finaliza às 00:00 do terceiro domingo do mês 2 (20 de Fevereiro), seguindo a seguinte sintaxe:

Mm.w.wd/hh:mm

  • m - mês ( 1 < m < 12 )
  • w - semana (7 dias) do mês contados a partir do dia 1o. (1 < d < 5)
  • wd - dia da semana ( 0 < n < 5 : Domingo corresponde a 0)
  • hh:mm - horário

Windows

Para sistemas Windows 9*/NT/2000/XP, recomenda-se o uso do utilitario TZEDIT (tzedit.exe), incluido no CD do Resource Kit que acompanha na distribuição do sistema. Nao existe URL oficial para fazer download deste programa no site da Microsoft, mas ele pode ser facilmente encontrado na Internet, lembrando que neste último caso NÃO existe garantia na integridade do programa.

Ao ser executado este utilitário deverá ser indicado que o horário de verão inicia-se às 00:00 da primeira terça-feira do mês de Novembro de 2004 e finaliza às 00:00 do terceiro domingo do mês de Fevereiro de 2005.

O CAIS está à disposição para maiores esclarecimentos.



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança


Alertas em destaque:

Início do Horário de Verão 2004/2005

Alerta do CAIS ALR-05102004

[CAIS, 05.10.2004-17:52]

Horário de Verão - Retificação para servidores AIX e esclarecimentos

Alerta do CAIS 19102004

[CAIS, 19.10.2004-11:53]


Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais