![]() | Alerta do CAIS ALR-04062003Aumento de atividade na porta 901/tcp [CAIS, 04.06.2003, revisão 01] Nos últimos dias, o CAIS tem identificado um aumento considerável de atividade de reconhecimento na porta 901/tcp. O registro e análise de tal atividade foi possível graças aos mecanismos de monitoramento de acesso a portas mantido pelo CAIS. Diante desta constatação, recomenda-se fortemente a análise deste tráfego. Neste contexto, é importante considerar:
Após um levantamento feito pelo CAIS, os serviços usualmente associados a esta porta são: realsecure-console (901/tcp) As fontes recomendadas para verificação da existência de vírus e backdoors são:
http://www.seifried.org/security/ports/
O CAIS não identificou a existência de vulnerabilidades associadas aos serviços acima citados e a atividade atual parece estar relacionada com a procura por máquinas Linux com o serviço Swat (Samba Web Admin Tool) habilitado e acessível. No entanto, é importante ressaltar que a presença do serviço Swat é um indicativo de que a máquina também possui o serviço Samba, e portanto, constitui-se em uma forma alternativa de identificar sua presença. Sendo que são amplamente conhecidas as vulnerabilidades de segurança associadas a versões de Samba anteriores a 2.2.8a, o CAIS recomenda fortemente aos administradores que fiquem atentos a atividade análoga à reportada neste alerta, nas redes sob sua responsabilidade, e solicita que ela seja oportunamente reportada ao CAIS para análise e cruzamento de informações. Maiores informações sobre as últimas vulnerabilidades do Samba e sobre o serviço Swat podem ser obtidas nas seguintes urls: Samba: http://www.rnp.br/cais/alertas/2003/DDI-07042003.html http://www.samba.org/samba/samba.html Swat: | ![]() Contato com o Cais: +55 (19) 3787-3300 |