![]() | Security Advisory DDI-1013Nova vulnerabilidade no SAMBA [Digital Defense, 07.04.2003, revisão 01] O CAIS está repassando o alerta divulgado pela empresa Digital Defense, reportanto uma vulnerabilidade de "buffer overflow" no servidor Samba. Tal vulnerabilidade poderia ser explorada remotamente por um atacante, permitindo acesso privilegiado ao sistema. O CAIS possui informações sobre a existência de código malicioso que explora essa vulnerabilidade, inclusive através da ação de um possível "worm". Ressalta-se que esta vulnerabilidade é diferente da reportada pelo CAIS no dia 16/03/2003, acessível através da seguinte URL: http://www.rnp.br/cais/alertas/2003/cais-alr-16032003.html O Samba é um servidor open source para diversos tipos de Unix, que provê serviços de acesso a arquivos e impressoras compatível com o "Microsoft File and Printing Services". Sistemas afetados: As seguintes versões do software foram confirmadas como vulneráveis: Versões anteriores a Samba 2.2.8a, Ressalta-se que as versoes Samba 3.0 Alpha e versoes CVS do Samba-TNG *não estão vulneráveis*. Correções disponíveis: Recomenda-se fortemente fazer a atualização para a versão 2.2.8a, que pode ser obtida através da seguinte URL: http://www.samba.org/samba/download.html Ou a partir de qualquer um dos seguintes sites de download listados em: Ressalta-se que esta atualização corrige apenas a vulnerabilidade descrita neste alerta. Um patch para as versões 2.2.7a, 2.0.10 e anteriores que corrige as vulnerabilidades mais recentes pode ser encontrada no seguinte diretório: http://us2.samba.org/samba/ftp/patches/security/ As atualizações para o Samba-TNG podem ser encontradas na seguinte URL: Maiores informações:
http://www.digitaldefense.net/labs/advisories.html
Regra do Snort A seguinte regra pode ser usada para identificar tentativas de ataque a essa vulnerabilidade: alert tcp $ANY any -> $ANY 139 ( sid: 1000009; rev: 1; msg: Identificador do CVE: CAN-2003-0201 (http://cve.mitre.org)
O CAIS recomenda aos administradores que atualizem seus sistemas com urgência. | ![]() Contato com o Cais: +55 (19) 3787-3300 |