site memória

resultados do evento >

apresentações
notícias
fotos do evento

objetivos
grade horária
organização
chamada de trabalho

I Workshop RNP2
II Workshop RNP2

 

patrocinadores:

 


informações:
wrnp2@rnp.br

 

Resultados do evento

O III Workshop RNP2 foi realizado em Florianópolis, nos dias 21 e 22 de maio de 2001, mais uma vez junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC).

No Workshop anterior, a RNP acabara de assinar o MoU (Memorandum of Understanding) com a Internet2 e foi anunciado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sadenberg, a implantação do novo backbone da RNP2. Desde então, foi dada continuidade à participação de uma comitiva brasileira nos encontros dos membros da Internet2 visando estabelecer uma interlocução com os diversos grupos de trabalho.

Este ano, tivemos a entrada em funcionamento de um link de 155 Mbps ligando o Rio de Janeiro a Nova Iorque e, em breve, será ativado um link de 45 Mbps exclusivo para experimentos da Internet2. No front interno, o backbone proposto foi implantado já tendo sofrido diversas ampliações. Portanto, chegou o momento de capitalizarmos todas as ações já realizadas com as ReMAVs e a competência dos diversos grupos para, de uma forma mais articulada, organizarmos os nossos experimentos nacionais e em conjunto com os grupos estrangeiros.

A proposta deste Workshop se enquadrava neste contexto, tendo como finalidade principal promover a sinergia entre os diversos grupos de pesquisadores e de técnicos de todo o Brasil. Pretendia-se ainda ouvir esta comunidade de modo a obter subsídios para a elaboração de estratégias a serem articuladas e, eventualmente, operacionalizadas através de grupos de trabalho e em projetos apoiados por editais específicos.

 

Devido ao pouco tempo disponível, o Workshop foi organizado em três trilhas distintas: Engenharia de Redes, Aplicações e Middleware. Ao final, para que todos tivessem oportunidade de conhecer aquilo que foi apresentado e discutido nas demais trilhas, foi realizada uma plenária com a participação dos coordenadores de cada uma das trilhas.

Podemos afirmar que o Workshop atingiu plenamente os seus objetivos, com apresentações interessantes e discussões bastante frutíferas. Foram reveladas as idéias mestras da articulação que se vislumbra para o futuro. Apesar do tempo ter sido curto, foi um excelente ponto de partida.

Agora, com a disponibilização das apresentações e dos resumos estendidos, queremos dar prosseguimento a este início de articulação, que sem dúvida alguma será potencializado pela continuação das discussões através de listas.

Finalmente, gostaríamos de agradecer a todos os que participaram e contribuíram para o sucesso do nosso III WRNP2.

 

José Augusto Suruagy Monteiro