O evento
Local
Histórico
Objetivo
Publico alvo
Organização
Programa
Press Releases
 
página inicial



18.05.99
Internet2 brasileira entra no ar em meados de 2000
Projeção da RNP é calcada no avanço dos 11 consórcios nacionais. Rede gaúcha funciona desde 14 de abril. Aberta inscrição para novo consórcio.

A Internet2 brasileira vai entrar no ar em meados do ano 2000. Essa é a previsão de José Luis Ribeiro Filho, coordenador nacional da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que gerencia a implantação da nova rede. A avaliação foi realizada ao término do "I Workshop RNP2 : Infra-estrutura para a Internet2 no Brasil", primeiro encontro nacional para decidir os rumos das ReMAV (Redes Metropolitanas de Alta Velocidade, que operam a 155 Mbps), ponto de partida para a criação da RNP2 (a Internet2 no Brasil, 75 vezes mais rápida do que a convencional). O evento reuniu representantes dos 11 consórcios ReMAV espalhados por todo o País - fruto da parceria entre instituições públicas, empresas privadas e universidades - e contou com a participação de mais de 150 pessoas, nos dias 12 e 13 de maio no Hotel Bourbon, em Curitiba. A promoção do evento foi do MCT e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), realizado pela RNP e pelo ProTeM-CC e organizado pelo CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software). Entre os destaques do encontro, ficou a Metropoa (Rede Metropolitana da Grande Porto Alegre), que está no ar e estável desde 14 de abril.

Ribeiro afirmou que o saldo do encontro foi positivo pelo fato de constatar que os trabalhos de implantação das redes metropolitanas estao mais adiantados do que se imaginava. "Com esse primeiro encontro nacional, temos uma visibilidade completa do trabalho desenvolvido por todas as redes metropolitanas e promovemos o intercâmbio de experiências e contatos entre os consorciados. Tanto para intercambiarem as suas realizações bem sucedidas quanto para encaminharem soluções com os seus colegas para a resolução conjunta de problemas enfrentados", avalia Ribeiro.

Após constatar que os consórcios estão encaminhados, a etapa que se apresenta é a da estrutura física de interligação entre as redes metropolitanas, para plugá-las à Internet2 norte-americana, via backbone da RNP. Ribeiro explica que essa interligação será realizada por cabeamento óptico e contará com a participação de empresas públicas e privadas. As negociações já estão sendo encaminhadas pela RNP e pelos consórcios e o que está se apresentando como mais viável é instalar esses cabeamentos em paralelo a outros tipos de interligações já existentes, seja com as empresas de telefonia fixa e até com outras empresas emergentes no cenário de telecomunicações que compareceram ao Workshop. Quanto à questão custo, Ribeiro não quis arriscar nenhuma projeção por depender de variáveis que não são previsíveis agora, como o custo do acesso internacional que é pago em dólares, entre outras.

Rede Gaúcha no ar

A Metropoa (Rede Metropolitana da Grande Porto Alegre) está estável e no ar desde 14 de abril. Segundo Liane Tarouco, professora de Ciência da Computação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e coordenadora do consórcio, a rede está por enquanto acessível só aos consorciados. O consórcio gaúcho é capitaneado pela UFRGS e conta com a participação da PUC/RS, da Unisinos (Universidade do Vale dos Sinos), da Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul) e da empresa privada CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicações).

A rede gaúcha agora está sendo um laboratório contínuo de testes com a nova rede. "Vencemos os problemas da rede convencional e agora estamos constatando o que impacta a rede de alta velocidade e como melhor resolver os problemas eventuais", explica. Entre os mais recorrentes, são os "gargalos para transmissão de vídeos", mas circunscritos à máquina cliente. Por exemplo, um microcomputador com 64 Mb/RAM e 166 MHz não conseguiu receber a carga de dados das imagens em movimento, o que foi alcançado com outro micro com 300 MHz. Além disso, estão sendo feitos testes com softwares apropriados para várias aplicações e para avaliar o desempenho da super rede como um todo. A Metropoa está executando projetos em Internet2 para educação à distância, telemedicina e análise do ambiente ATM sob o ponto de vista de gerência.

Novo consórcio

Outro anúncio feito oficialmente durante o Workshop foi o da abertura de inscrição para um novo consórcio. A vaga surgiu devido à desistência do consórcio maranhense com a extinção da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão), órgão líder do grupo. Uma nova chamada foi lançada para o preenchimento desta vaga. O ProTeM-CC mantém uma página na Internet - http://www.cnpq.br/areas/sociedadeinformacao/protem-cc/edital.htm - com todas as orientações necessárias aos interessados em participar da reedição da chamada do Edital.







07.05.99
RNP2 debaterá a presença do mercado corporativo na formação da super rede
Estão confirmadas as presenças da 3 Com, IBM do Brasil e outras empresas, além de lideranças do I2 nos EUA e Canadá

A presença da iniciativa privada na formação da highway do século XXI também será discutida no "I Workshop RNP2 : Infra-estrutura para a Internet2 no Brasil", o primeiro encontro nacional para decidir os rumos das ReMAV (Redes Metropolitanas de Alta Velocidade, que operam a 155 Mbps), ponto de partida para a criação da RNP2 (a Internet2 no Brasil). Estão confirmadas as presenças de representantes das empresas 3 Com, IBM do Brasil, Cisco Systems e COPEL Telecomunicações, da EMBRATEL e da Telemar, além da estatal Petrobrás. As empresas vão discutir as suas estratégias na edificação da Internet2 no Brasil. O evento conta, ainda, com a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Bresser Pereira.

Para alavancar essa discussão, serão expostas as realidades de estruturação do projeto Internet2 nos EUA e Canadá. Ann O’Beay - diretora de assuntos corporativos da UCAID (University Corporation for Advanced Internet Development, organização que coordena a I2 nos EUA) - fará comunicação sobre a sua experiência como encarregada da interação com o mercado corporativo e sobre as oportunidades e vantagens que as parcerias com a indústria de telecomunicações proporcionam no mercado norte-americano. Já a estruturação da super rede canadense será exposta por John Coulter, da CA*Net 3. Entre outros aspectos, o Canadá está implantando uma infra-estrutura de rede ainda mais veloz que a I2, inteiramente baseada em tecnologias ópticas.

O "I Workshop RNP2 : Infra-estrutura para a Internet2 no Brasil" acontece nos dias 12 e 13 de maio no Hotel Bourbon (Rua Cândido Lopes, 102), em Curitiba. Os workshops serão apresentados por representantes dos 12 consórcios ReMAV espalhados em todo o País, fruto da parceria entre empresas públicas, privadas e universidades. O evento ainda reunirá mais de 150 participantes e convidados. A promoção do evento é do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a realização é de responsabilidade da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) e do ProTeM-CC (Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação) e a organização pelo CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software).







05.05.99
RNP participa de mais um encontro anual do projeto Internet2
Confirmada a presença de diretora da UCAID no I Workshop RNP2, em maio

O coordenador geral da Rede Nacional de Pesquisa, José Luiz Ribeiro Filho, participou nos dias 27 e 28 de abril do "Int-2 Member Meeting", em Washington, EUA, onde pôde acompanhar os recentes avanços do Internet2. Anualmente são realizados dois encontros do projeto I2 norte-americano, onde são apresentadas palestras sobre as atividades do projeto nos níveis de infra-estrutura, serviços (middleware) e aplicações. Além das palestras, o evento tem também o objetivo de promover a integração das instituições participantes.

Durante o encontro, o coordenador geral da RNP teve a oportunidade de confirmar a presença da diretora de assuntos corporativos da UCAID (University Corporation for Advanced Internet Development, organização que coordena o I2, criada em outubro de 1997 e composta por membros de universidades norte-americanas), Ann O'Beay, para fazer o keynote speech do I Workshop RNP2, nos próximos dias 12 e 13 de maio, em Curitiba. Ann, encarregada da interação com as empresas, falará sobre as oportunidades e vantagens que as parcerias da indústria de telecomumicações e redes com o projeto I2 vêm proporcionando. Também já está confirmada a presença do diretor técnico do projeto canadense CA*net 3, Jonh Coulter, que está implantando uma infra-estrutura de rede ainda mais veloz que a I2, inteiramente baseada em tecnologias ópticas, como WDM (multiplexação por comprimento de onda).

A participação nos encontros do I2 tem sido aberta a todos os países interessados em acompanhar ou se integrar à nova rede. O Brasil, representado pela RNP, vem participando desses encontros desde 1996, quando o projeto foi idealizado.

De acordo com sua política de promover o desenvolvimento e a disseminação das tecnologias do I2, a UCAID vem realizando acordos de cooperação internacional, através da assinatura de protocolos de intenções com instituições responsáveis pela administração das redes acadêmicas em outros países. Uma das condições para a assinatura desses acordos é a disponibilidade de uma conexão de pelo menos 34 Mbps com o backbone I2 nos EUA, de prefência por meio de fibra óptica, a fim de assegurar a qualidade necessária para as aplicações interativas. Assim, com a entrada em operação do novo cabo de fibras ópticas ligando o Brasil aos EUA, prevista para o final deste ano, o Brasil poderá formalizar sua participação no Internet2.






21.04.99
Educação e saúde são as primeiras aplicações na Internet no país
12 consórcios de empresas públicas e privadas estão implantando planos que viabilizam a highway virtual do século XXI

A Internet2 brasileira está surgindo e a Medicina e a Educação são duas das áreas que já vislumbram os benefícios que ela trará. Este é o quadro que será exposto durante o "I Workshop RNP2: Infra-estrutura para a Internet 2 no Brasil", o primeiro encontro nacional para decidir os rumos das REMAV - Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (que operam a 155 Mbps), pontos de partida para a criação da RNP2 (a Internet2 no Brasil). Os workshops serão apresentados por representantes dos 12 consórcios REMAV, que estão espalhados geograficamente por todo o País e são fruto da parceria entre empresas públicas, privadas e universidades. O evento reunirá, ainda, mais de 150 participantes e convidados, nos dias 12 e 13 de maio no Hotel Bourbon (Rua Cândido Lopes, 102). A promoção do evento é do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a realização é de responsabilidade da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) e do ProTeM-CC (Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação) e a organização pelo CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software).

Exames cardiológicos, TV a cabo e trânsito
Liderado pela USP (Universidade de São Paulo), o consórcio da rede paulistana prioriza a tele-medicina para, entre outros avanços, possibilitar a troca de imagens resultantes de exames médicos cardiológicos realizados em tempo real. Em princípio, as aplicações de tele-medicina deverão incluir o INCOR (Instituto de Coração) do Hospital das Clínicas e a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. As de tele-educação deverão mobilizar esforços da PUC-SP e da NET (Operadora de TV a Cabo).

A METROPOA (Rede Metropolitana de Alta Velocidade de Porto Alegre) também desenvolve um sistema de videoconferência e acesso a multimídia interativa para uso em tele-medicina e em educação à distância. O grupo gaúcho é liderado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e conta com a participação da PUC/RS, da Unisinos (Universidade do Vale dos Sinos), da Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul) e da CRT (Companhia Riograndese de Telecomunicações). Monitorar em tempo real o trânsito viário em pontos estratégicos em Porto Alegre para acompanhamento e educação de trânsito é outro propósito da rede local. Aliado a um sistema de atendimento ao cidadão que vai disponibilizar informações ao público em geral, através de estação multimídia interativa instalada no Centro de Atendimento ao Cidadão.

Em um dos principais pólos tecnológicos brasileiros, o consórcio liderado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) contemplará as áreas de saúde e educação nas redes de alta velocidade com experimentos em transmissão de eventos e tecnologias para educação à distância e no ensino dirigido à área médica. A Unicamp também desenvolve a pesquisa de potenciais usos dessas novas tecnologias na formação e trabalho de professores, bem como transmissão de seminários e cursos para a comunidade acadêmica. As tecnologias em teste incluem servidores para chat, áudio e vídeo e prometem facilitar o processo de comunicação que determina qualquer atividade de aprendizagem. Na área da Saúde, o projeto avaliará o desempenho de aplicações de tele-diagnóstico baseado em consultoria remota, objetivando apoiar atividades de atendimento de saúde em regiões sem infra-estrutura médica adequada ou em situações emergenciais. Participam ainda do consórcio a Embrapa, a Prefeitura Municipal de Campinas e a operadora de TV a cabo Net-Campinas.

Em São Paulo e Campinas, a Net Canal também participa dos respectivos consórcios, apresentando projetos de melhor transmissão de seus serviços com tecnologia de ponta. Nas duas cidades, a empresa está contribuindo na oferta de infra-estrutura de rede instalada, cooperando na operação e identificação de fatores limitantes da gerência da qualidade do serviço, além de implantar um servidor de vídeo para uso das aplicações desenvolvidas no perímetro dos consórcios.

RNP
A RNP é um programa do MCT, apoiado e executado pelo CNPq, cuja principal função é operar um serviço de backbone nacional na Internet voltado à comunidade de ensino e de pesquisa, desde 1991. Atualmente, a RNP conecta 26 estados brasileiros, interligando dezenas de milhares de computadores em mais de 800 instituições em todo o país. A utilização de sua infra-estrutura permite o desenvolvimento concreto de uma rede Internet brasileira voltada para educação e pesquisa, com tecnologia comparável a dos países mais avançados.

A formação dos consórcios foi resultado de um edital lançado pela RNP e pelo ProTeM-CC, em 1997, para formar grupos com empresas públicas e privadas, aliadas a universidades, visando a implantação da Internet2 no Brasil. Os grupos selecionados receberam para o desenvolvimento dos projetos equipamentos de rede e servidores com tecnologia ATM equipados com portas a 155 Mbps. Os equipamentos são da IBM, derivados de uma parceria com a RNP. A fase seguinte desse processo deverá promover a integração, em nível nacional, das diversas redes metropolitanas de alta velocidade, formando assim o primeiro estágio do backbone nacional de alto desempenho.

Em 1998, o orçamento total da RNP foi de cerca de R$ 15 milhões, equivalente a US$ 12,5 milhões na época. Desta cifra, o governo federal investiu R$ 9,7 milhões. A RNP conta ainda com recursos da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, do MEC - Ministério da Educação, do CNPq e recursos e equipamentos obtidos junto à empresas através da Lei 8.248 (Lei de Informática).




14.04.99
Curitiba vai sediar primeiro workshop sobre Internet2 do país
A Nova Rede Mundial de computadores supera em velocidade a que conhecemos em 45 mil vezes. Isto é, poderá trocar dados a 2,4 Giga por segundo

A Internet2 – potente infovia que sucederá a atual estrutura de Internet – vai ser alvo de discussão pela primeira vez no País em Curitiba, onde acontece o “I Workshop RNP2 : Infra-estrutura para a Internet2 no Brasil”. O evento reunirá mais de 150 participantes e convidados que vão demonstrar os seus trabalhos e projetos de implantação dos consórcios de Rede Metropolitana de Alta Velocidade (REMAV), ponto de partida para a criação da RNP2, a Internet 2 no Brasil. A promoção do evento é do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a realização é de responsabilidade da RNP (Rede Nacional de Pesquisas) e do ProTeM-CC (Programa Temático Multi-institucional em Ciência da Computação) e a organização pelo CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software). Os trabalhos vão ocorrer em 12 e 13 de maio no Hotel Bourbon (Rua Cândido Lopes, 102). As palestras previstas serão apresentadas por técnicos de operadoras de telecomunicações, de empresas fornecedoras de tecnologias e equipamentos de redes e de entidades governamentais ligadas a C&T.

O projeto da Internet2 brasileira teve início em outubro de 97, quando a RNP e o ProTeM-CC – com o apoio do CNPq - iniciaram uma campanha de estímulo para a sua implantação, chamada Projetos de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (REMAV). A previsão é de que, até o final do ano, universidades, centros de pesquisa e empresas brasileiras estejam usando esse tipo de rede em caráter experimental. A RNP está projetando uma nova infra-estrutura para montar a rede Internet2 em várias cidades do País, como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Curitiba, que será o novo backbone de alto desempenho para a comunidade acadêmica, o RNP2.

Entre outras possibilidades, esta nova infovia vai oferecer protocolos e serviços exclusivos capazes de garantir alta qualidade para o usuário final, como as aplicações que utilizam multimídia e interatividade em tempo real. Em termos de desempenho e velocidade, uma enciclopédia de 15 volumes consumiria apenas 1 segundo para percorrer dois pontos da nova estrutura.

A Internet2 já está sendo utilizada, nos EUA, para acompanhamento à distância de experiências de operações cirúrgicas transmitidas com imagens de alta resolução. Ao todo, já estão instalados para esse fim 21 mil quilômetros de fibra óptica. Pesquisadores também podem fazer simulações via rede, com gráficos em três dimensões, e hospitais obtêm diagnósticos on-line de doenças.

Internet2 nos EUA
A exemplo da tradicional Internet, a nova highway é uma rede de computadores que interliga os meios científico e acadêmico. Já em funcionamento nos EUA, o diferencial da Internet2 é a utilização de fibra óptica como infra-estrutura básica. Em números, representa troca de dados a 2,4 gigabits por segundo, 45 mil vezes mais que os atuais modems de 56 Kbps. O projeto começou a ser desenvolvido em outubro de 96 e já consumiu mais de US$ 500 milhões em investimentos. Apenas pesquisadores de 70 universidades norte-americanas e patrocinadores (como IBM, Cisco e Nortel) têm acesso à rede e 140 universidades que contribuíram para o projeto devem utilizá-la a partir do ano 2000.

RNP
A RNP é um programa do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), apoiado e executado pelo CNPq, cuja principal função é operar um serviço de backbone nacional na Internet voltado à comunidade de ensino e de pesquisa, desde 1991. Atualmente, a RNP conecta 26 estados brasileiros, interligando dezenas de milhares de computadores em mais de 800 instituições em todo o país. A utilização de sua infra-estrutura permite o desenvolvimento concreto de uma rede Internet brasileira voltada para educação e pesquisa, com tecnologia comparável a dos países mais avançados.



 

educon@cits.br

Ministério da Ciência e Tecnologia
Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Rede Nacional de Pesquisa
Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação


Centro Inetrnacional de Tecnologia de Software