Novos rumos: as redes avançadas brasileiras nos próximos cinco anos

9º Workshop RNP

Apresentação

Desde sua fundação, a RNP assumiu o desafio de olhar para o futuro das redes de computadores de uma maneira inovadora. Foi assim quando introduziu as Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs), quando criou a rede experimental do Projeto Giga, quando construiu a primeira rede óptica nacional da América Latina e, mais recentemente, quando começou a implantar o programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). À evolução da infra-estrutura associam-se novas possibilidades de uso, com o conseqüente desenvolvimento de tecnologias, aplicações e serviços inovadores.

Todos os anos, desde 1999, a RNP se reúne por dois dias, em maio, com seus usuários e colaboradores da comunidade acadêmica para discutir o caminho das redes no Brasil e no mundo. Participam especialistas de outros países, pioneiros das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e grupos de trabalho (GTs) de inovação. Em 2008, este encontro foi realizado no Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 de maio.

A agenda do 9º Workshop RNP focou no desafio de redesenhar a infra-estrutura e a tecnologia da rede Ipê para atender as novas demandas de comunicação possibilitadas pelo amplo acesso a tecnologias ópticas e sem-fio. Além disso, foram apresentados os resultados parciais do Programa de Grupos de Trabalho (GTs) da RNP 2007-2008 e discutidas novas tecnologias de rede, visando a um cenário cada vez mais diversificado de aplicações, com transmissão de mídias de alta definição e massivas transferências de dados convivendo com o tradicional acesso à Internet.

RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Patrocínio Platina

Oi

Patrocínio Ouro

PadTec

Patrocínio Prata

Global Crossing


Patrocínio Bronze

Embratel

Extreme Networks

Foundry Networks

Inter Quattri

Metrocable


Rede Ipê