RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Videoconferência 
 

Videoconferência na RNP

A RNP tem realizado experimentos com tecnologias de videoconferência para redes IP, visando à implantação de um serviço de videoconferência no backbone RNP2 que possa beneficiar toda a comunidade de ensino e pesquisa do país, sendo seu foco principal o estudo de soluções para videoconferência compatíveis com o padrão H.323 da ITU-T.

Histórico do desenvolvimento da tecnologia na RNP

A RNP implantou um piloto de videoconferência entre seus núcleos (Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Recife) para teste deste serviço. O projeto foi desenvolvido pelo Serviço de Suporte a Operações da RNP (SSO) e serviu como base para a elaboração de um modelo a ser estendido a todo o backbone RNP2.

Os resultados do projeto piloto foram consolidados em relatórios do SSO. Alguns programas e procedimentos adotados estão disponíveis para download das instituições usuárias do RNP2. Nesta página você encontrará informações sobre o projeto, bem como sugestões de sites e textos de referência

Solução adotada pela RNP

A RNP, através do backbone RNP2, viabiliza a realização de videoconferências para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. No momento, a solução disponível está integrada a um serviço norte-americano de videoconferência: o Virtual Rooms Videoconferencing System (VRVS), do Instituto de Tecnologia da Califórnia (California Institute of Tecnology - Caltech).

Virtual Rooms Videoconferencing System

O VRVS é um sistema composto por uma malha de refletores espalhados por vários países. Através do VRVS, o usuário tem à sua disposição salas virtuais com recursos para compartilhamento de aplicações e bate-papo, que podem ser usados para videoconferência e transmissão de eventos. A RNP, com a aprovação e o suporte da Caltech, mantém em seu backbone refletores que são utilizados quando alguém no Brasil acessa uma das salas do VRVS. A aplicação é ideal para projetos que envolvam ensino a distância e reuniões de grupos de pesquisa. Os usuários podem utilizar um computador pessoal com suporte multímidia e webcam ou equipamentos específicos de videoconferência.

Videoconferência

Para acessar o serviço de agendamento do VRVS é necessário cadastrar-se no site do programa. Ao fazer isso, o usuário tem seu registro (profile) automaticamente associado ao endereço do refletor mais próximo. Portanto, no caso dos usuários do backbone RNP2, seus cadastros estarão associados ao refletor da RNP, o qual ficará responsável pelo controle do tráfego com os outros participantes.

Embora os refletores espalhados pelo mundo sejam responsáveis pela eficácia do serviço, os usuários comuns não precisam se preocupar com este detalhe técnico, uma vez que o agendamento e o acesso às salas virtuais são feitos de forma centralizada no site do VRVS.

O que a RNP está fazendo

Os estudos e experimentos realizados na RNP com videoconferência têm possibilitado um melhor conhecimento das soluções de videoconferência disponíveis no mercado e têm viabilizado a comunicação entre grupos internos de trabalho, como o Serviço de Suporte a Operações, o Centro de Engenharia e Operações e a Diretoria de Administração.

Neste momento, encontra-se em andamento a implantação de um serviço de videoconferência com recursos da RNP e de parceiros, que visa a disponibilizar, às instituições usuárias da RNP, salas virtuais para videoconferências multiponto, com sistema de agendamento automático e gravação de sessões.

A RNP também é membro da iniciativa Internet2 Commons, vinculada ao projeto Internet2 dos Estados Unidos. Através desta associação, a RNP troca experiências com grupos que realizam videoconferência em redes avançadas do mundo inteiro.

Mais informações:




Veja também:

Videoconferência

Mais informações sobre serviços de videoconferência oferecidos pela RNP