![]() | Guia do usuárioDescriçãoO serviço de videoconferência da RNP é implantado através de uma MCU (Multipoint Control Unit), que atualmente suporta o acesso de clientes no protocolo H.323. Portanto, para utilizar o serviço, os endpoints devem, necessariamente, ter suporte a este padrão. Um endpoint de videoconferência é um hardware, normalmente instalado numa sala montada especificamente para este fim. No entanto, existem no mercado soluções que implantam esta funcionalidade a partir de um software que é utilizado com o auxílio de uma webcam e de um headset. Para realizar uma videoconferência entre dois pontos, não é necessário fazer uso do serviço da RNP, útil apenas em casos de videoconferências multiponto. Aliás, até para estas modalidades, há determinados modelos de endpoints que, mesmo que de forma limitada, conseguem fazer de três a cinco conexões simultâneas. O serviço de salas virtuais da RNP destina-se às instituições que queiram realizar uma videoconferência multiponto e que não possuem esta funcionalidade em seus respectivos endpoints ou no caso em que o número de pontos a serem conectados ultrapasse a capacidade do terminal. Além da MCU, a solução de videoconferência da RNP compreende também um gatekeeper. Isto porque, para fazer uso de uma sala virtual na MCU, é necessário que, antes, os endpoints sejam registrados em um gatekeeper. Por último, vale destacar que, embora a solução de videoconferência da RNP se destine a endpoints conectados através da Internet, é também possível aceitar conexões vindas da rede pública de telefonia (conexões do tipo ISDN). Dados para conexãoTodos os dados para conexão à MCU (gatekeeper, identificação da sala e número ISDN) são passados por e-mail ao solicitante da sala virtual, somente após a confirmação da reserva pelo sistema. AgendamentoA solicitação de uso do serviço de salas virtuais de videoconferência da RNP deve ser feita através do formulário disponível no site da organização, com, no mínimo, duas horas de antecedência. O usuário deve especificar dia, horário, número de participantes e sala que deseja utilizar. CapacidadeA capacidade atual do serviço de videoconferência da RNP é a seguinte:
Principais protocolosEstes são os principais protocolos suportados pelo serviço em questão:
Observação: Alguns dos protocolos acima (como o HDTV) só poderão ser utilizados pelos endpoints que também tiverem suporte aos padrões em questão. CapacitaçãoTer um técnico local capacitado em videoconferência é um passo importantíssimo para que o uso do serviço de videoconferência possa ser bem aproveitado. A RNP sugere os treinamentos específicos que são ministrados na Escola Superior de Redes (ESR) da organização. Uso de transparências em videoconferênciaTodas as salas virtuais da MCU da RNP utilizam o protocolo H.239, o qual viabiliza o compartilhamento de transparências entre os participantes de uma videoconferência. Para que todos os participantes possam visualizar a transparência, é necessário que cada um realize os seguintes procedimentos:
Para saber como ativar o protocolo H.239, deve-se consultar o manual do endpoint. Isto porque cada fabricante possui particularidades em relação à interface de administração do seu equipamento. HomologaçãoComo o sucesso de uma videconferência não depende somente dos endpoints, mas também de uma boa conectividade com a MCU da RNP, atualmente a organização está desenvolvendo um procedimento de homologação para instituições que desejem aderir ao serviço. Ao realizarem este processo, a instituição cliente poderá então fazer eventuais adequações na sua topologia de rede com o objetivo de obter um melhor resultado no uso do serviço. |