RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
 

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é um Programa Prioritário de Informática da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (Sepin/MCT). Este programa prevê a manutenção de uma rede acadêmica nacional que seja, ao mesmo tempo, uma infra-estrutura de alto desempenho para comunicação entre instituições de ensino e de pesquisa e um laboratório para testes e desenvolvimento de aplicações e tecnologias de rede avançadas.

Esta rede nacional – rede Ipê – alcança todos os 26 estados da Federação e o Distrito Federal. Possui capacidade suficiente para viabilizar não só o tráfego Internet de produção (navegação Web, correio eletrônico, transferência de arquivos), mas também o uso de serviços e aplicações avançadas e a experimentação. A rede dispõe de conexões internacionais próprias tanto com redes acadêmicas mundiais como para Internet de produção. O backbone da rede Ipê interliga cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa nacionais, atendendo a um público estimado em 1 milhão de usuários.

A manutenção e a atualização da Ipê é realizada pelo Programa Interministerial dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia (PI-MEC/MCT), através de contrato de gestão da Organização Social Associação RNP com o MCT. Além de contar com recursos públicos, a RNP capta recursos privados por meio de projetos com empresas de informática (Lei nº 8.248/91) e outras organizações.

Inovação

A RNP promove o desenvolvimento tecnológico de redes no Brasil. Ela apóia a utilização de redes Internet como facilitadoras do progresso da ciência e da educação em geral e incentiva o desenvolvimento de tecnologias na área de redes e aplicações inovadoras.

A RNP atua, ainda, na capacitação de recursos humanos para operação dos 27 pontos de presença (PoPs – points of presence) da rede Ipê, em áreas como segurança de redes, gerência IP, roteamento, redes de alta capacidade, administração de sistemas, novos protocolos e serviços.

A Ipê integra dois tipos de serviços: backbone para produção e backbone para experimentação.

Backbone para produção

Nesta infra-estrutura são conectadas todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) indicadas pela Secretaria de Educação Superior do MEC e os Institutos de Pesquisa do MCT, além das agências e órgãos dos dois ministérios. Outras instituições de ensino e pesquisa, museus, hospitais, organizações não-governamentais, instituições de fomento e assemelhadas também fazem uso da rede acadêmica desde que enquadradas na política de uso da mesma.

Backbone para experimentação

A infra-estrutura também está apta a dar suporte às aplicações avançadas Internet2, incluindo bibliotecas digitais, ensino e conferências a distância, entre outras. Nesta rede são realizadas pesquisas para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Estas tecnologias constituem a base da nova Sociedade do Conhecimento; seu domínio e uso são essenciais para o desenvolvimento do país. Neste sentido, a própria rede se constitui como um laboratório nacional no qual os experimentos de TIC são realizados, permitindo que seus resultados beneficiem mais rapidamente nossos clientes.




Veja também:

Rede Ipê

Informações sobre a rede Ipê, instituições conectas, pontos de presença e iniciativas de redes integradas.


Notícias

AsRNP realiza assembléia geral

Reunião ordinária dos associados ocorrerá em agosto

[RNP, 21.07.2008]

20 anos de RNP

Nascimento da Internet acadêmica brasileira é comemorado em workshop

[RNP, 11.07.2007]

Retrospectiva 2006: uma Nova RNP

Rede avançada, aplicações inovadoras e capacitação com qualidade

[RNP, 08.01.2007]