Relatório Técnico do 1º Seminário de Capacitação em Redes Metropolitanas de Alta Velocidade REMAV/ATM
Adailton J. S. Silva
Julho de 1998
Documento N° RNP / REL / 0402
6. Apêndice A - Resumo Geral das Avaliações
6.2. Avaliação do Laboratório e Aulas Práticas
6.5. Avaliação da Qualidade do Material
Este documento apresenta o relatório técnico do 1º Seminário de Capacitação em Redes Metropolitanas de Alta Velocidade RNP/Protem.
Além de informações sobre a montagem do laboratório, são apresentados também alguns comentários a respeito da parte prática do curso, sobre o endereçamento ATM. No Apêndice A é apresentado um resumo geral das avaliações do curso feitas pelos participantes.
O material distribuído, com apostilha entitulada como "Rede ATM para a RNP" datava de 1995 com Copyright da IBM Brasil. Ou seja, é um material ultrapassado quase três anos. Em apenas um dia, com este material, foram abordados os seguintes tópicos:
- Características de Redes ATM :
- Características Gerais
- ATM Layer: Endereço, Célula NNI, Célula UNI e Label Swap
- ATM Adaptation Layer
- Operação
- Classic IP:
- RFCs 1577 e 1483
- LIS e ARP Server.
- Lan Emulation:
- LECS Lan Emulation Configuration Server
- LES Lan Emulation Server
- BUS Broadcast and Unknow Server
- LEC Lan Emulation Client
- Switch ATM:
- Características Gerais: 8285, 8260 e 8265
- Topologia
- CPSW
- Módulos de Media
- Instalando o 8260/65 ou 8285
- Configuração, Manutenção e Upgrade
- Sessão de Console do CPSW
- Switch Ethernet
- IBM 8271 EtherStreamer
- Cut-Through e Adaptative Cut-Through
- Estrutura Interna , Virtual Switching e Port Switching
- Filtragem MAC, EtherPIPE e Port Security
- Instalando e Configurando o Switch 8271
- Sessão de Console do 8271
- Virtual Switching Configuration
- Configuração IP e SNMP
- Spanning Tree and Port Configuration
- Roteador Modular: MSS e 2216:
- Características
- MSS/MAS e Estrutura de Processos
- Interface com o Usuário
- Sistema de Acesso
- Configurando Interfaces e Protocolos
- Configurações Gerais, Quick Config e OFFLINE
- Opções de Boot
- Distribuição de Vídeo:
- Características
- Arquitetura
- Codificação e Decodificação
- Comunicação
Todos os assuntos acima foram apresentados em apenas 8 horas (1 dia) e não foram abordados os protocolos MPOA (Multiprotocol over ATM) e nem PNNI-1 (Private Node-to-Node Interface 1). Este último é muito importante para a implementação de roteamento entre redes ATM.
Com base na lista de equipamentos sugerida, todo o laboratório ATM foi integralmente desenhado e montado pelo LCT, com a colaboração fundamental do SSO. Não existiu nenhum desenho e nem roteiro para as aulas práticas por parte da empresa contratada. A Figura 1 abaixo mostra a topologia geral da rede.
Figura 1 Topologia geral da rede ATM do laboratório
Através do acesso Internet disponibilizado na rede do laboratório, foi possível fazer download de versões mais atualizadas dos microcódigos dos switches. Estes microcódigos e outras informações serão disponibilizados em Web e incluídos no sistema de Mirror da RNP. Assim que as URLs estejam disponíveis, será informado através das listas de discussão dos consórcios.
Devido ao curto espaço de tempo entre a confirmação do seminários e o início do mesmo, e à falta de planejamento das aulas práticas solicitado à empresa contratada, uma das estações RS6000 e um dos microcomputadores PCs não foram devidamente instalados e configurados na rede ATM.
Além disso, logo após as aulas teóricas do primeiro dia, perdeu-se muito tempo (aproximadamente três horas) no início da noite aguardando o instrutor concluir algumas ligações telefônicas que pareciam ser de suporte técnico a outras empresas. Após esse período, as atividades de preparação e configuração transcorreram até as 02:30 horas. Isso poderia ter sido evitado se o tempo de preparação fosse maior e se instrutor chegasse a Campinas dois ou três dias antes do curso.
3.1 - Lan Emulation e Classical IP
Durante as demonstrações de configuração dos equipamentos surgiram alguns problemas imprevistos, que se prolongaram por aproximadamente 40 minutos. Isso tornou as aulas práticas bastante cansativas e monótonas. Apesar disso, foram apresentados vários aspectos interessantes da configuração dos equipamentos como: Lan Emulation com configuração de LES (Lan Emulation Server), LECS (Lan Emulation Configuration Server e LEC (Lan Emulation Client); e IP sobre ATM (Classical IP).
Não foi apresentado nenhuma configuração prática referente ao protocolo PNNI-1 (Private Node-to-Node Interface 1) e nem MPOA (Multiprotocol over ATM) porque os microcódigos dos switches estavam desatualizados e também porque não havia tempo hábil pra isso.
Como mostrado na Figura 1, nesse experimento foi instalada uma câmara de vídeo conectada à entrada do servidor VAN (Video Access Node) 8300. Na saída do outro servidor VAN foi instalado o canhão para apresentar a imagem num telão. A câmara de vídeo foi direcionada para captar a imagem de uma TV que estava ao lado do telão. Com isso deu para perceber visualmente o atraso da rede gerado na transmissão ATM, mas a qualidade da imagem era perfeita e sem paradas e saltos.
No segundo dia as atividades também transcorreram até por volta da 02:00 horas na tentativa de se configurar os servidores de vídeo do experimento citado acima.
Foi colocado pelo instrutor que seria interessante a solicitação à IBM de um kit de CDs com documentação dos produtos e manuais de procedimentos. As referencias para esse kit são:
- SK2T-6022: IBM Networking and System Management Redbooks Collection Kit
- SK27-6012: Networking System Collection
Alexandre Grojsgold anotou estas referências para tomar as providencias cabíveis. Seriam necessários 107 kits, sendo 72 para as instituições dos consórcios, 30 para os POPs e 05 para os núcleos da RNP.
Durante a parte teórica do curso foi discutida também algumas questões referentes ao endereçamento ATM. O endereçamento ATM único será imprescindível para a futura integração das redes metropolitanas dos consórcios e para o sucesso do projeto como um todo.
Indiquei que a RNP estaria estudando e definindo o melhor método para o endereçamento ATM hierárquico integrado, baseado em um dos métodos de endereçamento: DCC (Data Country Code) ou ICD (International Country Designator); com a seguinte subdivisão dos 20 bytes de endereços: rede nacional, rede regional, rede metropolitana, rede de campus, subredes, grupos, subsistemas e sistema final (dispositivo do usuário).
De uma forma geral o curso foi razoavelmente proveitoso, mas bastante cansativo. Os resultados e comentários das avaliações apresentadas no Apêndice A reflete o curso com um todo. Realmente se houvesse um tempo maior para planejamento (período entre a confirmação do curso e sua efetivação), muitos dos problemas e críticas teriam sido minimizados.
Foram criadas duas novas listas http://listas.protem.cnpq.br/ (RMAVTEC rmavtec@protem.cnpq.br e RMAVADM rmavadm@protem.cnpq.br, para discussões de temas técnicos e administrativos respectivamente.
Outro aspecto que deve ser considerado é que, dos assuntos apresentados no item 2 do presente relatório, apenas 01 dia é muito pouco tempo para se abordar tantos assuntos de uma única vez.
Vale lembrar também a questão de se definir rapidamente o esquema de endereçamento ATM a ser utilizado pelos consórcios. Este esquema já deve prever integração com um possível backbone ATM da Rede Nacional de Pesquisa.
Organização : RNP/PROTEM (Nelson Simões, Adailton Silva, Celso Capovilla e Wilma Silva, pela RNP; Wagner Meira e Renata Rocha, pelo Protem)
Local e Data: Campinas, SP, 01 a 03 de Julho de 1998
Instrutor : Omar Cascudo Rodrigues (Workers Informática)
Participantes: 30 (lista anexa) , dos quais 22 responderam ao questionário de avaliação.
1. Ótimo, 2. Bom, 3. Regular, 4. Ruim, 5. Péssimo.
Tópicos |
Avaliação do Instrutor |
Domínio do Assunto |
Ótimo |
Clareza e objetividade na transmissão dos conhecimentos |
Bom |
Metodologia utilizada |
Bom |
Habilidade em manter o interesse da turma |
Bom |
Relacionamento com os participantes |
Bom |
Organização e Planejamento |
Bom |
Comentários adicionais:
- Necessidade de roteiro era essencial, devido a grande quantidade de informações transmitidas;
- Surgimento de diversos imprevistos no laboratório demostrou falta de preparação prévia;
- Faltou uma pré-avaliação dos participantes quanto ao conteúdo do curso.
6.2. Avaliação do Laboratório e Aulas Práticas
Utilizando uma escala de 1 a 10, foi avaliada a estrutura do laboratório e a parte prática como um todo.
Nota para o laboratório: [ 7 ]
Comentários adicionais:
- Nas aulas práticas faltaram roteiro, material de apoio e participação mais ativa no processo de configuração dos equipamentos;
- Os participantes poderiam ter tido mais contato com os equipamentos;
- Estrutura do laboratório foi boa;
- Criação de grupos visando exercícios práticos seria interessante;
- Os equipamentos deveriam ser iguais aos enviados para os consórcios;
- Falhas imprevistas, na demonstração de alguma atividade, tenderam a dispersar a atenção do grupo. Para corrigir esse problema, melhor seria mudar para outra atividade, quando possível, e retornar ao problema em outra oportunidade;
- Surgiram problemas que demonstraram que as práticas não foram previamente testadas antes de serem apresentadas.
Em que medida foram atendidas as expectativas do participante com relação ao treinamento. Comentados principalmente os pontos em que as expectativas não tenham sido atendidas:
As expectativas foram atendidas, mas faltaram exercícios práticos.
Comentários adicionais:
- Faltaram equipamentos para que os participantes realmente pudessem trabalhar onde surgiram as dúvidas;
- Faltou a apresentação prévia do processo de configuração;
- Necessidade de apresentação de um diagrama com os objetivos e o que seria feito (SVC, PVC, de quem para quem, quais portas, sub-redes), para facilitar o treinamento;
- Treinamento foi centrado em classical IP e Lane; como a ATM é um ambiente operador de serviços, poderia ter sido explorado as riquezas do ATM;
- Foi feita uma exposição satisfatória dos problemas que podem ocorrer na configuração dos equipamentos;
- As dúvidas e os grandes problemas só surgirão quando, de fato, estiverem instalando os equipamentos na situação real, mas, sem dúvida tudo seria bem mais complicado sem esta experiência
Utilizando uma escala de 1 a 10, foi avaliado o seminário como um todo.
Nota para o seminário: [ 8 ]
Comentários adicionais:
- Evento fundamental para o início dos trabalhos do projeto. O volume de informações conseguidas em tão pouco tempo é bastante significativo;
- Equipamentos ainda não foram distribuídos por completo entre os consórcios;
- Não possibilitou que os participantes saíssem com experiência prática maior;
- Foi muito bom porque foi dada uma ajuda inicial muito boa para que todos os consorciados tivessem um conhecimento mínimo para instalar os equipamentos e entender o que está acontecendo;
- Falta de sequência;
- Acomodações e atendimento estavam excelentes, instrutor muito bom, participantes de alto nível, porém deficiência no material que deveria conter passos da configuração;
- Tempo alocado para o assunto poderia ser maior;
- Boa organização e bom aproveitamento no conhecimento da tecnologia ATM com relação aos equipamentos IBM.
6.5. Avaliação da Qualidade do Material
Quanto à qualidade do material de apoio distribuído :
1. Ótimo, 2. Bom, 3. Regular, 4. Ruim, 5. Péssimo. No caso da avaliação corresponder a 3, 4 ou 5, foram comentados pontos a melhorar no material:
Avaliação: [3 ]
Comentários adicionais:
- Material deveria ser mais didático, incluindo principalmente os detalhes da configuração dos equipamentos com instruções passo-a-passo, pois o material usado foi apenas cópia das transparências;
- Poderia ser mais ilustrativo e explorando melhor a tecnologia ATM;
- Faltou descrição dos comandos necessários para realizar uma operação.
Temas ou tipos de treinamento relativos a serviços da RNP que seriam de interesse/necessidade do participante:
- Redes Gigabit Ethernet e IP swithed, com comparação com a tecnologia ATM;
- Tecnologia ATM e IP versão 6;
- Treinamento em DQDB (Switch Siemens);
- Gerenciamento SNMP e RMON e Segurança de Redes;
- Multicasting e M-Bone;
- Aplicações para Redes de Alto desempenho;
- Qualidade de Serviços (Q.S) em ATM;
- Roteamento na Internet.
- Necessidade de criação/ subdivisão da lista REMAV (parte técnica/parte administrativa);
- Disponibilização de cópia das sessões de configuração dos equipamentos antes do curso, seria mais fácil para acompanhar e visualizar os procedimentos abordados;
- O seminário deveria ter sido desenvolvido em 3 tópicos: aulas práticas/teóricas; ATM; Classic IP e Lan Emulation.