Endereçamento ATM para o Brasil – Subsídios e Recomendações para a ABNT

 

 

Adailton J. S. Silva

4 de novembro de 1998

 

 

 

VERSÃO PRELIMINAR

 

Sumário

1. Introdução

2. Antecedentes

3. Terminologia

4. Formatos de Endereços ATM

4.1 Endereços E-164

4.2 Endereços NSAP

5. Recomendações e Comentários

6. Referências

Apêndice A - Code for the Representation of Names of Countries - Isso Country Code

 

    1. Introdução
    2. Este documento apresenta os formatos de endereços ATM (Asyncrhonous Transfer Mode) definidos pelo ITU-T e ATM Forum, com subsídios, informações básicas e recomendações para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

      O que se pretende com este documento é despertar discussões e gerar diretrizes para a solicitação de endereços aos órgão competentes e definição de procedimentos formais para organização, controle, alocação e distribuição oficial de endereços ATM no Brasil, através da formação de um comitê para tratar do assunto e da organização e disponibilização pública das informações em Web.

       

    3. Antecedentes
    4. Cada vez mais despontam aplicações multimídia que demandam mais e mais largura de banda, que necessitam de redes de longa distância de alta velocidade com integração de voz, dados e imagem, e com garantia da qualidade de serviços. A tecnologia ATM promete atender a todos esses requisitos. O que se vê atualmente é o surgimento de muitos projetos de redes metropolitanas e de longa distância baseados nessa tecnologia, a exemplo da Internet-2, apenas para citar um dos principais.

      Como iniciativas para redes eletrônicas e aplicações do porte da Internet-2 no Brasil, a Rede Nacional de Pesquisa e o PROTEM lançaram em outubro de 1997 o Edital - Projeto de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade. O fato é que, no estágio em que se encontram os projetos submetidos a este edital, faz-se necessária e urgente a definição de um esquema oficial e público de registro de endereços ATM.

      Esta é apenas uma das demandas emergentes e, à medida que a tecnologia ATM avança e ganha mercado, surgirão muitas outras. Por isso, desde já é necessária a organização e definição de endereços ATM ao nível nacional e com respaldo internacional, ou seja, com o reconhecimento das entidades nacionais e internacionais de padronização.

       

    5. Terminologia
    6. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

      AESA - ATM End System Address

      AFI - Address and Format Indicator

      ATM - Asynchronous Transfer Mode

      ASP - ATM Service Provider

      DCC - Data Country Code

      DSP - Domain Specific Part

      ESI - End System Indentifier

      ICD - International Code Designator

      IDI - Initial Domain Identifier

      ILMI - Integrated Local Management Interface

      ITU-T - International Telecommunications Union - Telecommunications Sector

      ISO - International Standards Organization

      HO-DSP - High-Order Domains Specific Part

      ISDN - Integrated Service Digital Network

      MAC - Media Access Control

      NSAP - Network Service Access Point

      PNNI - Private Network-Network Interface ou Private Node-Node Interface

      PVC - Permanent Virtual Circuit

      RA - Registration Authority

      SA - Sponsoring Authority

      SIG - Signalling

      SPVC - Soft PVC

      TCP/IP - Transmission Control Protocol/Internet Protocol

      UNI - User Network Interface

       

    7. Formatos de Endereços ATM
    8. De acordo com as especificações do ATM Forum, um endereço ATM ou AESA (ATM End System Address) como apresentado na Figura 4.1 abaixo, é um identificador de 20 octetos que unicamente identifica uma interface UNI, pública ou privada, de um sistema ATM; ou a equivalente interface virtual como, por exemplo, a identificação de ponto de uma conexão SPVC. Dos 20 octetos, os 13 mais significativos são utilizados como prefixo de rede e os 7 restantes são usados para identificar o sistema (ESI).

    Prefixo de Rede

    End System Indentifier

    Figura 4.1: Formato do endereço ATM

    As especificações do ATM Forum definem duas categorias de endereços: E.164 e NSAP (ICD e DCC). Cada um dos três formatos utilizados nas especificações UNI 3.1, SIG 4.0, ILMI 4.0 e PNNI 1.0 são apresentados a seguir.

     

4.1. Endereços E-164

      Os endereços ATM E.164 são baseados nos endereços definidos pela ITU-T, também chamados de endereços ITU-T E-164. Estes endereços são os mesmos utilizados nas redes públicas de telefonia e ISDN, no qual são declarados de um a três dígitos para representar o código da região. Em geral o código da região representa um país, exceto para os Estados Unidos e Canadá que compartilham o mesmo código.

      As especificações ITU-T E-164 também definem o tamanho do endereço de até, no máximo, 15 dígitos. Em cada região ou país a instituição autoridade de registro define como estruturar o plano de numeração telefônica.

       

       

      AFI

      E-164

      HO-DSP

      End System Indentifier

      Sell

      < IDI >                                         DSP

      Figura 4.2: Formato do endereço AESA E-164

      Os endereços ITU-T E-164 também são chamados de endereços E-164 nativos, para diferenciá-los dos endereços ATM E-164, que na verdade são endereços AESA com endereços E-164 embutidos no prefixo de rede. Os campos AFI, HO-DSP e Sel são descritos nos itens seguintes.

       

4.2. Endereços NSAP

    Os endereços ATM NSAP são derivados dos endereços originais NSAP definidos pela ISO (ISO NSAP). Como apresentado nas Figuras 4.3 e 4.4, os endereços ATM NSAP dividem-se em duas categorias: endereços DCC e ICD.

     

     

    AFI

    DCC

    High Oorder – Domain Specific Part

    End System Indentifier

    Sel

    < IDI >                                            DSP

    Figura 4.3: Formato do endereço AESA NSAP DCC

     

     

     

    AFI

    ICD

    High Oorder - DSP

    End System Indentifier

    Sel

    < IDI >                                             DSP

    Figura 4.4: Formato do endereço AESA NSAP ICD

     

    AFI - Address and Format Indicator (ou ainda Authority and Format Indicator): determina o tipo de endereço AESA DCC (39), ICD (47) ou E.164 (45), e também indica qual autoridade pode assinalar ou atribuir os códigos (estrutura e valores dos campos) no restante do AESA. Para redes privadas sem a necessidade se registrar endereços e sem conexão a um ASP (uso local ou privativo), o AFI é 49;

    DCC - Data Country Code: endereço assinalado pela autoridade nacional de cada país. Cada país é livre para decidir a estrutura e as regras para a distribuição destes endereços. Para os endereços DCC o AFI é 39 e o valor do campo DCC indica o código do país. No caso do Brasil o DCC é 076, conforme apresentado no Apêndice A;

    ICD - International Code Designator: endereço a ser utilizado por organizações internacionais reconhecidas pelos seus países e pelo ITU-T. O ITU-T restringe a distribuição desses códigos através de um processo de qualificação. O AFI é 47 e o valor do campo ICD indica a organização à qual foi alocado o ICD;

    E.164 - um AESA E.164 é formado incluindo um endereço E.164 válido numa parte do AESA (ver Figura 4.2 acima). Números de serviços como, 0800 por exemplo, não são aceitos. Quando os campos HO-DSP, ESI e Sel são todos zero, as especificações do ATM Forum reconhecem o endereço como um endereço E.164 nativo, também chamado de AESA embedded E.164. o AFI é 45;

    HO-DSP - High-Order Domain Specific Part: campo definido (estrutura, delegação, etc.) pela autoridade que controla o AESA;

    ESI - End System Identifier: igualmente a um endereço MAC ethernet IEEE 802.3, este é o campo que identifica o endereço da interface ATM. Cada sistema final utiliza um código derivado de numerações do IEEE, que são únicos (ou quase);

    Sel - Selector: este campo é utilizado pelo sistema final para propósitos internos. Tipicamente para identificar um módulo interno para tratar chamadas de entrada, semelhante aos números de portas TCP/IP.

     

5. Recomendações e Comentários

Em http://www.fei.org.uk/fei/dcc-nsap.htm [2], site da autoridade internacional de registro, verifica-se que os trabalhos são realizados de acordo com a norma ISO/IEC 6523. Esta é uma das principais normas que a ABNT deverá seguir. O comitê técnico responsável é o ISO/IEC JTC1/SC6.

Na ISO (http://www.iso.ch/infoe/agency/6523.htm), a autoridade de registro está como: ISO 6523:1984 Data interchange -- Structures for the identification of Organizations - Registration Authority:

c/o British Standards Institution
389 Chiswick High Road
London W4 4AL
United Kingdom
Telephone: + 44 181 996 9000
Telefax: + 44 181 996 7400
Telex: 82 57 77 bsi mk g"

Outros dois links que tratam do registro de endereços ATM são:

Endereços ATM DCC (Data Country Code) NSAP
http://www.fei.org.uk/fei/public/dcc-why.htm

Endereços ATM ICD (International Code Designator) NSAP
http://www.bsi.org.uk/disc/iota.html

Para o Plano Nacional de Normalização (PNN) da ABNT, provavelmente teremos as seguintes normas e recomendações pertinentes, na ordem de prioridade:

1) ISO/IEC 8348:1996 Information technology -- Open Systems Interconnection -- Network Service Definition;

2) ISO 6523:1984 Data interchange -- Structures for the identification of organizations;

3) ISO/IEC DIS 6523-1 Information technology -- Structure for the identification of organizations and organization parts -- Part 1: Identification of organization identification schemes;

4) ISO/IEC DIS 6523-2 Information technology -- Structure for the identification of organizations and organization parts -- Part 2: Registration of organization identification schemes;

5) ISO 3166-1:1997 Codes for the representation of names of countries and their subdivisions -- Part 1: Country codes;

6) ISO/DIS 3166-2 Codes for the representation of names of countries and their subdivisions -- Part 2: Country subdivision code;

7) ISO/DIS 3166-3 Codes for the representation of names of countries and their subdivisions -- Part 3: Code for formerly used names of countries

8) ISO/IEC 8473-1:1994 Information technology -- Protocol for providing the connectionless-mode network service: Provision of the underlying service by a subnetwork that provides the OSI data link service;

9) ISO/IEC 8473-5:1997 Information technology -- Protocol for providing the connectionless-mode network service: Provision of the underlying service by ISDN circuit-switched B-channels;

10) ISO/IEC 8824:1990 Information technology -- Open Systems Interconnection -- Specification of Abstract Syntax Notation One (ASN.1);

11) Recomendações ITU-T E.160, E.163 e E.164.

Há muito o que fazer. Como alguns dos próximos passos podemos vislumbrar para a ABNT os seguintes itens:

  • Sediar ou definir uma instituição como SA (Sponsoring Authority) com suas respectivas responsabilidades, para organizar a distribuição de endereços e disponibilizar as informações publicamente, principalmente via Web;
  • Criar um grupo de trabalho para discutir e propor uma estrutura de endereços ATM NSAP DCC para o Brasil, e para assessorar e apoiar as ações da ABNT nessa área;
  • Cadastrar-se na RA competente, incluindo a estrutura definida de endereços;
  • Definir regras e procedimentos para solicitação de endereços AESA DCC.

 

    1. Referências

1 - Greg Wetzel - Basic Addressing: Current Capabilities - ATM Forum Technical Commitee - ATM_Forum/98-0144 - RA Working Group - 1998.

2 - British Standards Institution - International Registration Authority for ISO/IEC 6523, International Register of ISO DCC NSAP schemes - http://www.fei.org.uk/fei/dcc-nsap.htm

3 - British Standards Institution - International Registration Authority for ISO/IEC 6523, Identifiers For Organizations For Telecommunications Addressing (IOTA) - Using the ISO/IEC 6523 ICD System - http://www.bsi.org.uk/disc/iota.html

4 - TERENA ATM Addressinghttp://www.dante.net/ten-34/DELIVERABLES/D14.2/10.html

5 - ATM Addressing Proposal for UNI*nethttp://www.onet.on.ca/uninet/proposals/atm-addressing/

6 - Network Information Center Registry Protocol - ftp://nic.mil/netinfo/bul-atm.txt

7 - Interim Private ATM Address for the UK Academic Community - http://www.ed.ac.uk/~george/ukac-addr.html

8 - Discussion Paper on ATM Addressing - http://www.ucs.ed.ac.uk/nsd/atm-nsaps.html

9 - Regional/Topological and Site Codes for the Interim UK Academic Community Private ATM Address - http://www.ed.ac.uk/~george/ukac-codes.html

 

Apêndice A – Code for the Representation of Names of Countries – ISO Country Code

Entity name Alpha-2 Numeric
AFGHANISTAN AF 004
ALBANIA AL 008
ALGERIA DZ 012
AMERICAN SAMOA AS 016
ANDORRA AD 020
ANGOLA AO 024
ANGUILLA AI 660
ANTARCTICA AQ 010
ANTIGUA AND BARBUDA AG 028
ARGENTINA AR 032
ARMENIA AM 051
ARUBA AW 533
AUSTRALIA AU 036
AUSTRIA AT 040
AZERBAIJAN AZ 031
BAHAMAS BS 044
BAHRAIN BH 048
BANGLADESH BD 050
BARBADOS BB 052
BELARUS BY 112
BELGIUM BE 056
BELIZE BZ 084
BENIN BJ 204
BERMUDA BM 060
BHUTAN BT 064
BOLIVIA BO 068
BOTSWANA BW 072
BOUVET ISLAND BV 074
BOSNIA AND HERZEGOVINA BA O7O
BRAZIL BR 076
BRITISH INDIAN OCEAN TERRITORY IO 086
BRUNEI DARUSSALAM BN 096
BULGARIA BG 100
BURKINA FASO BF 854
BURUNDI BI 108
CAMBODIA KN 116
CAMEROON CM 120
CANADA CA 124
CAPE VERDE CV 132
CAYMAN ISLANDS KY 136
CENTRAL AFRICAN REPUBLIC CF 140
CHAD TD 148
CHILE CL 152
CHINA CN 156
CHRISTMAS ISLAND CX 162
COCOS (KEELING) ISLANDS CC 166
COLOMBIA CO 170
COMOROS KM 174
CONGO CG 178
COOK ISLANDS CK 184
COSTA RICA CR 188
COTE D'IVOIRE CI 384
CROATIA HR 191
CUBA CU 192
CYPRUS CY 196
CZECH REPUBLIC CZ 203
DENMARK DK 208
DJIBOUTI DJ 262
DOMINICA DM 212
DOMINICAN REPUBLIC DO 214
EAST TIMOR TP 626
ECUADOR EC 218
EGYPT EG 818
EL SALVADOR SV 222
EQUATORIAL GUINEA GQ 226
ERITREA ER 232
ESTONIA EE 233
ETHIOPIA ET 231
FALKLAND ISLANDS (MALVINAS) FK 238
FAROE ISLANDS FO 234
FIJI FJ 242
FINLAND FI 246
FRANCE FR 250
FRANCE, METROPOLITAN FX 249
FRENCH GUIANA GF 254
FRENCH POLYNESIA PF 258
FRENCH SOUTHERN TERRITORIES TF 260
GABON GA 266
GAMBIA GM 270
GEORGIA GE 268
GERMANY DE 276
GHANA GH 288
GIBRALTAR GI 292
GREECE GR 300
GREENLAND GL 304
GRENADA GD 308
GUADELOUPE GP 312
GUAM GU 316
GUATEMALA GT 320
GUINEA GN 324
GUINEA-BISSAU GW 624
GUYANA GY 328
HAITI HT 332
HEARD AND MCDONALD ISLANDS HM 334
HONDURAS HN 340
HONG KONG HK 344
HUNGARY HU 348
ICELAND IS 352
INDIA IN 356
INDONESIA ID 360
IRAN (ISLAMIC REPUBLIC OF) IR 364
IRAQ IQ 368
IRELAND IE 372
ISRAEL IL 376
ITALY IT 380
JAMAICA JM 388
JAPAN JP 392
JORDAN JO 400
KAZAKHSTAN KZ 398
KENYA KE 404
KIRIBATI KI 296
KOREA, DEMOCRATIC PEOPLE'S REPUBLIC OF KP 408
KOREA, REPUBLIC OF KR 410
KUWAIT KW 414
KYRGYZSTAN KG 417
LAO PEOPLE'S DEMOCRATIC REPUBLIC LA 418
LATVIA LV 428
LEBANON LB 422
LESOTHO LS 426
LIBERIA LR 430
LIBYAN ARAB JAMAHIRIYA LY 434
LIECHTENSTEIN LI 438
LITHUANIA LT 440
LUXEMBOURG LU 442
MACAU MO 446
MADAGASCAR MG 450
MALAWI MW 454
MALAYSIA MY 458
MALDIVES MV 462
MALI ML 466
MALTA MT 470
MARSHALL ISLANDS MH 584
MARTINIQUE MQ 474
MAURITANIA MR 478
MAURITIUS MU 480
MAYOTTE YT 175
MEXICO MX 484
MICRONESIA FM 583
MOLDOVA MD 498
MONACO MC 492
MONGOLIA MN 496
MONTSERRAT MS 500
MOROCCO MA 504
MOZAMBIQUE MZ 508
MYANMAR MM 104
NAMIBIA NA 516
NAURU NR 520
NEPAL NP 524
NETHERLANDS NL 528
NETHERLANDS ANTILLES AN 530
NEW CALEDONIA NC 540
NEW ZEALAND NZ 554
NICARAGUA NI 558
NIGER NE 562
NIGERIA NG 566
NIUE NU 570
NORFOLK ISLAND NF 574
NORTHERN MARIANA ISLANDS MP 580
NORWAY NO 578
OMAN OM 512
PAKISTAN PK 586
PALAU PW 585
PANAMA PA 591
PAPUA NEW GUINEA PG 598
PARAGUAY PY 600
PERU PE 604
PHILIPPINES PH 608
PITCAIRN PN 612
POLAND PL 616
PORTUGAL PT 620
PUERTO RICO PR 630
QATAR QA 634
REUNION RE 638
ROMANIA RO 642
RUSSIAN FEDERATION RU 643
RWANDA RW 646
ST. HELENA SH 654
SAINT KITTS AND NEVIS KN 659
SAINT LUCIA LC 662
ST. PIERRE AND MIQUELON PM 666
SAINT VINCENT AND THE GRENADINES VC 670
SAMOA WS 882
SAN MARINO SM 674
SAO TOME AND PRINCIPE ST 678
SAUDI ARABIA SA 682
SENEGAL SN 686
SEYCHELLES SC 690
SIERRA LEONE SL 694
SINGAPORE SG 702
SLOVAKIA SK 703
SLOVENIA SI 705
SOLOMON ISLANDS SB 090
SOMALIA SO 706
SOUTH GEORGIA AND THE SOUTH SANDWICH ILANDS GS 239
SOUTH AFRICA ZA 710
SPAIN ES 724
SRI LANKA LK 144
SUDAN SD 736
SURINAME SR 740
SVALBARD AND JAN MAYEN ISLANDS SJ 744
SWAZILAND SZ 748
SWEDEN SE 752
SWITZERLAND CH 756
SYRIAN ARAB REPUBLIC SY 760
TAIWAN, PROVINCE OF CHINA TW 158
TAJIKISTAN TJ 762
TANZANIA, UNITED REPUBLIC OF TZ 834
THAILAND TH 764
TOGO TG 768
TOKELAU TK 772
TONGA TO 776
TRINIDAD AND TOBAGO TT 780
TUNISIA TN 788
TURKEY TR 792
TURKMENISTAN TM 795
TURKS AND CAICOS ISLANDS TC 796
TUVALU TV 798
UGANDA UG 800
UKRAINE UA 804
UNITED ARAB EMIRATES AE 784
UNITED KINGDOM GB 826
UNITED STATES US 840
UNITED STATES MINOR OUTLYING ISLANDS UM 581
URUGUAY UY 858
UZBEKISTAN UZ 860
VANUATU VU 548
VATICAN CITY STATE (HOLY SEE) VA 336
VENEZUELA VE 862
VIET NAM VN 704
VIRGIN ISLANDS (BRITISH) VG 092
VIRGIN ISLANDS (U.S.) VI 850
WALLIS AND FUTUNA ISLANDS WF 876
WESTERN SAHARA EH 732
YEMEN YE 887
YUGOSLAVIA YU 891
ZAIRE ZR 180
ZAMBIA ZM 894
ZIMBABWE ZW 716