RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español

 
Rede RNP2 
 

FCCN e RCTS

Em fevereiro de 2002, a RNP estabeleceu a primeira conexão entre uma rede latino-americana e a Europa a partir de um convênio com a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), operadora da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS2), de Portugal. O enlace, de 2 Mbps, foi doado pelas empresas Portugal Telecom e Embratel por um prazo de um ano.

A RCTS2 (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade) é uma rede portuguesa de alto desempenho que interliga instituições de ensino e pesquisa de nível superior, como universidades, laboratórios estaduais e institutos politécnicos. Ela oferece uma infra-estrutura para experimentação de aplicações e serviços avançados de comunicações.

O backbone da RCTS2 é composto por dois enlaces principais - um em Lisboa e outro no Porto -­ aos quais se ligam as instituições de ensino e pesquisa que fazem parte da rede. Além disso, a rede possui outros 15 nós secundários de interligação com a rede RCTS, que conecta as escolas, museus e bibliotecas. A RCTS2 participa da rede Géant através de um enlace de 622 Mbps.

Em junho de 2003 o enlace foi desativado.




Notícias relacionadas:

RNP2 em linha direta com Portugal

Ministros lançam conexão e assinam convênio

[RNP, 27.02.2002]


Outras referências:

Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN)

Website da FCCN e RCTS