RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Rede RNP2 
 

Rede Paranaense de Ensino e Pesquisa

Backbone da Rede Paranaense de Ensino e Pesquisa

A Rede Paranaense de Ensino e Pesquisa (RPR) tem por missão servir como suporte às atividades de pesquisa e educação, ao desenvolvimento social e regional e promover o uso de aplicações avançadas de redes. Além da comunidade acadêmica, seu público-alvo é composto de hospitais, bibliotecas, incubadoras, museus, casas de cultura e entidades privadas.

Atualmente cerca de 20% da população paranaense é atendida pela rede, através das 31 instituições de ensino e pesquisa conectadas. Fazem parte desta parcela professores, pesquisadores e os 65 mil alunos do Ensino Superior do Estado.

A RPR é financiada pelo Governo do Estado e sua gestão está a cargo de um conselho gestor, em fase de estruturação, coordenado pela Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A gerência das operações é realizada pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

Prestando suporte à pesquisa e à educação

O backbone da RPR possui um PoP central, localizado na Celepar, em Curitiba, onde também está o PoP-RNP, e outros cinco PoPs regionais localizados na UEPG, em Ponta Grossa, na Unicentro, em Guarapuava, na Unioeste, em Cascavel, na UEM, em Maringá, e na UEK, em Londrina.

Os backbones internos dos PoPs regionais estão sendo atualizados de 155 Mbps para 1 Gbps, e o acesso à Internet, através do backbone da RNP, passou a ser feito a 1 Gbps, a partir de outubro de 2006. Isso foi possível com a mudança do enlace entre a Celepar e o PoP-PR na Universidade Federal do Paraná.

Está prevista uma reestruturação da infra-estrutura entre o PoP central e os PoPs regionais, qu propiciará a implementação de QoS (Qualidade de Serviço) e que vai permitir a priorização de aplicações na rede. Com a iniciativa, o uso de VoIP (voz sobre IP), vídeo-conferência e streaming será viabilizado.

Histórico

Os primeiros esforços de organização das entidades acadêmicas numa rede estadual de pesquisa paranaense surgiram em 1992, diante da necessidade de regulamentar as solicitações de conexão à RNP no Paraná. Na época, a implementação da rede ficou a cargo da Secretaria de Estado da Indústria e do Comércio, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

Recentemente, a Rede Paranaense de Ensino e Pesquisa (RPR) passou por uma reestruturação tecnológica e de gestão e foi incorporada à Rede Corporativa do Governo do Estado.




Outras referências:

Rede Paranaense de Ensino e Pesquisa

Site da RPR