RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
P&D 
 

RNP vai testar solução de rede do programa UCA

A RNP foi convidada pela Presidência da República para testar a solução de rede do programa "Um Computador por Aluno" (UCA). Esses computadores portáteis deverão se interligar em malha (rede mesh), o que permite que cada nó da rede seja também um disseminador do acesso de rede para nós mais distantes, em cadeia.

O projeto que está realizando a avaliação da Rede em Malha do UCA está sendo chamado de Ruca. O que se pretende é avaliar as características do hardware e software de redes sem fio e o protocolo de roteamento para redes em malha implementado no UCA. A RNP contratou seu Grupo de Trabalho em Rede Mesh para coordenar os testes, que serão realizados por pesquisadores da UFF, UFRGS, UnB, UFPB, USP e Ufam. Essas universidades vão testar os laptops em dois ambientes possíveis. Dentro da sala de aula, em meio a uma grande concentração de computadores e, por isso, sujeitos a interferência entre terminais, avaliando a capacidade do software de roteamento para escolher a melhor entre o grande número de rotas existentes.

Outro ambiente a ser testado é fora da escola, onde a rede será esparsa. Neste cenário, será avaliado o alcance e a qualidade do acesso, à medida que o computador se distancia de seu ponto de acesso à Internet, na escola. Além disso, espera-se estabelecer parâmetros de instalação dos pontos de acesso para a infra-estrutura interna, considerando escolas pequenas, médias e grandes, e da infra-estrutura externa. O término previsto para este projeto de avaliação é setembro, quando a RNP deverá apresentar ao Palácio do Planalto relatório com o parecer sobre a solução de rede dos laptops.

Sobre o UCA

O UCA é um projeto desenvolvido por acadêmicos do Laboratório de Mídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), com objetivo de promover educação moderna com baixo custo em locais remotos. O projeto, também conhecido como Computador de US$100, foi apresentado em Davos, na Suíça, em janeiro de 2005, na reunião do Fórum Econômico Mundial. Os países que participam da primeira etapa do projeto são Brasil, Argentina, Nigéria, Líbia e Tailândia.

No âmbito brasileiro, a iniciativa envolve sete ministérios, um grupo de trabalho da Presidência da República e três centros de pesquisa contratados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), dentre os quais a RNP. O projeto-piloto, que terá a duração do ano letivo, vai levar esses equipamentos para estudantes e professores do ensino básico da rede pública. A iniciativa será implementada em dez escolas dos estados do Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

Serão distribuídos três modelos de laptop para avaliação de performance, todos com plataforma Linux. Eles dispõem de um processador de 500 MHz e 128 MB de DRAM,com 512 de MB de memória flash, não apresentando disco rígido, apenas quatro portas USB. Segundo seus criadores, ele tem uso abrangente, mas sua capacidade de armazenamento de dados é limitada.




Veja também:

GT Rede Mesh 2

Mais informações sobre o GT Rede Mesh


Notícias relacionadas:

RNP promove workshop do projeto Ruca

Avaliação do trabalho foi positiva

[RNP, 28.11.2007]


Outras referências:

One Laptop per Child

Mais informações sobre o UCA

[OLPC]


Notícia na mídia