RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
P&D 
 

Medição de desempenho

Desde 2002, por meio das atividades de diversos Grupos de Trabalho da RNP (GTs-RNP) e a partir da implantação do Serviço MonIPÊ, a RNP tem investido no desenvolvimento e implantação de uma solução de monitoramento da infraestrutura do seu backbone.

Em ambientes de colaboração, os pesquisadores conectados a diferentes domínios administrativos de redes necessitam monitorar sua utilização da rede. Deste modo, a participação em uma iniciativa internacional que visa integrar esforços para permitir que esse monitoramento seja o mais transparente possível agrega valor ao serviço oferecido pela RNP.

Pensando nisto, desde 2004, a RNP acompanha o desenvolvimento de ferramentas de monitoramento junto as redes norte-americanas ESnet e Internet2 e a pan-europeia GÉANT, através do consórcio perfSONAR, o qual passou a integrar em 2006, contribuindo no desenvolvimento colaborativo de ferramentas de monitoração.

O consórcio perfSONAR possui uma infraestrutura para monitoramento de desempenho de redes que facilita a solução de problemas em circuitos fim a fim cujo traçado cruza diversas redes. Possui um arranjo de serviços que possibilitam monitoramento de desempenho em um ambiente federado. Estes serviços ficam em uma camada intermediária, entre as ferramentas de monitoramento e as aplicações de diagnóstico ou visualização. O objetivo desta camada é fazer e trocar dados de medição entre as redes, utilizando protocolos acordados pela comunidade de redes envolvidas.


CT-Mon

Dada a necessidade de prospectar atualizações tecnológicas nesse tema, alinhar os esforços brasileiros ao cenário mundial e garantir que o serviço MonIPÊ esteja alinhado com as iniciativas internacionais, a RNP criou um Comitê Técnico em Monitoramento de Redes (CT-Mon). O objetivo geral é acompanhar e colaborar com a evolução dos padrões do perfSONAR, de modo a apoiar a RNP na evolução tecnológica do serviço MonIPÊ, colaborando com o esforço internacional de padronização e desenvolvimento deste ambiente.

O modelo de operação do serviço MonIPÊ adotado pela RNP, é de “outsourcing" com instituições de ensino e pesquisa colaborando com a RNP. Neste modelo, é fundamental a existência de um grupo que acompanhe e supervisione a operação e a evolução do serviço. Desta forma, a existência de um comitê auxilia esse processo, com uma representatividade que permite contemplar todas as visões de forma integrada.

O CT-Mon é formado por pesquisadores da área de monitoramento de redes, membros das áreas de Engenharia e Operação de redes, Internet Avançada e Serviços da RNP, além de representantes das instituições que operam e desenvolvem o serviço MonIPÊ.