RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
P&D 
 

GT Medições - fase 2

O GT Medições 2 objetivou a implantação de uma infra-estrutura de medições baseada em serviços, que disponibiliza, a usuários especialistas ou leigos em redes, o acesso aos dados de medições referentes a diversas métricas, tais como: atraso, variação do atraso, perdas e largura de banda disponível, que servem para diagnosticar o estado da rede fim-a-fim e a possibilidade da execução com sucesso de suas aplicações.

A base desta infra-estrutura é o ambiente piPEs-BR/GFD, que está sendo desenvolvido em sintonia com o ambiente perfSONAR, em conjunto com a Internet2, ESNet, Géant2, e que conta também com a participação da RNP com o trabalho deste GT. Estes são ambientes de computação distribuída de aplicações relacionadas às medições de desempenho e que têm como requisitos: escalabilidade; extensibilidade; interoperabilidade; utilização de soluções de software de padrão aberto; rápida capacidade de recuperação em casos de falhas; e monitoramento no nível IP. O ambiente piPEs-BR/GFD tem a característica de ser flexível o suficiente para operar entre domínios distintos e acomodar diferentes tipos de métricas, ferramentas e abordagem de monitoramento. Ele foi concebido para permitir a utilização de ferramentas de medições dentro das políticas internas de um domínio administrativo de rede, porém prevendo interoperabilidade com infra-estruturas de medições de outras redes acadêmicas nacionais (NRENs).

Essas características trazem diversas vantagens aos usuários da RNP que pretendem acompanhar o desempenho das redes que fazem parte do seu backbone nacional, bem como correlacionar este desempenho com os das redes associadas em âmbito internacional, tais como a CLARA, Géant2 e Abilene (Internet2), podendo assim diagnosticar o estado da rede anteriormente e durante a utilização de suas aplicações.

Por fim, além da infra-estrutura de medições, o GT-Medições iniciou o desenvolvimento da ferramenta ICE (Internet Computer Network Eye), que permite ao usuário final ter um ambiente único de acesso, de forma amigável e dando total transparência sobre a infra-estrutura necessária para obter as informações de desempenho.

Pretende-se, no GT Medições - fase 2:

  • continuar o desenvolvimento do ambiente em parceria com a equipe do perfSONAR;
  • disponibilizar os dados das medições de interesse para um maior número de usuários através da ampliação dos pontos de medição (MPs) na rede Ipê;
  • implantar infra-estrutura de monitoramento fim-a-fim para o piloto do Projeto Eela entre a UFRJ e o CIEMAT na Espanha; e
  • integrar os serviços oferecidos pelo ambiente com as ferramentas do GT de Gerência de Vídeo.

Coordenador: José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS)

Parcerias: UFSC, UFBA, UFF, UFRJ, LNCC, UFRGS, Géant2 e Internet2. No caso específico da infra-estrutura de monitoramento para o piloto do projeto EELA: Rede Clara, Géant2 e Rede Íris.




Documentos relacionados:

GT Medições 2

Íntegra da proposta do GT Medições 2

Proposta_GT-Medicoes_Fase2.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 18.09.2006