RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
P&D 
 

GT Medições 2

Mesmo em redes de alta velocidade como a Abilene (Internet2, Estados Unidos) e a Géant2 (Dante, Europa), os usuários não estão livres de problemas de desempenho que podem ser gerados na rede local, no roteamento e/ou na interconexão entre as redes. Esta constatação tem levado ao surgimento de iniciativas visando a garantir o desempenho fim-a-fim aos usuários destas redes.

A Internet2 desenvolveu inicialmente o ambiente Pipes (Performance Initiative Performance Environment System), que utiliza diversas ferramentas para coletar e disponibilizar dados de medições. Posteriormente, no final de 2004, começaram a trabalhar conjuntamente com o grupo JRA1 da Géant2 no sentido de definirem um ambiente comum de medição que possa ser implantado nas NRENs associadas. Dentro deste esforço, foi elaborado um documento, chamado de GFD (General Framework Design), detalhando uma arquitetura orientada a serviços (SOA – Service Oriented Architecture) para uma infra-estrutura de medições de desempenho em redes IP, e atualmente estão desenvolvendo um protótipo batizado de Sonar (Service Oriented Network Monitoring Architecture), com o objetivo de testar de forma concreta os serviços definidos no GFD e que servirá de base para a infra-estrutura a ser implantada nas NRENs associadas.

Após os experimentos com diversas ferramentas de medição (Netflow, Owamp, Iperf, NDT, dentre outras) em GTs anteriores, no GT Medições foi implementada a versão 1 de um ambiente baseado no Pipes, o qual foi denominado de Pipes-BR. Optou-se pelo desenvolvimento de uma ambiente próprio para ter-se um maior domínio sobre as tecnologias envolvidas e pelo fato de que o Pipes encontrava-se em redefinição. A partir das definições do GFD, propôs-se rever a arquitetura do Pipes-BR seguindo as diretrizes de projeto do GFD, de modo a tornar o ambiente desenvolvido pelo GT compatível com o Sonar. Esta revisão preliminar fez parte das atividades do primeiro GT Medições.

O objetivo geral deste GT é o de dar continuidade às atividades de prototipação de uma infra-estrutura de medições para a RNP iniciada com o GT Medições de modo a torná-la interoperável com o ambiente Sonar. Os objetivos específicos são os seguintes: (1) Adaptação do Pipes-BR à arquitetura GFD; (2) Testes com o protótipo do Sonar; (3) Testes de interoperabilidade do Pipes-BR com o Sonar; e (4) Desenvolvimento de uma ferramenta de visualização para o usuário final, que está sendo chamada de ICE (Internet Computer Network Eye).

Ao final deste GT espera-se demonstrar o funcionamento do ambiente Pipes-BR interoperando com o ambiente Sonar (Internet2/Géant), possibilitando a realização e disponibilização de resultados de testes de desempenho entre usuários no Brasil e em outros países, notadamente Estados Unidos e países da Comunidade Européia.

A implantação desta infra-estrutura de medições trará benefícios, sobretudo para os usuários de aplicações avançadas (tais como grades, vídeo etc.) das instituições usuárias da RNP e, possivelmente, também da Rede Clara, que poderão assim diagnosticar o estado da rede anteriormente e durante a utilização de suas aplicações.


Coordenador

José Augusto Suruagy Monteiro – Universidade Salvador (Unifacs)

Parcerias

UFRGS, Furg, UFSC, UFF, CPqD e University of Cambridge.

Site do GT

http://wiki.gt-med.ufsc.br/wiki




Veja também:

GT Medições

Informações sobre o primeiro grupo de trabalho de medições


Documentos relacionados:

GT Medições 2

Íntegra da proposta do GT Medições 2

GT_Medicoes_2.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 12.09.2005

GT Medições 2

Apresentação inicial do GT

GT-Med2-apresentacao.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 23.11.2005


Outras referências:

GT Medições 2

Site com mais informações sobre o GT

[UFSC]