RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
P&D 
 

GT Armazenamento em rede

O Grupo de Trabalho de Armazenamento em Rede (GTAR) pretende proporcionar uma nova funcionalidade para a comunidade da RNP e explorar o impacto de tecnologias avançadas de armazenamento em rede. O objetivo principal do GTAR é implantar uma infra-estrutura de armazenamento temporário de dados com interfaces tanto para usuários (via browser) quanto para aplicações (via API).

Este esforço simplificará a troca de informações e publicação de conteúdo em massa, podendo ao mesmo tempo aproveitar ao máximo o potencial das conexões disponiíveis.

O trabalho a ser desenvolvido pelo GTAR incentivará o compartilhamento de informações entre serviços similares montados em outras redes de alta velocidade, como nas redes Cesnet (República Tcheca) e Internet2 (Estados Unidos).

O GTAR providenciará um serviço nacional que funde as vias oferecidas pela rede à capacidade de armazenamento, criando uma solução completa para logística de dados. Isto permitirá que grupos de usuários que movimentam ou querem disponibilizar dados de qualquer volume, em nível nacional ou internacional, tenham um meio apropriado para isso.

A carência de tal funcionalidade está sendo sentida pelas redes de alto desempenho por conta do aumento de sistemas distribuídos viabilizados pela excelente conectividade. O desempenho da rede incentiva a implementação de aplicações distribuídas que tendem a ser complexas. Dentro desta complexidade existem políticas sofisticadas de gerenciamento de dados. Há vários estudos demonstrando que estas politicas são ineficientes por causa de vários fatores, tais como: transferências de longa duração, transferências assíncronas para múltiplos destinos e dificuldade de adaptação a condições variáveis.

Este cenário demonstra que apenas recursos de banda não satisfazem as exigências feitas ao meio de comunicação de dados. Neste ponto, o GTAR ajudará a identificar outras considerações importantes relacionadas à evolução de um meio de comunicação que atenda ao estado da arte.

A solução desenvolvida pelo GTAR dará suporte para várias aplicações distribuídas, como grades computacionais, vídeo digital e mineração de dados. Isto será possível porque a solução do GTAR comportar-se-á como um recurso genérico, escalável e compartilhado, assim como a rede.

O trabalho do grupo irá basear-se em duas iniciativas principais: o Disco Virtual e a API.


Coordenador

Sergio Takeo Kofuji – Laboratório de Sistemas Integráveis – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI/USP)

Parcerias

UFPB, UFCG, University of Tennessee e Cesnet.

Site do GT

http://www.lavid.ufpb.br/gtar




Documentos relacionados:

GT Armazenamento em Rede

Íntegra da proposta do GT Armazenamento em Rede

GT_Armazenamento_em_Rede.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 12.09.2005

GT Armazenamento em Rede

Apresentação inicial do GT

GT-armazrede-apresentacao.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 24.11.2005


Outras referências:

GT Armazenamento em rede

Site com mais informações sobre o GT

[Lavid]