RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
P&D 
 

GT Multicast Confiável

coordenador: Valter Roesler (Unisinos)

Multicast, na sua forma mais simples, pode ser definido como a transmissão de um pacote para múltiplos destinatários, reunidos em um grupo e referenciados através do mesmo. IP multicast surgiu no início dos anos 90, e desde então, a presença de suporte a “multicast nativo” em equipamentos de rede é cada vez mais comum.

IP multicast é uma tecnologia habilitadora, pois permite a transmissão de pacotes IP de forma mais rápida, eficiente e com menor custo. No entanto, não oferece qualquer garantia de entrega e o modelo de controle de grupo é descentralizado e “aberto”: não é necessário ser membro do grupo para enviar ao mesmo, não existe um mecanismo que garanta reserva prévia de um grupo, não é possível prevenir que um dado host assine um grupo e passe a receber dados etc.

Protocolos de multicast confiável visam aumentar as garantias ao usuário, acrescentando certo nível de confiabilidade na entrega de pacotes a receptores. Em outras palavras, perdas de pacotes na rede são recuperadas através de um mecanismo de controle de erro, que pode ser reativo (ARQ – Automatic Repeat Request) ou proativo (FEC – Forward Error Correction).

O desenvolvimento de protocolos multicast confiável representa um enorme desafio. A principal barreira tecnológica a ser vencida, alvo da comunidade de pesquisa em redes de computadores nos últimos anos, é o projeto de mecanismos escaláveis. Os principais mecanismos implementam controle de erro, controle de congestionamento, controle de sessão ou tratam de aspectos de segurança. A comunidade científica, desde 1994, tem analisado as propriedades básicas destes mecanismos, o que levou à proposta de novos protocolos multicast confiável. Alguns destes protocolos foram implementados e têm sido usados em menor escala.

A proposta deste grupo de trabalho é montar uma estrutura de multicast confiável na RNP, explorando o suporte nativo a multicast atualmente existente, e então avaliar experimentalmente um conjunto de implementações destes protocolos. A ênfase será dada aos protocolos em padronização pelo IETF, porém a análise não será restrita aos mesmos.

O trabalho proposto por este GT está espelhado na iniciativa similar Must, executada pelo vice-coordenador do GT da SuperJanet, a rede de alta velocidade do Reino Unido. No projeto Must, é investigado o uso de protocolos multicast confiável em aplicações de computação em grade. A experiência adquirida neste projeto será de fundamental valia na condução técnica do GT proposto. Além disso, os resultados obtidos na RNP serão comparados com aqueles obtidos na SuperJanet, o que auxiliará no entendimento dos mesmos.

Para mais informações sobre este GT leia as referências disponibilizadas na barra lateral desta página.




Referências:

Palestra de apresentação do GT

pal0217.pdf download do arquivo

formato: text/xml

Proposta de projeto

Proposta_GT_Multicast_Confiavel.pdf download do arquivo

formato: text/xml