RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
P&D 
 

GT Vídeo Digital 2

O GT de Vídeo Digital 2 (GTVD) visa dar continuidade e estender as atividades que foram desenvolvidas na Fase I (2002-2003). Assim, seu objetivo será implantar uma infra-estrutura baseada na RNP que ofereça suporte a aplicações envolvendo transmissão ao vivo e sob demanda de vídeo digital de forma integrada.

Este esforço visa induzir o desenvolvimento de uma nova geração de aplicações de vídeo digital que explore ao máximo o potencial de redes de alta velocidade no país. Outro importante papel do GT é a elaboração de recomendações e padrões para a iniciativa Internet2 no Brasil e a representação do país em fóruns de padronização internacionais.

O GT deve integrar-se cooperativamente com outras iniciativas nacionais e internacionais de desenvolvimento na área, colher e disseminar informações sobre projetos em andamento (incluindo esforços regionais, nacionais e internacionais) e propor linhas de ação com o objetivo de harmonizar as diferentes iniciativas na área no Brasil. Cabe ao GT, portanto, incentivar e fornecer condições para criação, armazenamento e transmissão de conteúdo na forma de vídeo digital no país.

O trabalho do grupo irá basear-se em duas iniciativas principais: Portal de Vídeo Digital e Rede de Vídeo Digital.

Portal de Vídeo Digital

A iniciativa Portal de Vídeo Digital, iniciada na Fase I, tem por objetivo organizar um site com informações para os interessados em participar das atividades do GT. O site inclui uma agenda com experimentos programados, indicadores para ferramentas e protocolos que permitam aos interessados participar de experimentos de vídeo digital, documentos sobre o assunto (padrões, artigos, relatórios técnicos etc.) e informações sobre normas para participação, equipe e atividades do GT.

Durante a Fase I foi realizado um trabalho de cadastramento de dos vídeos digitaisl. Em parceria com o GT de Diretórios, foram cadastrados dados sobre vídeos capturados em eventos da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e foram implementadas aplicações para inserção e consulta a estes dados em um diretório LDAP.

Na Fase II, pretende-se continuar na mesma linha de atuação, ou seja, utilizar o diretório LDAP para integrar diferentes implementações de clientes e servidores, agora acessando vídeo gerado e transmitido ao vivo de forma integrada com acessos a vídeo sob demanda.

Rede de Vídeo Digital

A iniciativa Rede Vídeo Digital (RVD) visa disponibilizar uma infra-estrutura de rede, servidores e equipamentos para dar suporte a experimentos que envolvam a captura, recuperação e transmissão de vídeo ao vivo e sob demanda.

Durante a Fase I, cujo foco era o suporte a transmissões de vídeo sob demanda, foi montada uma infra-estrutura com máquinas posicionadas nos PoPs RS, SC, SP, RJ, DF, PE e CE e nas universidades UFPB, UFRN e UFBA interligadas através da RNP. Nestas máquinas foram instalados servidores Helix e Dynavideo durante os testes do serviço piloto de vídeo sob demanda.

Na Fase II, pretende-se estender o serviço para que ele forneça suporte para transmissões ao vivo e sob demanda de forma integrada. Para isso, será necessário instalar os componentes de software do servidor Dynavideo que implementam o suporte a transmissões ao vivo nos servidores da Rede de Vídeo Digital.

O objetivo final é implantar um serviço com suporte para transmissão ao vivo e sob demanda de vídeo digital na RNP. O serviço será semelhante ao fornecido pelo Research Channel, uma iniciativa do Internet2 americano. Em paralelo, foram adquiridos câmeras e codificadores para deixar à disposição dos organizadores de eventos para fazer transmissões ao vivo e gravações de eventos da sociedades científicas no país.

Coordenador: Prof. Guido Lemos de Souza Filho (UFPB)




Veja também:

GT Vídeo digital

Grupo de trabalho de vídeo digital do período 2002-2003


Documentos relacionados:

GT Vídeo Digital 2

Íntegra da proposta do GT Vídeo Digital 2

video_digital.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 22.10.2003


Outras referências:

GTVD

Site do GTVD