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GT Computação Colaborativa (P2P)

O sucesso da Internet e seu crescimento impressionante são derivados principalmente da sua capacidade de interligar várias redes, com a vantagem de ser aberta, pública e de alcance mundial. No entanto, a maioria das aplicações atuais usa a tecnologia cliente/servidor, que incorpora as facilidades de rede como uma característica secundária.

A computação ponto a ponto (peer-to-peer – P2P) oferece uma alternativa radicalmente nova para centrar esforços nos aspectos de rede como o principal sustentáculo do modelo de negócios. Sistemas P2P são sistemas distribuídos sem controle centralizado ou organização hierárquica, nos quais o software que é executado em cada elemento (ponto) é equivalente em funcionalidade. Esses sistemas têm recebido recentemente uma grande atenção tanto nos meios acadêmicos quanto nas empresas, por várias razões:

  • A inexistência de um servidor central significa que é possível cooperar para a formação de uma rede P2P sem qualquer investimento adicional em hardware de alto desempenho para coordená-la;
  • As redes P2P oferecem a possibilidade de agregar e utilizar a capacidade de processamento e armazenamento que ficam sub-utilizadas em máquinas ociosas;
  • A natureza descentralizada e distribuída dos sistemas P2P torna-os inerentemente robustos a certos tipos de problemas, tornando-os altamente indicados para aplicações que necessitam de grande capacidade de armazenamento e processamento de longa duração;
  • O modelo P2P apresenta o benefício da escalabilidade, para tratar de crescimentos incontroláveis no número de usuários e equipamentos conectados, capacidade de rede, aplicações e capacidade de processamento.

As tecnologias P2P surgiram há mais de 10 anos com o objetivo de facilitar a comunicação e a utilização de recursos nas empresas. Atualmente, P2P descreve um modelo genérico que prevê a comunicação direta entre todos os equipamentos em uma rede.

Os equipamentos conectados em um sistema P2P formam um rede virtual (de overlay) sobre a rede de dados subjacente (IP, no caso da Internet). Sistemas P2P trazem a conectividade para as bordas da rede, permitindo que qualquer equipamento conectado na rede se comunique e colabore com os outros. Esse ponto é de extrema importância, quando se sabe que o fator de maior sucesso da Internet foi o modelo de comunicação fim a fim.

A computação P2P possibilita um grande número de aplicações inovadoras, incluindo:

  • Compartilhamento de arquivos
  • Novas formas de distribuição e entrega de conteúdo
  • Mensagens instantâneas
  • Trabalho e lazer colaborativos
  • Busca distribuída
  • Compartilhamento de capacidade de armazenamento e processamento

Projeto piloto

O objetivo do GT P2P é avaliar os benefícios da implantação de suporte a sistemas P2P na RNP e nas instituições conectadas a ela, bem como o impacto da utilização de tais sistemas no desempenho da rede. As instituições conectadas à RNP poderão utilizar esse suporte para, por exemplo, disponibilizar aplicações educacionais e de pesquisa.

A abrangência do trabalho que será desenvolvido pelo GT P2P é definida pelos seguintes itens:

  • Implantação de um projeto piloto para suporte a aplicações P2P, baseado em algum sistema existente de código aberto;
  • O projeto piloto contemplará a avaliação do impacto de aplicações P2P em diversas plataformas e tecnologia de comunicação;
  • Análise dos efeitos do tráfego gerados por aplicações P2P no backbone da RNP;
  • Avaliação de viabilidade e estratégias para a evolução dos serviços atualmente disponibilizados através de aplicações tradicionais cliente/servidor, para o modelo P2P;
  • Atuação como um fórum para novidades recentes e tendências futuras de vários aspectos na área de computação P2P e também como repositório de informações.

Coordenador do GT: Prof. Djamel Sadok (UFPE)





Documentos relacionados:

GT Computação Colaborativa (P2P)

Íntegra da proposta do GT Computação Colabolativa (P2P)

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formato: application/pdf

data: 22.10.2003


Outras referências:

GT P2P

Site com informações sobre o GT