RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
P&D 
 

O objetivo principal do projeto Futura RNP é lançar as bases para a próxima geração da rede acadêmica operada pela RNP.

O projeto investiga uma arquitetura híbrida onde uma mesma infraestrutura de comunicação é usada simultaneamente para prestar serviço de roteamento de pacotes IP, como faz a RNP desde 1992, e adicionalmente, o aprovisionamento de circuitos fim-a-fim para aplicações selecionadas. Estas aplicações são aquelas que demandam requisitos especiais de serviços de rede, por exemplo, as que requerem qualidade de serviço na forma de prioridade de tráfego de dados e as que precisam de grande largura de banda, como ocorre em aplicações “intensivas em dados” das áreas de meteorologia e física de altas energias experimental.

As redes híbridas podem ser montadas a um custo menor, quando comparadas com a alternativa tradicional de passar toda a comunicação por uma rede IP, além de simplificar a oferta de maior Qualidade de Serviço (QoS).

Grupos de estudo

Foram criados quatro grupos de estudo que visam a prospecção tecnológica para dar suporte a criação de uma arquitetura híbrida. Os grupos farão recomendações à RNP quanto às tecnologias e serviços que deverão ser adotados na nova rede para atender às demandas dos usuários.

O primeiro grupo é responsável por descobrir as comunidades de usuários existentes e as demandas de suas aplicações para o uso de redes híbridas. O segundo grupo busca a identificação de oportunidades de parceria com empresas (das áreas de tecnologia e telecomunicações ou não) que possuam infraestrutura física, seja de cabeamento óptico, de dutos ou de postes/torres de transmissão, que possa ser usada para o lançamento de cabos ópticos.

Com base em estudos e experimentações, o terceiro grupo será responsável por pesquisar soluções tecnológicas para evolução da rede, cobrindo temas como: tecnologias de transmissão, tecnologias de plano de controle (sinalização), gerência e operação da rede e serviços de redes. Por fim, o quarto grupo fará um levantamento que engloba não só as oportunidades de pesquisa e desenvolvimento de serviços de suporte a aplicações, como também as tecnologias disponíveis para suporte a esses serviços.

Rede Cipó

Uma rede experimental está sendo montada para viabilizar as pesquisas dos grupos de trabalho do projeto Futura RNP. Esta rede integrará as instituições participantes, utilizando pequenas redes de teste em cada uma delas, que serão interconectadas usando as redes Ipê e do projeto Giga. Esta rede experimental foi batizada de rede Cipó, em alusão aos circuitos fim a fim que nela são implementados por meio de uma estrutura sobreposta à rede Ipê atual, assemelhando-se aos cipós que se estendem pelos galhos das árvores. A conclusão da montagem desta rede está prevista para o primeiro semestre de 2009.

Além dos profissionais da RNP, participam deste estudo experimental pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), em Campinas; da Universidade de São Paulo (USP); da Universidade Salvador (Unifacs), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e das universidades federais do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); do Pará (UFPA); do Espírito Santo (Ufes); Fluminense (UFF); do Rio de Janeiro (UFRJ); de Santa Catarina (UFSC); e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A expectativa é que, depois do período de experimentação realizado na rede Cipó ao longo de 2009, a nova arquitetura da rede da RNP seja definida e comece a ser implantada em 2010. Para mais informações sobre o projeto Futura RNP, acesse o wiki do projeto.




Notícias relacionadas:

RNP participa de debate sobre o futuro da Internet

Workshop organizado pelo CPqD reuniu representantes da RNP e outras dez instituições

[RNP, 17.04.2009]