RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
P&D 
 

CineGrid

Em 2009, a RNP se tornou participante do CineGrid, uma associação internacional sem fins lucrativos, integrada por entidades e estúdios de cinema, empresas de tecnologia, universidades e redes de pesquisa de vários países do mundo. As entidades que compõem o CineGrid formam um grupo interdisciplinar focado no uso de redes de alta capacidade para distribuição de conteúdos artísticos, educacionais, científico e de entretenimento. Algumas das instituições não acadêmicas são o Academy of Motion Picture Arts and Sciences, Lucasfilm, Disney , SONY, JVC, Cisco e NTT.

As redes de ensino e pesquisa participantes do Cinegrid tipicamente são também associadas à Global Lambda Integrated Facility (GLIF), uma colaboração internacional de redes acadêmicas, que compartilham recursos de transmissão e comutação ópticas para desenvolver e demonstrar o encaminhamento de tráfego por meio de circuitos virtuais fim a fim (lightpaths).

A origem do nome Cinegrid vem da junção do termo Grid com Cinema, uma vez que os sistemas computacionais para transmitir e armazenar as imagens seguem a estrutura de uma grade computacional.

A associação assume, ainda, outras funções como pesquisa, desenvolvimento e demonstrações de ferramentas de colaboração em rede que viabilizam a produção, uso, preservação e troca de mídia digitais de super/ultra alta definição – como filmes de cinema, animações e conteúdos para planetários – por meio de redes ópticas de alta capacidade, que normalmente são cedidas por redes associadas à GLIF.

Uma das principais tecnologias em desenvolvimento pela associação é a transmissão de vídeo em super/ultra alta definição (4K ou superior), além de ferramentas para edição colaborativa e on-line de vídeos em alta definição.


FILE2009

Em 2009, durante o 10º Festival Internacional de Linguagem Eletrônicas (FILE), a RNP apoiou a transmissão intercontinental de super alta definição do filme Enquanto a Noite Não Chega, produzido em tecnologia digital 4K (resolução de 8 megapixels, equivalente a quatro vezes a Full HD) . O filme teve sua pré-estréia transmitida simultaneamente para São Paulo, Tóquio e San Diego.

A RNP coordenou o suporte de rede, por meio da criação de lightpaths dedicados para as transmissões, em uma operação que envolveu mais de 60 pesquisadores das redes KyaTera, Amlight, Florida Light Rail, Cisco Wave, JGN2plus e Wide, além dos GLIF Open Lightpath Exchanges (GOLEs) SouthernLight (São Paulo), Ampath (Miami), Starlight (Chicago) e T-Lex (Tóquio).


[email protected] 2011

Em 2011, a RNP, com apoio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, produziu o primeiro evento do CineGrid no Hemisfério Sul. [email protected] foi realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e contou com palestras e demonstrações de pesquisadores e profissionais de destaque nas áreas de audiovisual e redes de computadores.

As demonstrações incluíram a exibição de diferentes conteúdos, em diferentes resoluções – 2K-3D, 4K e 4K-3D, sendo transmitidas pelas redes do Nordeste brasileiro, da Europa, EUA e Japão. Uma das demonstrações contou com parcerias com dois dos grupos de trabalho do Programa de P&D em Aplicações Avançadas de Visualização Remota da RNP, coordenados por pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (LAVID/ UFPB).