RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP anuncia uso de telepresença na rede


IP

29.07.2011


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social responsável pela internet acadêmica brasileira que interliga mais de 500 instituições de ensino, anunciou a modernização de sua estrutura com a aquisição de soluções de Telepresença. Com áudio e vídeo em alta definição, o novo serviço permite a realização de reuniões imersivas, além de possibilitar a integração com outros serviços da organização, como videoconferência e conferência web.

Na primeira etapa de estruturação do serviço, a RNP adquiriu seis salas de Telepresença, que estarão disponíveis para uso no segundo semestre de 2011. As salas possuem tecnologia OTX (Open Telepresence Experience) de Telepresença Imersiva em alta definição, consumindo 50% menos de largura de banda que as soluções similares. Além da instalação de seis salas de telepresença da rede, realizada pela Polycom, a empresa também fornecerá suporte técnico e manutenção.

A criação do serviço de Telepresença possibilita o aumento da estrutura de comunicação e colaboração e duplica a capacidade atual de troca de informações por áudio e vídeo na rede IP. A iniciativa traz ainda um espaço de colaboração audiovisual em alta definição para a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que possui atualmente 53 núcleos em operação em todo o País. “As salas de Telepresença permitem consultas on-line, atendimento médico à distância, segunda opinião para casos mais complexos, telediagnóstico por imagem, entre outros", ressaltou o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina.

fonte: http://www.revistaip.com.br/article.php?a=1018

Consulta em noticias