RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP defende Universidades como âncoras do PNBL


Convergência Digital

Luís Osvaldo Grossmann

08.12.2011


A Rede Nacional de Pesquisa defende que as universidades e centros de pesquisa funcionem como âncoras do Plano Nacional de Banda Larga de forma a acelerar a massificação do acesso à Internet no país.

Segundo o diretor geral da RNP, Nelson Simões, a própria demanda das instituições de ensino e pesquisa já seria um indutor de investimentos em infraestrutura que, por consequência, beneficiariam as comunidades próximas. “Nosso objetivo é garantir 100 Mbps em todas as unidades do interior e 1 Gbps nas sedes”, explicou Simões – que já tem um acordo com a Telebras para ampliar a capacidade das redes, mas também acredita no interesse da iniciativa privada.

A RNP interliga cerca de 800 universidades, institutos federais, hospitais de ensino e museus através de Pontos de Presença (PoPs) estaduais – e 350 dessas instituições estão no interior.

Para a Telebras, o acerto com a RNP garante maior capilaridade à rede nacional de fibras ópticas e, portanto, às localidades que poderão ser beneficiadas pela oferta de Internet através do PNBL.

fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=28632&sid=14

Consulta em noticias