RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Melhorias na rede digital da Emater


Blog Campo e Lavoura

13.03.2011


O presidente da Emater, Lino De David, assinou um convênio que permite à instituição integrar o Projeto Federal Rede Comep, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e que tem como objetivo implementar redes digitais de alta velocidade através de fibras ópticas nas regiões metropolitanas do país. A Emater passa a fazer parte do projeto que, de acordo com informações do presidente da instituição, vai garantir uma economia de cerca de 50% nos custos com manutenção da rede, além de apresentar ganhos nas possibilidades de navegação, ao quadruplicar a capacidade do sistema digital da instituição.

No ano que passou a rede física de 70.775 quilômetros de fibra óptica que beneficia a região metropolitana de Porto Alegre foi construída para dar vazão a este modelo de administração e operação de rede digital. Cerca de 22 instituições já aderiram ao sistema. Este projeto surgiu em 2006 a partir de uma iniciativa do governo federal que pretende fomentar melhorias na velocidade de conexão à internet, intranet e sistemas, assegurando a implementação de novos projetos no setor digital como aqueles de educação à distância e videoconferência, além de promover a redução nos custos de comunicação. No Rio Grande do Sul a Fundação de Apoio da Universidade do Rio Grande do Sul (Faurgs) é a gestora do projeto.

Conforme o gerente adjunto de Tecnologia da Informação da Emater, Michel Giacobo, a adesão à Rede Comep vai possibilitar aos usuários do site da Emater o acesso a outros gêneros de informação, disponíveis em áudio e vídeo, por exemplo, além de garantir que a instituição aperfeiçoe seus sistemas de planejamento, classificação e certificação, entre outros.

- A possibilidade de inclusão, no site da Emater, de aulas via web e de videoconferências, também amplia as possibilidades de contato com o público asssitido, fazendo com que um maior número de pessoas tenha acesso aos serviços desenvolvidos pela instituição – salienta o presidente Lino De David.

fonte: http://wp.clicrbs.com.br/campoelavouranagaucha/2011/03/13/melhorias-na-rede-digital-da-emater/?topo=52,1,1,,171,77

Consulta em noticias