RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Escola Superior de Redes levará capacitação a cinco capitais brasileiras


Agência C&T

03.03.2011


Mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) — responsável pela primeira rede de acesso à Internet no Brasil —, a Escola Superior de Redes (ESR) acaba de divulgar seu calendário de cursos para 2011.

Serão oferecidos 30 cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em 46 turmas nas cinco capitais brasileiras onde a escola mantém unidades: Brasília (DF), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da escola (www.esr.rnp.br).

Essencialmente práticos, os cursos têm carga horária de 2 a 5 dias, com material didático exclusivo elaborado por especialistas do mercado e do meio acadêmico. Todos os cursos são estruturados com atividades práticas, que refletem o dia a dia do profissional de TI. Cada aluno tem sua própria estação de trabalho nos laboratórios conectados à Internet por meio do backbone de alta velocidade da RNP.

O coordenador nacional da ESR, Luiz Coelho, explica que o diferencial da escola é oferecer uma breve atualização, possibilitando a aplicação imediata do conhecimento: “Em uma semana o profissional adquire o conhecimento necessário para atuar em um projeto que demande esta competência”. Nenhum dos cursos exige formação de nível superior. Em seus seis anos de atuação, a ESR já capacitou diversos profissionais de TI que atuam nos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Sobre a RNP

Responsável pela introdução da internet no Brasil em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes. A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria com a internet mundial.

Cursos da Escola Superior de Redes

Quando: Março a novembro de 2011

Onde: Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, João Pessoa e Rio de Janeiro

Principais temas: Redes, Roteamento TCP/IP, Segurança, Videoconferência, VoIP, Redes sem fio, Virtualização, IPv6 e Linux do básico ao avançado

Inscrições on-line: Grade completa e as ementas dos cursos: http://esr.rnp.br/cursos/agenda/

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/329697.html

Consulta em noticias